Meu exame deu que estou com metaplasia intestinal e atipias epitelias. Mas fiz exame que constou que

3 respostas
Meu exame deu que estou com metaplasia intestinal e atipias epitelias. Mas fiz exame que constou que existe ascite volumosa, isso tem a ver com a metaplasia? Oque posso fazer para tratar?
Olá. A ascite volumosa é por câncer? Cirrose? Insuficiência Cardíaca? O entendimento é que estão procurando um câncer, por isso você fez uma endoscopia digestiva alta e, como resultado (pelo q você escreveu.....), foi evidenciada somente metaplasia intestinal, e não câncer. Contudo, não sabemos da descrição da endoscopia per se.... Poderiam também ter solicitado a EDA para avaliar quanto a varizes em caso de cirrose. Enfim, converse abertamente com o clínico /internista / oncologista que está avaliando o seu caso para um melhor entendimento. Abraços.

Metaplasia intestinal é uma alteração inicial, mas que pode evoluir para um câncer. A ascite pode ter várias causas, que não sejam câncer, mas se foi feita endoscopia provavelmente essa deve ser uma hipótese importante. Se a suspeita é de câncer de estômago, pode ter acontecido de a biopsia não ter sido feita em uma parte importante do tumor e veio esse diagnostico. Mas para ter essa confirmação é preciso analisar o resultado da endoscopia e ver a necessidade de uma nova biopsia ou outros tipo de exame. Para tratar a ascite temporariamente, pode ser feita paracentese, que é a retirada de líquido do abdomem ( e esse liquido pode ser analisado também). Agora, para tratar a causa mesmo, só com um diagnostico mais preciso. Volte no seu médico para continuar a investigação.
Qualquer cancer da cavidade abdominal ou pelvica pode cursar com cancer. Cancer de estomago, ovario e colorretal podem ter um quadro de ascite. Obviamente doencas nao associadas a cancer por exemplo doencas hepaticas como cirrose podem tambem cursar com ascite. O ideal e realizar uma paracentese diagnostica e tentar identificar a causa.