Meu esposo esta querendo parar de beber o que eu faço pra poder ajuda

25 respostas
Meu esposo esta querendo parar de beber o que eu faço pra poder ajuda
Você pode ajudá-lo a buscar um atendimento em Psicoterapia e também buscar um atendimento Psiquiátrico.
Na Psicoterapia ele aprenderá a se conhecer melhor e como fazer para lidar com os comportamentos do vício.
No atendimento Psiquiátrico ele poderá fazer exames necessários, avaliar a saúde física e se necessário obter a receita para algum medicamento.
Grupos de autoajuda como o Alcoólicos Anônimos, também podem ajudar.

A dependência de álcool é progressiva. É necessário desintoxicar o organismo em primeiro lugar. Isso pode ser feito através da internação em um hospital, acompanhado por um psiquiatra. Posterior a primeira etapa, o paciente deverá ser acompanhado por um psicólogo, este poderá indicar grupos de ajuda. As terapias interativas também podem ajudar o paciente, com aplicação de Reike, acumputura, EFT, florais. Os acompanhamentos psiquiátrico e psicológico são fundamentais!
Olá, assim como os colegas, recomendo que procure ajuda profissional, no caso psiquiatra e psicólogo e posteriormente grupos de ajuda/apoio.
Que ótimo que ele esteja querendo parar da beber. Creio que em todas as cidades ou pelo menos em regiões que existe uma unidade da AAA que será de grande valia. Caso você achem necessário poderão também procurar um profissional de saúde para ajudá-los a enfrentar este desafio.
É importante ser acompanhado medicamentosamente para ansiedade, integrando com terapia e você pode participar contribuindo e acompanhando em alguns momentos como esposa e aprendendo também para não cair em armadilhas de co- dependência emocional.
Olá!
Além do que os colegas indicaram é importante no início não ter bebidas alcoólicas em casa, evitar lugares e situações com bebida alcoólica à vontade. Se na sua residência todos se abstiverem ajuda muito.
Esteja ao lado dele, incentive-o a criar uma rotina mais saudável e não o julgue nos momentos de recaída. Como os colegas acima falaram, evite situações as quais a bebida é socialmente incentivada. Busque entender como o tratamento funciona para ser mais assertiva na relação. Qualquer dúvida mais específica, estarei á disposição!
Olá, uma das formas de poder ajudar a quem lhe pede apoio é indicar um tratamento psicológico, a fim de amenizar o momento de sofrimento que seu esposo possa estar passando.
Na psicanálise é menos importante classificarmos o que é alcoolismo, ou as toxicomanias em geral, do que o lugar e a função que a droga ocupa para cada sujeito. Pois, cada um possui sua peculiar relação com a droga. Iniciar uma análise pode ser um grande apoio na descoberta dessa peculiar relação e colaborar para enfrentar o dia a dia a partir de outras possibilidades.
Olá! O fato de seu esposo estar consciente do possível vício e disponível para buscar uma alternativa de tratamento já pode ser considerado um ótimo começo. Geralmente, o envolvimento com álcool ou outras drogas refere-se a uma estratégia negativa encontrada para enfrentar dores e sofrimentos profundos e inconscientes. Portanto, a melhor forma de ajudá-lo é incentivando-o a buscar psicoterapia individual e/ou trabalhos psicoterapêuticos em grupo. Além disso, como familiar, você também pode se mostrar disponível a participar ativamente e como suporte no processo de mudança, seja participando de sessões familiares (no caso de psicoterapia familiar sistêmica), seja auxiliando em mudanças nas rotinas da família.
Fico feliz com a decisão dele em reconhecer o problema e escolher parar de beber. Se ele ainda tem dificuldade em aceitar que é um vício (pois muitos acham que tem controle e conseguem parar sozinho), sugiro uma visita ao AA - alcoólicos anônimos. Lá é bem informativo e pode ser uma boa porta de entrada para um processo que será desafiador. Vocês dois serão testados emocionalmente. Quanto a você, eu sugiro pesquisar um pouco sobre o tema codependência, pois esse vicio acaba impactando em quem esta do lado. Espero poder ter ajudado. Fique bem!
Olá! Psicoterapia de casal pode ajudar bastante, uma vez que você poderá atuar como co-terapeuta no processo de diminuição e até mesmo eliminação do consumo de álcool por parte dele. O papel da família nesse momento é bastante importante e é crucial vocês terem acompanhamento profissional, envolvendo a psicoterapia e médico.
Bom dia. Na maioria dos casos a combinação de terapêuticas (psicoterapia e tratamento psiquiátrico) tem bons resultado no tratamento das adicções, dentre elas o alcoolismo. Penso ser importante buscar acompanhamento profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, que bom, essa é uma decisão importante, procurar ajuda especializada pode ajudar muito nesse momento, um psicólogo, o grupo do AA. Pensando que o alcoolismo é uma doença, todas formas de ajuda beneficiam se ter um maior entendimento quanto a doença. Boa sorte. Abraço.
Incentive a buscar um grupo de apoio para ajuda-lo.
O primeiro passo é demonstrar total apoio sincero a ele e parabenizá-lo pela iniciativa. É mais fácil mudar comportamentos quando se tem apoio de pessoas do lado.

Segundo, diga para ele evitar ao máximo bebidas em casa e situações onde se estimule beber. Quanto mais dificil e longe o gatilho do tal comportamento, mais dificil ter uma recaída.

Terceiro, parabenize-o por cada vitória de resistência dele. Para os outros pode parecer algo pequeno, mas pra pessoa, resistir a uma recaída é algo fenomenal que felicitar aquela pessoa por isso é de grande ajuda.

No mais, se ele precisar, procure ajuda de um profissional ou os AA.

Olha que legal se a vontade de melhorar e parar esta florescendo ja é um bom começo, acredito que você pode ajudar positivando, acreditando e não julgando, atendimento psicológico para ambos é muito interessante pois quando existe questões com álcool acaba por afetar a família em um todo, para ele uma equipe multidisciplinar seria bacana, psicólogos, psiquiatras, tem particulares e também existe os do sistema único de saúde, grupos de apoio acredito que seria bacana também, existem algumas terapias alternativas que é bem eficiente também, acupunturas, auriculoterapias, exercícios físicos, mudanças de hábitos e alimentares... ajuda familiar em apoio, conscientização e paciência pois é um processo e todo processo tem suas etapas. Espero ter audado...um grande abraço :)
Olá! É muito importante que ele queira, verdadeiramente, parar de beber. Caso o uso de álcool seja excessivo, pode existir uma dependência química, e pode precisar de tratamento. Você poderá apoiá-lo sugerindo que procure por ajuda profissional. Psicólogo e psiquiatra são profissionais que poderão ajudá-lo.
Olá! É muito importante ter uma rede de apoio diante de mudanças na vida, como é o caso do seu marido, que quer interromper o vício em álcool. Seria bom que, além do seu apoio e da família, ele tivesse também um acompanhamento psicológico e talvez psiquiátrico para ajudá-lo a mudar os seus hábitos e evitar que recaia novamente no futuro. Você ter ajuda durante esse período de mudança também pode ser recomendável porque, ainda que possa ser uma mudança positiva na sua vida, na dele e na do casal, não é um processo linear, e é preciso ter apoio e paciência para vivenciar cada momento. Sugiro que você também busque um suporte de um (a) psicológo (a) para ajudar a lidar com essas mudanças.
Ajude o a procurar um psicólogo, psiquiatra e, principalmente, um grupo de ajuda como o AA (alcoólicos anônimos). Existem também grupos para familiares de frequentadores do AA. Evitem ter bebidas em casa, pois isso prejudica o processo de abandono do comportamento de beber.
É interessante que seja feito um trabalho juntamente com o Psicólogo e o Médico a fim de verificar como o organismo dele se encontra, se o médico achar vaivém prescrever alguma medicação a fim de ajudar a conter os sintomas da abstinência e o psicólogo no atendimento a fim de entender qual a função que a droga tinha na vida dele, e ajudar a desenvolver repertório para que consiga funcionar sem que precise de bebida ou outras drogas.
na minha visão a família acaba adoecendo junto o que se faz necessário a busca por ajuda também para caminhar no mesmo sentido dessa nova fase e saber como lidar em algumas situações
A psicoterapia ajudara ele neste processo a Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem que ajudará muito neste processo.
Olá, como ele disse que quer parar incentive o mesmo a buscar ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras, ambos podem ajudar bastante nesta mudança. Recomendo a você também um cuidado com sua saúde emocional, pessoas que convivem com dependentes de álcool passam por situações bem difíceis e dolorosas, fazer o acompanhamento terapêutico pode te ajudar a se fortalecer emocionalmente.
Seu apoio é de extrema importancia. Mas procure a ajuda de profissional em psiquiatria e psicologia para orienta-lo da forma devida.
Olá. Apoie como puder. Não crie expectativas, pois o alcoolismo é uma doença de tratamento delicado. Um grupo de mútua ajuda é de grande eficácia, como o AA. Cuide de você, dos filhos, se os tiver, e procure entender que vocês estão juntos mas são pessoas com propósitos de vida e desenvolvimento pessoal diferentes, pois todos somos únicos. Boa sorte.
Penso que o seu marido é a melhor pessoa para te responder essa pergunta. Entretanto, ser uma boa cia, dar apoio, e evitar ter bebida alcoólica em casa ou situações sociais que envolvem bebida alcóolica também ajudam. Abraço