Meu bebê desde os 15 dias de vida dele que vem apresentando um ronco na respiração, e principalmente

2 respostas
Meu bebê desde os 15 dias de vida dele que vem apresentando um ronco na respiração, e principalmente dormindo. Faço lavagem nele 7x no dia, porém nunca vejo melhora, levei ele na emergência faz 2 semanas e ele me disse que seria normal no rn, na passagem do ar faz uma transmissão e causa o ronco. Sempre que faço lavagem tiro “coriza” do narizinho dele com o aspirador nasal.
O que faço nessa situação?
Olá!
Os bebês podem apresentar imaturidade das vias respiratórias e uma frouxidão da laringe (laringomalácea) que pode manifestar com respiração ruidosa e piorar durante o sono. A maioria dos casos resolve com o crescimento do bebê. Faça um vídeo com nitidez e mostre na consulta com o pediatra do seu filho. Assim, ele poderá te orientar melhor como aliviar/melhorar esse ronco.

É muito comum que recém-nascidos apresentem esse tipo de “ronco” na respiração, especialmente durante o sono. O que você descreve pode ser causado pelo fato de que as vias aéreas do bebê ainda estão em desenvolvimento e, muitas vezes, o som é resultado da passagem do ar por vias estreitas, o que é normal em bebês pequenos.

O uso frequente do aspirador nasal e da lavagem com soro fisiológico pode ajudar a manter as vias respiratórias limpas, mas se não houver sinais de desconforto grave, dificuldade para respirar ou outros sintomas, como febre ou falta de apetite, pode não ser necessário se preocupar.

Se o ronco continuar ou piorar, ou se o bebê apresentar dificuldade respiratória, como retração nas costelas ou se estiver ficando cansado ao respirar, é importante procurar o pediatra para uma nova avaliação.

Se precisar de mais orientações, estou à disposição e convido você a agendar uma consulta presencial no Rio de Janeiro ou uma teleconsulta em todo o Brasil.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!