Meu filho começou tomar plamet e ficou muito sensível, chora por qualquer motivo, isso é norma

1 respostas
Meu filho começou tomar plamet e ficou muito sensível, chora por qualquer motivo, isso é normal?
Digo a senhora que é impossível responder de modo personalizado, ainda mais em uma criança.

Já que falamos em crianças, aproveito para INFORMAR a senhora e mais de 1 milhao de leitores que tenho aqui sobre Gastroenterologia Pediátrica.
Tive a felicidade de receber treinamento nessa complexa especialidade na Universidade Johns Hopkins.
Falo sobre 2 ou 3 problemas que encontramos com certa frequencia quando atendemos crianças, bem como generalidades.
GASTRO PEDIATRIA
Não dá para ver a Gastroenterologia Pediátrica como uma Gastroenterologia de adultos acontecendo em crianças. Ao contrário, a especialidade tem suas características próprias.
Ao atender crianças devemos ter extrema paciência tanto com as crianças quanto com os pais. Muitas vezes os familiares mostram grande ansiedade na Consulta, já que não entendem o que acontece com seus filhinhos. E o Médico de alto nível deve mostrar muita atenção com os pais e extrema prudência no exame, já que é importante conquistar a confiança do pequeno paciente.
DOENÇAS COMUNS EM CRIANÇAS
Falarei apenas de 3, por questão de espaço.
Doença de Refluxo- assim como nos adultos, há a Doença de Refluxo desde bebês até todas as demais faixas pediátricas.
O diagnóstico exige extrema atenção pelo Médico, já que é possível que haja sintomas atípicos como asma. Sugiro ao leitor que veja minhas respostas sobre o assunto neste site, para entender melhor a Doença de Refluxo de modo geral.
Obstipação intestinal(intestino preso) - assim como em adultos, crianças muitas vezes assustam seus pais por ter intestino preso. E podem até mesmo ter consequeências como fissuras anais. Pode haver bastante ansiedade na hora da evacuação, tanto nos pais quanto nas crianças. Já vi casos que a criança percebe essa ansiedade nos pais, de modo inconsciente, e tenta fazer do momento de evacuar um momento para chamar a atenção dos pais.
DOR ABDOMINAL RECORRENTE
É uma queixa relativamente frequente. Muitas vezes há dificuldade em estabelecer se a dor é orgânica(causada por doenças como úlcera, gastrite, duodenite, por exemplo) ou funcional (causada por doenças onde o funcionamento, por exemplo a motilidade está alterada).
Nesse caso, pode haver problemas como dispepsia funcional, síndrome do intestino irritável, enxaqueca abdominal, dor abdominal funcional da infância e
síndrome da dor funcional na criança.
Claro que a verificação se existem problemas orgânicos pode ser complexa, já que a criança tem peculiaridades até para fazer exames. Por exemplo, já fiz muitas Endoscopias em crianças e aprendi que devemos trata-las de modo firme, mas ao mesmo tempo delicado para conquistar sua confiança. Nunca tive maiores problemas, mas sei que são situações que demandam tempo e grande paciência por parte do Médico experiente.
Nos Estados Unidos praticamente todas as Endoscopias Pediátricas que participei eram feitas com ajuda do Médico Anestesista, o que nem sempre é possível no Brasil. Por exemplo, nas minhas Atividades Humanitárias no Sertão eu não vejo crianças, pois sei que estas são peculiares. Ás vezes uma adolescente de 16 anos é bastante madura para fazer um exame endoscópico e se comportar bem. E as vezes um moço de 18 anos comporta-se querendo chamar a atenção e se comportando de modo imaturo.
Mais do que nunca, cada caso é um caso. Não há casos iguais.

Resumo
As doenças Gastrointestinais na Criança são muito interessantes, mas por vezes difíceis de investigar e tratar.
A criança não é um adulto em miniatura, e tem suas peculiaridades.
Isso exige do Médico que vá fazer essa especialidade a necessidade de uma formação de alto nível, aliada á Experiência e grande intuição de como tratar a ansiedade da criança e de seus pais.
Isso não é fácil de conseguir e demanda anos de estudo contínuo.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre Gastrites, Refluxo, Hernia de Hiato, Hemorróidas, Intestino Preso, Intestino Irritável, sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos

2) Neste site, no meu perfil (Dr. Paulo Lopes) é possível aprender sobre prevenção de câncer de intestino.
O câncer de intestino é o segundo câncer mais comum, e pode ser fatal.
Mas TEM PREVENÇAO
No meu perfil há entrevista onde especialistas do Instituto Nacional do Câncer explicam as bases do mesmo e eu completo, falando sobre a colonoscopia e seu papel na prevenção e acompanhamento
A entrevista foi inicialmente veiculada na TV Boa Vontade
Se você se interessa sobre PREVENÇAO de CÂNCER acho que vai gostar e aprender bastante

3) já quem se interessa sobre Doenças do Estômago e também por Dietas nas Doenças Digestivas poderá ver entrevistas sobre esses assuntos que dei para a TVtem. Essa é uma retransmissora importante da Globo no Interior de S. Paulo.
As entrevistas podem ser achadas na seçao "PUBLICAÇOES" do meu perfil neste site (Dr. Paulo Lopes)
Mas se não for possível abrir( a Globo não permite publicar suas matérias em outros locais ) sugiro ir até o site G1>S.Paulo>Itapetininga e regiao e procurar por "médico fala sobre doenças do estomago" e por "especialista explica sobre dietas", publicadas em 2017 e 2018, que sairam no Jornal do Meio Dia da TVTem. Pode ser trabalhoso, mas acho que vale a pena, na medida em que informa sobre esses assuntos e permite a você saber o que esperar do Médico quando for á Consulta.

4) Devido a uma agenda pessoal intensa, que inclui Atendimento Humanitário no Sertão, atividades acadêmicas, minha (modesta) caridade no Interior de SP, e inúmeras viagens, não tenho condições de ver novos pacientes nem presencialmente em S. Paulo, nem Online (que é método seguro e eficaz).
Peço a quem me procura mais um tantinho de paciência

MAS

Se por acaso o assunto for urgente ou puder trazer riscos á sua Saúde, recomendo que procure outro médico(a).
É uma honra poder atende-lo(a), mas sua Saúde está em primeiro lugar.

Foi por colocar a Saúde de meu paciente ACIMA de outras considerações que chego a quase 35 anos de carreira.