Meu exame de eletroferese apontou elevação das gama globulinas em 2,09 mg/dl sendo que o topo da ref

2 respostas
Meu exame de eletroferese apontou elevação das gama globulinas em 2,09 mg/dl sendo que o topo da referência é 1,67 mg/dl e mínimas elevações em outras globulinas alfa e beta, cerca de 0,01 acima do limite, todos os demais exames estão normais, hemograma, cálcio, creatinina, VHS, C-reativa. Tenho dores em joelhos, pés e mãos, mas fui diagnosticado com artrite reumatóide há mais de 5 anos. Fiz uma eletroferese há 1 ano atrás e deu negativo para proteína monoclonal. O que pode ser?
Inicialmente é necessário descobrir se o aumento atual das gamaglobulinas ocorre às custas de proteínas monoclonais ou policlonais; e entender se a Eletroforese de Proteínas realizada há 1 ano, e que não sugeria presença de “proteínas monoclonais”, já apresentava elevação semelhante das gamaglobulinas. Apesar de a representação gráfica da Eletroforese de Proteínas séricas (muitas vezes liberada associadamente às concentrações e porcentagens de cada fração) poder sugerir se o “pico” é policlonal ou monoclonal, e ainda alguns laboratórios expressarem, no próprio exame de Eletroforese, “ausência de proteínas monoclonais” ou quantificarem este componente anormal, há necessidade de investigação com exames mais acurados para essa finalidade, especialmente com Imunofixação ou Imunoeletroforese sérica. E, a depender dos achados laboratoriais e dos sintomas apresentados, complementar a investigação com outros exames específicos para Gamopatias Monoclonais, como dosagem das classes específicas (isótopos) das Imunoglobulinas séricas, Cadeias Leves Livres, pesquisas urinárias de paraproteínas e até investigação medular e exames de imagem.

Há diversas causas de aumento policlonal de gamaglobulinas, especialmente doenças inflamatórias e/ou infecciosas de curso prolongado, podendo ocorrer elevação inclusive em portadores de Artrite Reumatoide “em atividade”.

Ainda mais por suas provas inflamatórias (Proteína C Reativa e VHS) apresentarem valores preservados, seu Hemograma não demonstrar anemia nem demais alterações, e seus exames não evidenciarem disfunção renal, há necessidade de investigação mais aprofundada por Hematologista, a fim de se realizar o diagnóstico correto e se instituir o acompanhamento recomendado e, caso haja indicação, também o tratamento adequado.

É importante completar a pesquisa diagnóstica para verificar se há Gamopatia Monoclonal ou as causas de uma ativação policlonal.