Meu coração acelera do nada, as mãos tremem e fico suando frio. Em uma dessas crises fui ao pronto s

36 respostas
Meu coração acelera do nada, as mãos tremem e fico suando frio. Em uma dessas crises fui ao pronto socorro e fiz um eletrocardiograma. Mas não acusou nada grave,só os batimentos acelerados. Tenho medo de morrer toda vez que isso acontece.
Devo procurar um especialista?
 Fabiane Valentin da Silva
Psicólogo
Curitiba
Olá!
Como você já se consultou, fez exames e não foi identificado nenhum problema com o seu corpo, parece que esses sintomas que você relata devem estar relacionados a crises de ansiedade.
Lembre-se que a ansiedade é um sentimento como qualquer outro (como a tristeza, a felicidade, a raiva e todos os demais), e que, os sentimentos costumam ser ocasionados pelo que pensamos ou por situações que estamos vivendo.
Preste atenção no seu cotidiano: quais pensamentos passavam pela sua cabeça antes de você ter a crise de ansiedade? Existe alguma situação delicada em sua vida com a qual você não está conseguindo lidar? Essas são as primeiras perguntas que você precisa tentar responder. Se não conseguir lidar com o que anda sentindo sozinha, procure um psicólogo para te ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Parece que esses sintomas tem surgido mais de uma vez, a partir do momento em que causa um sofrimento psíquico a você é importe que procure ajuda de um psicólogo ou psicanalista. Como a colega disse acima, tais sintomas são sugestivos de ansiedade mas, diante de uma escuta profissional, um local reservado, você poderá talvez perceber outras questões que precisem ser trabalhadas. Um abraço!
 Clarice Coelho
Psicanalista, Psicólogo
Curitiba
Olá. Seria interessante que se investigasse a origem destes sintomas e o aconselhável, num primeiro momento, já que não encontrou nenhuma causa orgânica que desencadeasse tais sintomas, seria que você buscasse a terapia para tais fins. POde ser muito proveitoso nesta questão, bem como ainda ajudar em vários outros setores da sua vida. Pense com carinho. Ajuda nunca é demais!
 Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicólogo
Caxias Do Sul
Olá! Pelo que relatas, estes sintomas parecem ter relação com crise de ansiedade. Talvez seria importante você consultar um especialista da área da psicologia para entender melhor o que está acontecendo em sua vida e que está te gerando crises de ansiedade que comprometem o bem-estar mental e físico.
Espero ter ajudado.
Dra. Joseane Barbosa
Psicólogo
Imperatriz
Olá! Pelo que você relata os sintomas são compatíveis com crises ansiosas que geralmente geram os sintomas citados, além de outros, tais como: dor de barriga, tontura, falta de ar, angústia, sensação de que algo muito ruim vai ocorrer dentre outros, é uma situação muito incômoda, mas não se preocupe, tudo isso tem tratamento e você só precisa procurar um psicólogo para uma avaliação e prescrição do tratamento mais adequado.
 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Deve procurar um psicólogo e iniciar psicoterapia o quanto antes.
 Lucas Nunes
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Oi! Seria interessante buscar um psicólogo ou psicanalista para dar início ao acompanhamento terapêutico, já que causas orgânicas foram descartadas e os sintomas parecem estar relacionados com ansiedade...
 Gabriela Bosa
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Como já foram feitos exames para investigar possíveis causas orgânicas dos sintomas, seria interessante procurar, também, um profissional da psicologia, para que possam ser investigadas outras possíveis motivações para os episódios relatados.
Se os exames não detectaram nada, provavelmente você está passando por uma crise de ansiedade.
Na ansiedade esses sintomas são comuns, a primeira coisa que precisa pensar é que você não irá morrer por isso, depois buscar sim a ajuda de um acompanhamento terapêutico.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa noite! Esse é um sintoma que gera muito sofrimento e você pode buscar ajuda de um psicólogo (a) . Você parece estar sofrendo de um quadro de ansiedade. Estou a disposição
Sendo descartado qualquer condição médica, podemos sim pensar em tratar esses fatores psicológicos. Procure um psicólogo de preferência um que siga abordagem cognitivo comportamental, temos tratamentos estruturados com eficácia para ansiedade.
 Lilian Beatriz Zucca
Psicólogo, Psicanalista
Caraguatatuba
Esses sintomas são característicos de crise de ansiedade, ou mais especificamente, de uma Síndrome de Pânico. Sensação de frio nas mãos, coração acelerado, medo de morrer, sudorese excessiva. Nada tem a ver com seu coração, como você pode constatar nas consultas médicas. E acredito que a Síndrome de Pânico é uma consequência de muitas coisas mal resolvidas em sua vida, como várias depressões leves que foram se acumulando ao longo do tempo. Neste caso é importante você consultar um Psiquiatra que vai lhe dar uma medicação para controlar essas crises, e também procurar um psicólogo , para tentar resolver os problemas de sua vida e alcançar uma vida mais satisfatória.
 Patrícia Mateos Machado
Psicólogo
São José
Boa tarde! Esses sintomas que você está trazendo são de ansiedade, então seria interessante você buscar ajuda de um especialista para investigar as causas. Abçs!
Os sintomas que você descreve são característicos de crises de ansiedade ou pânico. Pelo seu relato, essas crises têm acontecido de forma recorrente e estão lhe trazendo sofrimento. Seria interessante procurar a avaliação de um psicólogo de sua confiança para ajudá-lo a compreender o que está ocasionando suas crises. A Terapia Cognitivo Comportamental tem excelentes resultados neste tipo de tratamento.
Dr. Patric Chaad
Psicólogo
São Paulo
Sim, o especialista que você deve procurar é um psicólogo especializado em Transtorno de Ansiedade e que se utilize da Terapia Cognitivo-Comportamental. Ela é a mais eficaz para identificar seus pensamentos que desencadeiam esses sintomas físicos.
 Julia Pereira
Psicólogo
Campinas
O ideal é buscar um psicólogo e um psiquiatra para avaliação
 Priscila Toledo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Sim seria importante procurar um psicólogo e um psiquiatra para avaliar. Mas provavelmente esteja relacionado a uma crise de ansiedade e transtorno do pânico. É necessário uma avaliação detalhada para ver o motivo de isto estar ocorrendo. O tratamento poderá auxiliá-lo a como lidar com a situação e os sintomas.
Fico a disposição.

 Marcia Regina Cardoso
Psicólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, os sintomas relatados são comuns nas crises de ansiedade e síndrome do pânico. É importante procurar um psicólogo / psicanalista e um psiquiatra, pois, provavelmente será prescrito uma medicação. Para fechamento de um diagnóstico será considerado a frequência e a intensidade das crises mas com o apoio desses dois profissionais os sintomas serão aliviados e você se sentirá muito melhor. É necessário foco e persistência no tratamento, ok? Abs
 Amanda Morais
Psicólogo
Piumhi
Olá, bom dia! O nosso corpo sinaliza quando algo não está indo muito bem e precisa nos chamar a atenção para que receba os devidos cuidados. Os sintomas que você relatou são alguns destes sinais. É importante observar o que está vivenciando recentemente em sua vida, ou se vivenciou algo que só agora está reverberando em seus pensamentos, e logo, os sentimentos e emoções decorrentes dos mesmos. Observar como você estava antes, durante e depois de tais pensamentos é uma forma de mapear o que pode estar levando a estes momentos que tem lhe trazido sofrimento. O acompanhamento psicoterápico pode lhe ajudar a identificar essas questões e a cuida-las da forma como você merece. Se sentir que posso lhe ajudar neste processo, estou a disposição. Abraços.
 Lilian R. Ceolin
Psicanalista, Psicólogo
Americana
Olá, pelo o que você descreve parece ser crises de ansiedade, entretanto, oriento que investigue se não há nenhum problema físico, feito isso, procure uma ajuda de um psicólogo/psiquiatra para que possa te acompanhar e tratar suas desordens emocionais que lhe estão causando esses sintomas.
Abraços
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Pelo seu relato parece sintomas de crise de ansiedade, porém é necessário entender melhor seu caso para chegar a um diagnóstico. Procure um Psicólogo para trabalhar as causas emocionais que está desencadeando este desconforto. Em terapia você será estimulada a refletir sobre a raiz de suas angústias e medos e exercitar o autoconhecimento de maneira profunda. E procure ainda por um psiquiatra para um tratamento associado. Ficará tudo bem! Será um prazer te ajudar! Estou disponível para possíveis dúvidas. Abraços!
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Os sintomas de ansiedade podem ser aparecer de diferentes maneiras em cada indivíduo, esse é um sintoma no qual alguns pacientes que tem ansiedade se queixam, dessa forma seria interessante encontrar um espaço de fala para falar sobre seus sintomas, emoções e enfrentamento dessa ansiedade, a psicoterapia pode lhe auxiliar infinitamente, desde que você se permita perceber o que é importante cuidar em você! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Ricardo Alexandre Ribeiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! É importante a realização de uma consulta com o cardiologista que irá lhe solicitar um check-up completo para uma avaliação mais ampla dos aspectos fisiológicos. Após a avaliação médica, a sugestão poderá ser o acompanhamento psicoterapêutico com um psicólogo que poderá lhe ajudar em um processo de autoconhecimento. Um abraço.
 Patricia Moraes Borges
Psicólogo
São Paulo
Sugiro que você busque psicoterapia para compreender qual é a raiz do seu medo de morrer. Geralmente tem relação com o controle que gostaríamos de ter e não é possível, o que gera sintomas físicos.
Quando a cabeça consegue lidar com essas ideias e traduzir em palavras, o corpo se vê livre de ter que mostrar um sintoma.
 Mauro Capelli
Psicólogo
São Paulo
Um exame mais profundo com holter e outros aparelhos podem ser aconselhados. O ideal seria visitar um cardio ou arritmologista.
Se ainda sim nenhum problema apontado o ideal é fazer terapia. Importante ressaltar que ansiedade pode levar problemas cardíacos. Talvez um tratamento com cardio e psicólogo seja necessário.
Abs
Os sintomas que vc relatou são condizentes com ataque de pânico. Sugiro que vc procure avaliação psiquiátrica para controle das crises e sintomas. Também é importante iniciar o processo psicoterápico voltado para identificação dos eventos que desencadeiam os ataques de pânico.
 Priscila Caribé
Psicólogo
Salvador
Olá!! Como você já realizou o eletrocardiograma e não apontou nenhuma questão de saúde, tudo indica que esses sintomas são devidos a sua ansiedade que está disfuncional. Busque terapia, vai te auxiliar bastante. Indico também que comece a fazer a respiração diafragmática. No youtube você pode encontrar vídeos que ensinam como fazê-la. Abraços!!
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Psicólogo e psiquiatra.
 Andressa Tanan de Jesus
Psicólogo
São Paulo
Olá! Sim, é importante que procure um profissional da Psicologia. Seu coração não acelera do nada, há um contexto que evoca seus comportamentos, pensamentos e sentimentos. Uma psicóloga ou psicólogo, ajudará você a identificar o que está acontecendo e como manejar essas situações. Além disso, busque passar em um clínico geral e fazer exames clínicos para verificar em quais condições o seu corpo se encontra, de modo que possa ser descartada qualquer causa orgânica. Saúde física e saúde mental andam de mãos juntas. Se cuide!
 Adriana de Araújo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Compreendo sua preocupação e o desconforto que essas crises podem causar. É positivo que você já tenha buscado ajuda médica e tenha feito um eletrocardiograma para descartar problemas cardíacos graves. Se os resultados não indicaram problemas físicos significativos, é possível que essas crises estejam relacionadas à ansiedade.
Minha recomendação é que você considere procurar um psicólogo para avaliar mais profundamente essas crises. O que você descreve, com aumento dos batimentos cardíacos, tremores e sudorese, são sintomas comuns de ansiedade. Um profissional da área da saúde (conte comigo, estou à disposição) pode ajudar a identificar as causas da ansiedade (se for isso, e se não for, avaliar o que seria) e trabalhar com você para desenvolver estratégias de superação.
Durante o processo psicoterápico é feito um trabalho voltando para o autoconhecimento, gestão das emoções e superação das crises.
É importante lembrar que você não está sozinho(a) nessa situação e que existem profissionais capacitados para ajudar a gerenciar e superar esses sintomas. O objetivo é melhorar sua qualidade de vida, reduzindo essas crises e dificuldades associadas. Conte comigo para lhe acompanhar na sua jornada de melhoria emociona. Sucesso naquilo que busca e até breve!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Procure um psicólogo. Abraço.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
O que você está vivenciando, como coração acelerado, tremores, suor frio e o medo intenso de morrer, é bastante comum em episódios de ansiedade ou crises de pânico. Essas crises podem ser extremamente assustadoras, especialmente quando exames médicos, como o eletrocardiograma, não identificam nenhuma causa física grave, deixando uma sensação de incerteza.

As crises de pânico ocorrem devido à ativação exagerada do sistema nervoso, que coloca o corpo em um estado de "luta ou fuga", mesmo sem um perigo real. Isso provoca sintomas físicos intensos, como aumento dos batimentos cardíacos, tremores e suor, e pode ser acompanhado de pensamentos catastróficos, como o medo de morrer. Embora esses sintomas sejam muito desconfortáveis, eles geralmente não são perigosos para o corpo em si.

Sim, é importante procurar um especialista. Um médico clínico ou cardiologista pode realizar exames complementares para garantir que não há nenhuma condição médica subjacente. Isso ajuda a oferecer segurança e a descartar problemas físicos, o que é o primeiro passo para lidar com essas crises.

Após essa etapa, procurar um psicólogo ou psiquiatra é essencial para identificar se essas crises estão relacionadas ao Transtorno do Pânico ou outro transtorno de ansiedade. O tratamento costuma ser eficaz e envolve intervenções como a Terapia Cognitivo-Comportamental, que ajuda a identificar os pensamentos que alimentam a ansiedade e a lidar com eles de forma mais saudável. Técnicas de relaxamento e respiração controlada também podem ajudar a aliviar os sintomas físicos no momento das crises. Em alguns casos, um psiquiatra pode recomendar medicamentos para estabilizar os sintomas enquanto você trabalha as questões emocionais em terapia.

Enquanto busca apoio, práticas simples podem ajudar a lidar com os sintomas momentaneamente. Focar na respiração e realizar inspirações lentas e profundas pode acalmar o sistema nervoso, reduzindo a intensidade dos sintomas.

Você está tomando um passo muito importante ao reconhecer o problema e buscar ajuda. Com o tratamento certo, é possível controlar essas crises e recuperar sua tranquilidade. Se precisar de mais orientações ou quiser conversar mais sobre isso, estarei aqui para ajudar.
 Lyandra Leite
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oi! Espero que esteja melhor.

Nesse caso, é necessário buscar um psicólogo ou um psiquiatra. Ambos os profissionais têm qualificação para investigar o que pode estar acontecendo.

O medo de morrer pode estar presente em alguns transtornos, mas no transtorno do pânico, ele é comum quando associado a ataques. Isso acontece porque o ataque de pânico ativa o nosso sistema de luta ou fuga, causando sensações físicas intensas que podem ser interpretadas como algo grave (como um infarto ou sufocamento), o que gera ainda mais medo e agrava a crise.

Por isso, não deixe de procurar um profissional.
 Eduarda França
Psicólogo
Caxias Do Sul
Sim, o quanto antes!
Os sintomas de ansiedade são graduais, na medida em que você vai acreditando, cedendo, esse medo aumenta…
Busque ajuda pra quebrar esse ciclo o quanto antes!
Olá! Os sintomas que você descreve são muito comuns em crises de ansiedade. Que bom que você buscou atendimento médico e feito exames, porque isso ajuda a descartar causas cardíacas ou outras condições físicas.

A ansiedade pode ativar o sistema nervoso de forma intensa, levando a sintomas físicos que, embora não representem um risco real, parecem perigosos no momento da crise. Esse medo constante de que algo grave aconteça pode alimentar um ciclo de preocupação e novos episódios, além de indicar um possível ataque de pânico, ao invés da ansiedade.

O ideal agora é buscar tratamento com psicoterapia, que poderá te ajudar a entender e lidar melhor com essas crises, além de desenvolver estratégias eficazes para controlar os sintomas. A terapia é fundamental para interromper esse ciclo e recuperar a sensação de segurança no seu dia a dia!
Olá!

Os sintomas que você descreve, como aceleração do coração, tremores e suor frio, são frequentemente associados a crises de ansiedade ou ataques de pânico. Mesmo que o eletrocardiograma não tenha indicado problemas cardíacos, a experiência pode ser assustadora e gerar um medo significativo de morrer.

A ansiedade pode desencadear essas reações físicas, ativando a resposta de "luta ou fuga" do corpo. Isso é algo que podemos trabalhar na psicoterapia cognitivo-comportamental, onde o foco está em identificar e modificar pensamentos automáticos que alimentam essa ansiedade. Técnicas de respiração e relaxamento podem ajudar a controlar os sintomas durante uma crise.

Procurar um especialista é um passo importante para entender melhor esses episódios e desenvolver estratégias eficazes de enfrentamento. Trabalhar com um psicólogo pode oferecer o suporte necessário para lidar com esses desafios e melhorar a qualidade de vida.

Para mais informações ou para agendar um atendimento, visite meu perfil no Doctoralia ou acesse o site HumanaMente Falando. Estou aqui para ajudar.

Fique bem!

Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.

Especialistas

Steve Fernandes

Steve Fernandes

Psicólogo

São Paulo

Natanael Carlos Lima

Natanael Carlos Lima

Psicólogo

Fortaleza

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Sheila Crespo

Sheila Crespo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.