Meu dentista disse que meus sisos inferiores estão muito próximos do nervo (eles estão bem em cima),

5 respostas
Meu dentista disse que meus sisos inferiores estão muito próximos do nervo (eles estão bem em cima), e que corro alto risco de parestesia. Gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer para prevenir a parestesia, e se é possível que ela não ocorra mesmo o nervo estando tão perto do dente.
Como seu dentista disse... Ha o risco! Mesmo com tomografia, e tentando ser o mais preciso possível isso não elimina o risco, apenas minimiza. A questao é ver se ha realmente a necessidade de extrair seu siso avaliando custo beneficio da cirurgia. Se esta correndo risco de perder o segundo molar pelo mal posicionamento do siso, se ja apresenta carie no siso entre outras situações dai nao tem jeito vale mais o correr o risco de ter parestesia do que de ter dor ou ainda perder o segundo molar. Agora, se o dente nem esta erupcionado, nao tem lesoes eu, particularmente, acompanho radiograficamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Nestes casos o ideal é fazer uma tomografia, pois é um exame tridimensional e com 100% de precisão, desta forma o cirurgião saberá exatamente onde esta passando o nervo e poderá planejar com mais precisão o procedimento minimizando riscos . Existe um complexo de vitamina B12 que pode ajudar no caso da parestesia se confirmar .
Olá, mesmo com radiografia panorâmica e tomografia, há chances de parestesia. Não tem como prevenir, mas isso não quer dizer que você vai ter. Mas um bom profissional saberá tomar todas as precauções em relação a esse caso.
Se os sisos estiverem realmente em íntima relação com o canal mandibular existe sim o risco de parestesia, porém podemos MINIMIZAR o risco da parestesia com condutas transoperatórias. Se a cirurgia for bem planejada e mesmo assim ocorrer a parestesia, esta provavelmente será temporária. Para isto existem medicações que aceleram a recuperação e o retorno da sensibilidade.
Se o siso realmente estiver próximo do nervo, existe o risco de parestesia que poderá ser temporária ou não. O ideal é fazer exames como raio-x panorâmico e tomografia para verificar essa proximidade e planejar a cirurgia.

Especialistas

Paulo Topfer

Paulo Topfer

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Fábio Hiroito Asahi

Fábio Hiroito Asahi

Dentista

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Gustavo Resende Almeida

Gustavo Resende Almeida

Dentista, Ortodontista

Contagem

Agendar uma visita
Hecton Sato

Hecton Sato

Cirurgião buco-maxilo-facial

Guarulhos

Agendar uma visita
Rafael Guerra

Rafael Guerra

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2216 perguntas sobre Extração do siso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.