Meu esposo precisa fazer com certa urgência uma tomografia com contraste, pela primeira vez. No enta

2 respostas
Meu esposo precisa fazer com certa urgência uma tomografia com contraste, pela primeira vez. No entanto ele é super alérgico, tem alergia comprovada a todos os AINES, e também desenvolveu sintomas (prurido e papulas na pele) após comer frutos do mar e pó de guaraná. O fato é que estamos muito apreensivos, apesar de conforme preparo do exame ele ter que tomar Prednisona20mg dois dias antes e no dia do exame, gostaria de saber se esse protocolo já garante segurança de que ele não terá reação alérgica ao contraste, com riscos reais, ou seria melhor um alergologista prescrever um protocolo pré-exame mais específico para ele?
Caríssima, seu esposo deveria realizar um procedimento denominado Bateria de Testes de Contato. Com o laudo médico nas mãos faça a Imunoterapia específica para seus males alérgicos se for indicado. Para realizar este exame NÃO pode tomar NENHUM anti histaminico ou corticoide num espaço de 30 dias!!! Pois esses medicamentos bloqueiam o exame. Siga todas as orientações médicas do colega e tenha uma excelente qualidade de vida. Saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As reações adversas aos contrastes iodados raramente são de origem comprovadamente alérgicas. Elas ocorrem em decorrencia da liberação de substâncias vasoativas, inclusive a própria histamina, devido a alta densidade do contraste injetado na veia do paciente. Como os sintomas são em tudo parecidos com aqueles de uma reação alérgica verdadeira acreditáva-se tratar-se de uma alergia, o que não se comprovou. Acontecem com mais frequência em pacientes idosos, cardiopatas o aqueles que já tem uma certa facilidade de liberar tais substâncias como os verdadeiramente alérgicos. Daí usar-se um protocolo medicamentoso para diminuir a possibilidade de uma reação adversa bem como o uso de contraste de menor densidade (não iônico). Mas não há garantia de que não possa ocorrer e teste alérgico não se presta a esta finalidade.

Especialistas

Pâmela Montagni

Pâmela Montagni

Pediatra

Petrópolis

Raquel Lins

Raquel Lins

Pediatra

Seabra

Ally Alahmar Filho

Ally Alahmar Filho

Pediatra

Barretos

Morgana Cleria Braga Monteiro

Morgana Cleria Braga Monteiro

Pediatra

Fortaleza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 640 perguntas sobre Alergia a medicamentos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.