Meu esposo dorme bem à noite , mas durante o dia é só sentar no sofá , que daí a pouco já está
7
respostas
Meu esposo dorme bem à noite , mas durante o dia é só sentar no sofá , que daí a pouco já está roncando . O que pode ser isso?
A qualidade do sono reflete no bem estar do período de vigília. Lesões intra-cranianas por trauma, acidentes vasculares, doenças associadas e doenças neurológicas podem ter como um dos sinais a sonolência, entre as quais a narcolepsia. É imperiosa a avaliação e exames para o tratamento direcionado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Para lidar com a sonolência diurna, é necessário buscar sua origem, o motivo maior que esteja lhe deixando sonolento. Por isso sugiro que você procure um neurologista ou um médico do sono, profissionais capazes de analisar não só o seu sono, como o seu organismo. O sono é extremamente importante para o funcionamento do corpo e irregularidades podem ser um sinal de que algo não está bem.
O sono é composto de ciclos, o REM e o não REM. Não os completar prejudica capacidades cognitivas e funcionais. Para isso, é necessário que a pessoa durma sem intervalos, por uma quantidade adequada de horas (8h de sono por noite). Assim pessoas que não conseguem dormir (insônia, depressão); acordam muitas vezes durante a noite (apneia do sono); ou têm período curto de sono estão sujeitas a sonolência. Existem ainda outras condições que podem causar sonolência, como a narcolepsia (rara), disfunções hormonais, alguns remédios, outras doenças organicas ou neurológicas como Parkinson, anemia, desnutrição.
O sono é composto de ciclos, o REM e o não REM. Não os completar prejudica capacidades cognitivas e funcionais. Para isso, é necessário que a pessoa durma sem intervalos, por uma quantidade adequada de horas (8h de sono por noite). Assim pessoas que não conseguem dormir (insônia, depressão); acordam muitas vezes durante a noite (apneia do sono); ou têm período curto de sono estão sujeitas a sonolência. Existem ainda outras condições que podem causar sonolência, como a narcolepsia (rara), disfunções hormonais, alguns remédios, outras doenças organicas ou neurológicas como Parkinson, anemia, desnutrição.
Daria como orientação passar primeiro por um neurologista, para ver a parte orgânica. Caso não seja nada orgânico, fazer uma avaliação com psicólogo; pra ver a qualidade de vida que poderia estar influenciando no sono.
Isso pode depender de vários fatores, inclusive sua qualidade de vida. Sugiro primeiramente uma consulta com neurologista para avaliar o caso e se posteriormente houver necessidade procure um psicólogo.
Será que realmente dorme bem?. Já que durante o dia basta sentar-se está roncando, isso pode está pertubando um sono de qualidade, profundo , pois temos ondas cerebrais durante o sobo temos sonoso sono REM EA e NĀO REM , que sao necessário para reparar o desgate do dia a dia , procure um médico especialista.
Precisa fazer uma sondagem médica começando com um médico do sono( pneumologista) que irá verificar através de uma polissonografia se existe apneia do sono, roncos, enfim, a qualidade do sono dele, não acredito em narcolepsia, acho que aí seria em qualquer local e não apenas no sofá que ele dormiria. No sofá, em frente à televisão? Tudo a ver!!!!
Se ele cair no sono (durante o dia) apenas no sofá, então talvez o cérebro dele tenha feito uma associação (entre o ato de dormir e o ambiente sofá). Isso é normal. Porém se estiver atrapalhando a rotina, recomendo procurar um hipnoterapeuta (hipnose clínica) ou algum profissional que trabalhe com programação neurolinguística (PNL), pois isso pode ser facilmente resolvido com hipnose ou PNL. Caso ele caia no sono em outros ambientes durante o dia, então seria o caso de fazer uma avaliação médica. Estou a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia, durmo 8 horas ou mais ,e durmo bem ,mas ainda assim ando sempre com sono Peço ajuda ou conselhos, tenho 55 anos aos 48 entrei na menopausa
- Tenho 20 anos, sou casada e trabalho numa Conveniência do Ipiranga. Vou dormir lá por voltar das 23hrs e acordo as 11hrs, mas se me deixar durmo mais. Os dias que tenho que acordar as 08 ou 09hrs é um sacrifício, sendo que 08hrs de sono seria já muito bom. O que devo fazer? Isso é normal? Qual especialista…
- Tenho 15 anos menstruei aos 12 sinto dores fortes e perco muito sangue o que fazer é normal?
- Existe no mercado aparelhos destinados à motoristas profissionais que os alertam em caso de sonolência não os deixando dormir. A pergunta é: estes aparelhos funcionam também para quem dorme no sofá assistindo tv , po exemplo?
- Eu durmo bastante na noite, mas durante o dia eu fico com muito sono. Os efeitos de sonolência fica normalizado de manhã e tarde, e a partir das 20h eu começo a ter muito sono e fico praticamente dormindo na cadeira enquanto eu assisto TV. E também me da sono enquanto eu estou muito tempo sentado, tipo…
- Minha irmã toma fenergan haldol e neozine juntos e sente muito sono e muito mal isso é normal?
- Estou tomando o Bup e estou tendo muito sono. É normal? Esse sintoma desaparece com o tempo?
- Olá, Sinto muito sono durante o dia a ponto de cochilar em alguns momentos enquanto estou trabalhando, dirigindo...isso já ocorre mais ou menos uns 10 anos na minha vida porém durmo a noite toda. Já faço tratamento para depressão e nutricionista alem de fazer exercício físico. O que devo fazer?
- Olá, eu tenho 15 anos de idade sou do sexo masculino. Eu tenho uma dúvida. Eu durmo das 11h da noite e acordo às 6h da manhã pra ir pra escola e quando volto faço a minha refeição e durmo das 14h-17h da tarde. EU quero saber se isto é bom ou ruím? Boa noite
- Uma pessoa que ao sentar daí uns minutos cai no sono pode estar com problemas?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Distúrbios Do Sono Por Sonolência Excessiva
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.