Meu esposo fez endoscopia recentemente, e acusou úlcera, o mesmo chegou a vomitar escuro e depois sa

1 respostas
Meu esposo fez endoscopia recentemente, e acusou úlcera, o mesmo chegou a vomitar escuro e depois sangue, foi internado passou dias, já se passaram 13 dias, e estamos esperando o resultado da biópsia, hoje notei o mesmo com febre, posso dar dipirona pra ele?
Continuo em Aperfeiçoamento em Cambridge, e tenho pouco tempo para responder.

Mas sua pergunta me chama a atençao, pois INFORMAÇOES podem ajudar a muitos. Penso nos quase 2.4 milhoes de leitores que me honram aqui.

A senhora fala de 2 temas importantes:
1) úlceras (que inclui o H. pylori)
2) sangramento digestivo
ÚLCERAS

QUEM NUNCA QUIS SABER O QUE SÃO ÚLCERAS?

=============================A úlcera atinge 2 milhoes de brasileiros todos os anos. É muita gente!
=============================Uma úlcera pode ser comparada a uma “ferida” que acontece no duodeno(mais comum) ou no estômago.
=============================A causa mais frequente das úlceras é a bactéria Helicobacter pylori(H. pylori). Essa bactéria é transmissível e atinge metade da população mundial. Isso mesmo, metade. 4 bilhoes de pessoas. Isso mesmo: 4 BILHOES.
==============================Medicamentos também podem causar úlceras: anti-inflamatórios, corticoides e ácido acetil-salicílico(AAS).
==============================Há causas mais raras como certas síndromes e quando se têm um stress físico intenso(internações em UTI e queimaduras grandes).

=========================O sintoma mais comum é a dor acima ou em volta do umbigo.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).
=========================Sintomas muito importantes são o vômito com sangue ou evacuar fezes pretas e mal cheirosas, que parecem pó de café usado. Isso significa sangramento gastrointestinal que requer tratamento médico imediato.

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for medicamentosa, usa-se remédios que protegem o trato digestivo contra os efeitos colaterais destes.

====================como sempre: é preciso um médico(a) que tenha todos os dados clínicos, incluindo uso de medicamentos, internações , cirurgias, alergias, história familiar, estado nutricional e emocional, etc. além de uma Endoscopia de alta qualidade.
========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos de estudos e aperfeiçoamento.
Sempre que vejo pacientes "muito impressionados" com um local bonito ou com dezenas de fotos, a maioria de estruturas anatômicas normais, fico um pouquinho triste. Penso: essas pessoas não estão preocupadas em saber QUEM são seus Médicos, mas sim se o local lhes dá uma estrutura bonita com marquises, átrios magníficos ou mesmo um bom café da manhã para os acompanhantes.
Será isso o mais importante?
Ou será que a qualidade do Médico(a) que faz o exame o mais importante?

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.
Fico triste quando vejo um paciente "impressionado" com inúmeras fotos. O Laudo é que diz o que está acontecendo. Fazer um Laudo exige muito treinamento.
Hoje, achar os detalhes da formação Médica de quem fará sua endoscopia é relativamente simples. Médicos com formação ótima ou excelente tem orgulho de divulgar essa formação.

=========================================se há o H. pylori é muito importante elimina-lo. Se não se tratar o H. pylori é muito provável que a úlcera retorne sempre(chamamos isso de recidiva).

Minha experiência com as úlceras:
Tive a sorte de acompanhar a evolução do diagnóstico e tratamento das úlceras nos últimos 35 anos. Nos inúmeros casos que vi, há desde situações muito tranquilas, onde bastava manter o paciente sem o H. pylori até casos graves de sangramento, algo perigoso e potencialmente fatal.

Com relação aos sangramentos, deixo um breve aconselhamento: o surgimento de vomitos com sangue e/ou fezes escuras, parecidas com borra de café significa sangramento digestivo. Este pode ser ocasionado por úlceras, gastrites, esofagites e uma enorme série de doenças mais raras. No caso desses sinais/sintomas é importante procurar atendimento médico imediato, sem nenhuma demora. Não se deve adiar o atendimento, pois pode haver riscos severos.

E em todos esses anos cuidando de úlceras (e sangramentos) tenho uma boa notícia:
Digo que a evolução que vi foi notável. Tudo melhorou e se aperfeiçoou.
E felizmente nunca vi casos "irreversíveis" ou "irrecuparáveis". Tive essa sorte.

Ressalva aos leitores:
embora eu tenha visto muitos pacientes com úlceras e sangramentos digestivos nestes 35 anos, recomendo enfáticamente que os leitores sigam a orientação de seus médicos. Não conheço a História Clínica dos leitores, mas seus médicos conhecem. O que falo é genérico, e não substitui a avaliaçao de um bom médico.

Peço, também, que meus leitores leiam a palavrinha que dou abaixo.

UMA PALAVRINHA aos que me procuram

Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, falo algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades. Minhas consultas demoram o tempo que for necessário, e é claro que isso diminui o número de pessoas que posso ver num dia.
Eu nunca ficaria tranquilo se numa consulta não verificasse tudo: o Histórico Clínico detalhado, se o meu paciente usa medicamentos (vários medicamentos pioram o refluxo), o histórico de internações e cirurgias, qual a situação nutricional (a obesidade é um fator que piora o refluxo), a situação emocional e de estilo de vida e os Antecedentes Familiares. No mínimo isso, antes de ver ou fazer exames. Claro que isso melhora o nível da Consulta, mas toma bastante tempo.
Mas eu só fico tranquilo se der alta qualidade para meus pacientes. E a qualidade é a mesma na Clínica, no Atendimento do Sertão ou em qualquer lugar.

Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora até me ver irá prejudicar sua saúde, procurem outro médico. Não me esperem caso achem que a celeridade é importante.

Sua saúde é mais importante do que eu ter a Clínica lotada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Humberto Galizzi

Humberto Galizzi

Gastroenterologista

Belo Horizonte

Thiago Fernandes

Thiago Fernandes

Gastroenterologista, Especialista em clínica médica

Rio de Janeiro

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Gastroenterologista

Curitiba

Aderaldo Tadeu De Morais

Aderaldo Tadeu De Morais

Gastroenterologista

Recife

Jose Cyro de Moura Gomides

Jose Cyro de Moura Gomides

Gastroenterologista

Brusque

Luiz Alberto Cravo Pinto de Queiroz

Luiz Alberto Cravo Pinto de Queiroz

Gastroenterologista

Salvador

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Úlcera gastroduodenal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.