Meu exame de lítio deu 0,3 mmol/L. Esse resultado é normal ?

2 respostas
Meu exame de lítio deu 0,3 mmol/L. Esse resultado é normal ?
Essa pergunta é muito importante, pois nos ajuda a esclarecer crenças equivocadas comuns em relação ao Lítio. O Lítio é um dos chamados OLIGOELEMENTOS, que são aqueles que normalmente existem em níveis muito baixos. no organismo. Então, sempre que alguém que NÃO faz uso de medicamentos a base de lítio, como o Carbonato de Lítio (Carbolitium), os níveis serão sempre muito baixos, próximo do zero (normalmente 0,15 mEq/L ou menos), o que é perfeitamente normal. Quando se utiliza o Carbonato de Lítio para tratar Transtorno Bipolar do Humor ou Transtorno Depressivo Maior, a chamada Litioterapia, os níveis de Lítio são elevados artificialmente através do uso do medicamento a base de Lítio. Nesse caso, o objetivo é alcançar e manter o Lítio no chamado NÍVEL TERAPÊUTICO, que é o nível em que ocorrem os efeitos desejados para manter o humor do paciente estabilizado, evitando as grandes oscilações de humor, os estados de mania ou os sintomas depressivos mais graves. No nível terapêutico a dosagem de Lítio deve permanecer enter 0,8 e 1,2 mEg/L. Abaixo do valor mínimo, de 0,8 mEq/L, o Lítio não tem efeito terapêutico. Acima do valor máximo, de 1,2 mEq/L podem ocorrer sintomas de intoxicação por Lítio. Por esse motivo é importante que a dosagem de Lítio seja feita periodicamente nos pacientes que fazem uso de medicamentos a base de Lítio, para se garantir que o nível está dentro do terapêutico e não alcance o nível de toxicidade. Portanto, se você é um paciente que está realizando Litioterapia esse nível de 0,3 mEq/L está abaixo do terapêutico, sendo necessário um ajuste da dosagem. A dosagem de Lítio, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, não tem utilidade diagnóstica, ou seja, não ajuda em nada no diagnóstico dos transtornos de humor, portanto, só faz sentido dosar o Lítio em pacientes que estão realizando Litioterapia para avaliar a eficácia terapêutica.

Boa tarde! A dosagem de lítio em 0,3, indica que a pessoa está em uso de lítio, mas abaixo da dosagem terapêutica, que é de 0,5 a 1,2. Leve este exame ao seu psiquiatra, ele reajustará a dosagem de lítio um pouco acima do que está usando para alcançar a dosagem terapêutica e este excelente estabilizador do humor muito lhe ajudará.