meu esposo após cirurgia do miocardio, teve um AVC em janeiro de 2012 que atingiu o lobo occipital esquerdo,

3 respostas
meu esposo após cirurgia do miocardio, teve um AVC em janeiro de 2012 que atingiu o lobo occipital esquerdo, após teve uma convusão, e sequências de isquemias, fez cirurgia de Endarterectromia e recentemente teve mais uma isquêmia e está com sinais de leucoaraiose. Existe algum tratamento?
O cerebro do paciente após um evento isquêmico, como um AVC, passa a apresentar uma espécie de cicatriz, chamada de encefalomalacea. Esse local não recupera mais a função exercida anteriormente ao AVC, resultando em uma sequela neurológica.
Esse território de cicatriz pode vir a desencadear crises convulsivas, que podem ser tratadas com as Drogas Anti Epilépticas, com bom controle das crises e melhora na qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A avaliação neuropsicológica mensura o impacto do AVC em várias esferas de funcionamento do paciente, tais como áreas primordiais de adaptação, cognição e conação. As manifestações cognitivas podem surgir com vários tipos de quadros e dependem da disfunção de base, das condições individuais, da saúde prévia e dos recursos intelectuais e de personalidade de cada pessoa. Atenciosamente, Aline Maria Simões De Coster.
Me parece que este caso merece uma atenção de um neurologista com maior experiência nas doenças cerebrovasculares (AVCs). A cirurgia do miocardio pode ter sido a causa do AVC occipital. Mas a informação de realização de endarterectomia leva também a pensar que a etiologia possa ter sido embolia arterial. É importante esta diferenciação, pois talvez os AVCs estejam se repetindo pois as medicações profiláticas que esta utilizando, não estejam corretas. Se a causa foi cardioembólica (do coração) talvez ele deveria estar usando algum anticoagulante. Se a causa foi embolia arterial (das arterias) deveria usar antiagregante. O ideal é avaliar criteriosamente o caso, avaliado todos os problemas (do coração, idade, riscos...) e definir qual melhor tratamento. Quanto as convulsões, deve-se também escolher a droga anticonvulsivante analisando individualmente o perfil do paciente.

Especialistas

Camilla Ribeiro de Oliveira

Camilla Ribeiro de Oliveira

Neurologista

Alfenas

Monique Venturi

Monique Venturi

Neurologista

Rio de Janeiro

Dalton Barros Ferreira

Dalton Barros Ferreira

Neurologista

Fortaleza

Rodrigo Rocha

Rodrigo Rocha

Radiologista

Caraguatatuba

Henrique Rosa Henriques

Henrique Rosa Henriques

Neurologista

Itaperuna

Luan Henrique Honorio Rocha

Luan Henrique Honorio Rocha

Neurologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 372 perguntas sobre Acidente vascular cerebral (AVC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.