Meu esposo fez endoscopia recentemente, e acusou úlcera, o mesmo chegou a vomitar escuro e depois sa

1 respostas
Meu esposo fez endoscopia recentemente, e acusou úlcera, o mesmo chegou a vomitar escuro e depois sangue, foi internado passou dias, já se passaram 13 dias, e estamos esperando o resultado da biópsia, hoje notei o mesmo com febre, posso dar dipirona pra ele?
Continuo em Aperfeiçoamento em Cambridge, e tenho pouco tempo para responder.

Mas sua pergunta me chama a atençao, pois INFORMAÇOES podem ajudar a muitos. Penso nos quase 2.4 milhoes de leitores que me honram aqui.

A senhora fala de 2 temas importantes:
1) úlceras (que inclui o H. pylori)
2) sangramento digestivo
ÚLCERAS

QUEM NUNCA QUIS SABER O QUE SÃO ÚLCERAS?

=============================A úlcera atinge 2 milhoes de brasileiros todos os anos. É muita gente!
=============================Uma úlcera pode ser comparada a uma “ferida” que acontece no duodeno(mais comum) ou no estômago.
=============================A causa mais frequente das úlceras é a bactéria Helicobacter pylori(H. pylori). Essa bactéria é transmissível e atinge metade da população mundial. Isso mesmo, metade. 4 bilhoes de pessoas. Isso mesmo: 4 BILHOES.
==============================Medicamentos também podem causar úlceras: anti-inflamatórios, corticoides e ácido acetil-salicílico(AAS).
==============================Há causas mais raras como certas síndromes e quando se têm um stress físico intenso(internações em UTI e queimaduras grandes).

=========================O sintoma mais comum é a dor acima ou em volta do umbigo.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).
=========================Sintomas muito importantes são o vômito com sangue ou evacuar fezes pretas e mal cheirosas, que parecem pó de café usado. Isso significa sangramento gastrointestinal que requer tratamento médico imediato.

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for medicamentosa, usa-se remédios que protegem o trato digestivo contra os efeitos colaterais destes.

====================como sempre: é preciso um médico(a) que tenha todos os dados clínicos, incluindo uso de medicamentos, internações , cirurgias, alergias, história familiar, estado nutricional e emocional, etc. além de uma Endoscopia de alta qualidade.
========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos de estudos e aperfeiçoamento.
Sempre que vejo pacientes "muito impressionados" com um local bonito ou com dezenas de fotos, a maioria de estruturas anatômicas normais, fico um pouquinho triste. Penso: essas pessoas não estão preocupadas em saber QUEM são seus Médicos, mas sim se o local lhes dá uma estrutura bonita com marquises, átrios magníficos ou mesmo um bom café da manhã para os acompanhantes.
Será isso o mais importante?
Ou será que a qualidade do Médico(a) que faz o exame o mais importante?

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.
Fico triste quando vejo um paciente "impressionado" com inúmeras fotos. O Laudo é que diz o que está acontecendo. Fazer um Laudo exige muito treinamento.
Hoje, achar os detalhes da formação Médica de quem fará sua endoscopia é relativamente simples. Médicos com formação ótima ou excelente tem orgulho de divulgar essa formação.

=========================================se há o H. pylori é muito importante elimina-lo. Se não se tratar o H. pylori é muito provável que a úlcera retorne sempre(chamamos isso de recidiva).

Minha experiência com as úlceras:
Tive a sorte de acompanhar a evolução do diagnóstico e tratamento das úlceras nos últimos 35 anos. Nos inúmeros casos que vi, há desde situações muito tranquilas, onde bastava manter o paciente sem o H. pylori até casos graves de sangramento, algo perigoso e potencialmente fatal.

Com relação aos sangramentos, deixo um breve aconselhamento: o surgimento de vomitos com sangue e/ou fezes escuras, parecidas com borra de café significa sangramento digestivo. Este pode ser ocasionado por úlceras, gastrites, esofagites e uma enorme série de doenças mais raras. No caso desses sinais/sintomas é importante procurar atendimento médico imediato, sem nenhuma demora. Não se deve adiar o atendimento, pois pode haver riscos severos.

E em todos esses anos cuidando de úlceras (e sangramentos) tenho uma boa notícia:
Digo que a evolução que vi foi notável. Tudo melhorou e se aperfeiçoou.
E felizmente nunca vi casos "irreversíveis" ou "irrecuparáveis". Tive essa sorte.

Ressalva aos leitores:
embora eu tenha visto muitos pacientes com úlceras e sangramentos digestivos nestes 35 anos, recomendo enfáticamente que os leitores sigam a orientação de seus médicos. Não conheço a História Clínica dos leitores, mas seus médicos conhecem. O que falo é genérico, e não substitui a avaliaçao de um bom médico.

Peço, também, que meus leitores leiam a palavrinha que dou abaixo.

UMA PALAVRINHA aos que me procuram

Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, falo algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades. Minhas consultas demoram o tempo que for necessário, e é claro que isso diminui o número de pessoas que posso ver num dia.
Eu nunca ficaria tranquilo se numa consulta não verificasse tudo: o Histórico Clínico detalhado, se o meu paciente usa medicamentos (vários medicamentos pioram o refluxo), o histórico de internações e cirurgias, qual a situação nutricional (a obesidade é um fator que piora o refluxo), a situação emocional e de estilo de vida e os Antecedentes Familiares. No mínimo isso, antes de ver ou fazer exames. Claro que isso melhora o nível da Consulta, mas toma bastante tempo.
Mas eu só fico tranquilo se der alta qualidade para meus pacientes. E a qualidade é a mesma na Clínica, no Atendimento do Sertão ou em qualquer lugar.

Peço a meus (futuros) pacientes : se acharem que alguma demora até me ver irá prejudicar sua saúde, procurem outro médico. Não me esperem caso achem que a celeridade é importante.

Sua saúde é mais importante do que eu ter a Clínica lotada.