Meu colesterol HDL 38.6/ LDL 368.40 _ Colesterol Total 432. medicação é sinvastatina, preciso fazer

5 respostas
Meu colesterol HDL 38.6/ LDL 368.40 _ Colesterol Total 432. medicação é sinvastatina, preciso fazer uma dieta pra cortar as gorduras ?!
Olá prezado (a). O aumento do perfil lipídico só acontece em duas situações: em casos de tendências familiares, onde existe uma ativação do aumento do colesterol de forma endógena, ou seja, seu corpo produz o colesterol LDL em excesso, ou devido a uma alimentação desequilibrada, que é o mais comum de ocorrer. Mesmo quando se utiliza um medicamento como as vastatinas da vida, apenas o uso do medicamento não garante 100% de resultados se não houver um equilíbrio da alimentação. O remédio vai lutar para abaixar o colesterol e você através da alimentação vai fazer ele aumentar de novo. Outro indício de uma alimentação desequilibrada é.o seu colesterol HDL baixo. O seguro e ideal é que ele esteja acima de 50 ou 60. Mas nos seus resultados você tem uma discrepância enorme entre os valores do HDL/LDL. Isso significa, maiores riscos de doenças cardiovasculares. Pois o HDL também chamado de colesterol bom esta baixo, e o LDL chamado de colesterol ruim está muito alto. Sendo assim, sua alimentação precisa ser bem organizada e equilibrada para que seu colesterol LDL volte a limites normais e seguros bem como seu colesterol HDL deve ser estimulado a aumentar, pois ele irá proteger suas veias, artérias e coração! Procure por um Nutricionista para realizar um bom acompanhamento, com uma alimentação equilibrada, uma dieta flexível, em que você não fique privado de comer o que gosta mas que ao mesmo tempo tenha essa redução dos riscos de saúde e melhore seu estado geral de nutrição. Me coloco a disposição caso tenha mais dúvidas ou mesmo caso tenha interesse em realizar seu acompanhamento comigo. Sou adepta da dieta flexível, e os resultados são excelentes, sem ter que passar fome ou sofrer com dietas dramáticas. Boa sorte e sucesso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, você realmente precisa não só cortar alimentos gordurosos mas também avaliar sua alimentação em geral. Posso ajudar melhor quando consigo ter mais dados referentes seu cotidiano dessa maneira podemos juntas verificar o que de fato está acontecendo.
Olá ! Boa tarde! O colesterol é produzido no fígado para formar hormônios. Quando o colesterol está alto é porque o fígado está tentando compensar um desequilíbrio hormonal e passa a produzir mais colesterol para que seja fabricado mais hormônios, esse desequilíbrio é provocado pela resistência insulínica (hormônio). Uso da Sinvastatina, vai piorar o que já está ruim, ou seja, ela vai impedir que o fígado fabrique colesterol pra todo o corpo e sem colesterol na há produção de hormônios para diversas funções bioquímicas. Comer gordura não aumenta colesterol, isto é um mito. Boa Sorte.
Com base nos valores que você forneceu, é evidente que seus níveis de colesterol estão elevados, com LDL (colesterol ruim) em um nível significativamente alto e HDL (colesterol bom) em um nível mais baixo.

Quando se trata de controlar os níveis de colesterol, a combinação de medicação prescrita, como a sinvastatina, e mudanças no estilo de vida, incluindo a adoção de uma dieta saudável, é frequentemente recomendada.

Uma dieta adequada para controlar o colesterol geralmente envolve reduzir a ingestão de gorduras saturadas e trans. Aqui estão algumas diretrizes alimentares gerais que podem ajudar:

Reduza a ingestão de gorduras saturadas: Limite a quantidade de gorduras saturadas encontradas em alimentos como carne vermelha, manteiga, queijos gordurosos, alimentos fritos e produtos de panificação.

Evite gorduras trans: Evite alimentos processados e frituras que contenham gorduras trans, como alimentos ultraprocessados, margarina hidrogenada e alimentos fritos em óleos parcialmente hidrogenados.

Escolha gorduras saudáveis: Inclua fontes de gorduras saudáveis, como abacate, azeite de oliva, nozes, sementes e peixes ricos em ômega-3, como salmão e atum.

Aumente a ingestão de fibras: Consuma alimentos ricos em fibras solúveis, como frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e feijões, pois podem ajudar a reduzir o colesterol LDL.

Inclua alimentos funcionais: Alguns alimentos, como aveia, cevada, amêndoas e legumes, possuem propriedades que podem ajudar a reduzir o colesterol.

É essencial que você consulte um médico ou nutricionista para obter um plano de dieta personalizado, com base em sua saúde, necessidades e preferências alimentares. Eles podem fornecer orientações específicas para ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar sua saúde cardiovascular.
Sim, a sinvastatina vai tratar por enquanto, mas a solução é resolver a causa do problema, que é uma alimentação desbalanceada. Melhorar a alimentação, principalmente com a redução de gorduras saturadas, e atividade física, vai ajudar a melhorar o colesterol e a ter uma vida mais saudável, reduzindo principalmente o risco do doenças cardiovasculares.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricional - R$ 240
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Letícia Defilippo

Letícia Defilippo

Especialista em clínica médica

Rio de Janeiro

Leonardo Zuna Iriarte

Leonardo Zuna Iriarte

Especialista em clínica médica

Campo Belo

Alice Pires Pasquali

Alice Pires Pasquali

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral

Florianópolis

Paula Reichert Leite

Paula Reichert Leite

Especialista em clínica médica

São Paulo

Rhuan Santos Lemos

Rhuan Santos Lemos

Médico clínico geral

Sapeaçu

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 129 perguntas sobre Colesterol alto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.