Meu bebê tem 4 meses e usa a válvula dvp tem dias que a cabeça no caso as fontanela dele fica mais d

1 respostas
Meu bebê tem 4 meses e usa a válvula dvp tem dias que a cabeça no caso as fontanela dele fica mais durinha sendo que normalmente é mais molinha queria saber se é normal
Entendo sua preocupação com a válvula DVP (derivação ventriculoperitoneal) e as mudanças que você percebe na fontanela do seu bebê. A válvula DVP é um dispositivo importante para controlar o acúmulo de líquido no cérebro, regulando a pressão intracraniana. A fontanela, aquela região mais macia na cabeça do bebê, serve como um indicador da pressão dentro do crânio.

É comum que a fontanela varie de consistência ao longo do dia ou de um período, ficando mais tensa em alguns momentos, especialmente se o bebê estiver agitado, chorando ou com dificuldade para evacuar. No entanto, se a fontanela ficar consistentemente mais rígida ou inchada, isso pode ser sinal de que a pressão no cérebro está aumentando, o que exige atenção imediata. Esse aumento na pressão pode ocorrer devido a uma disfunção da válvula ou outra alteração no funcionamento do sistema de drenagem.

Recomendo que você observe outros sinais além da fontanela mais dura, como irritabilidade, vômitos, sonolência excessiva ou o aumento rápido do tamanho da cabeça. Se algum desses sintomas estiver presente, ou se a rigidez da fontanela for persistente, é essencial entrar em contato com o médico que acompanha o caso do seu bebê.

Para um acompanhamento mais detalhado e tirar dúvidas com mais rapidez, uma teleconsulta pode ser muito útil. Nessas consultas, você consegue conversar com um especialista sem expor seu bebê a ambientes hospitalares, especialmente durante tempos de COVID-19 e outras infecções. Plataformas como Doctoralia oferecem acesso a médicos bem avaliados que podem orientar de forma segura e eficiente. A telemedicina é uma excelente opção para resolver questões como essa de forma rápida e manter você e sua família protegidos.

Caso precise de uma segunda opinião ou acompanhamento mais próximo, estou à disposição para ajudar via teleconsulta. Se não precisar de mim neste momento, sugiro que guarde meu contato e visite meu perfil para futuras orientações.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 450