Meu ex marido caiu dentro de poço e a t13 dele explodiu, e nessa explosão, vários pedaços de ossos a
1
respostas
Meu ex marido caiu dentro de poço e a t13 dele explodiu, e nessa explosão, vários pedaços de ossos atingiram a medula. Fez cirurgia e colocou pinos e uma cesta no lugar da t13. Ele foi diagnosticado com paraplegia flácida.
Começou a fazer fisioterapia. O acidente ocorreu há quase três meses.
Ele pode voltar a andar?
As vezes a perna dele mexe, mas é involuntário.
Começou a fazer fisioterapia. O acidente ocorreu há quase três meses.
Ele pode voltar a andar?
As vezes a perna dele mexe, mas é involuntário.
Primeiramente, sinto muito que isso tenha ocorrido com seu ex-marido. Sendo bem objetiva, a probabilidade de retorno a deambulação em pacientes com paraplegia resultante de lesão completa da medula (Classificação ASIA A), apesar de existir, é baixa (<3%). Cabe ressaltar que esta probabilidade depende de vários fatores , tais como: classificação ASIA/Frankel, achados da RNM da coluna, momento da cirurgia, reabilitação precoce e se há ou não sensibilidade nas pernas. Independentemente se haverá ou não retorno da deambulação, este é um longo caminho a ser percorrido e o uso de cadeira de rodas (ainda que temporário) é sempre recomendado para retorno da independência do paciente o mais breve possível. No momento em que ele passa a conseguir se cuidar, sua saúde mental melhora e, consequentemente, sente-se mais disposto a prosseguir com a fisioterapia e demais tratamentos recomendados. Em relação a perna se mexer de forma involuntária, isso é chamado de "espasmo muscular" que, muitas das vezes, é doloroso. O espasmo muscular pode ser tratado com medicamentos e, quando refratário a esses, com cirurgia para alívio de dor (estimulador medular / DREZ), o que também é feito pelo neurocirurgião. Espero ter sanado sua dúvida. Fique a vontade para fazer outras através do meu perfil. Abraços
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas
Perguntas relacionadas
- sou cadeirante a 40 anos ,paraplégica, e agora minhas pernas esta dando espasmo ,e tá me incomodando principalmente quando vou dormir eu naõ tenho sensibilidade nas pernas , mas os repuchões me incomoda , que faço ?
- Tenho uma lesão medular t12 por arma de fogo, 7 messes depois consigo sentir minhas perna formigando e as vezes meus pé gelado, isso pode ser sinal bom ou ruim
- Tive um acidente a 1 ano e 9 meses quebrei a coluna de machuquei a medula t 7a t 11 perdoe os movimentos das pernas eu posso voltar andar com quanto tempo?
- Nom dia Meu irmão com 26 anos sofreu um acidente de trabalho onde ele caiu e caiu uns ferros em cima da coluna dele. Não sentiu mais os movimentos .fez cirurgia a 10 meses Não sente o intestino mas disse que na coxa ele sente um pouquinho Na cirurgia o médico disse que amassou a medula Será que…
- Meu sobrinho foi atingido por uma bala perdida, o medico falou que atingiu a medula e que ele não vai mais mecher as pernas, esse quadro é irreversivel?
- Quem tem a medula amassada e está de cadeira de rodas a quase um ano pode voltar a andar? A medula se regenera?
- Minha amiga teve uma lesão na medula causada por tiro de arma de fogo , o estilhaço inflamou a medula, desde então ela perdeu os movimentos do umbigo para baixo, hoje 4 anos depois ela tem sensibilidade nas pernas, mais toma remédio para bexiga e não tem controle do intestino, consegue mover o dedo com…
- Meu amigo e cadeirante a 18anos ele fala q as vezes as pernas se mechem mas sozinha ah possibilidade de voltar a andar?
- Olá meu amigo ele e cadeirante a 18 anos e ele fala. Q as vezes as pernas se mexe sozinha ,ele tem alguma possibilidade de voltar a andar?
- Meu filho.tevr uma Lesão na medula t12/L1 ele tem chance de voltar a andar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Paraplegia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.