Meu bebê (1ano e 1mes) está com sintomas de estomatite, o q fazer para aliviar a dor? Tratamento dur

2 respostas
Meu bebê (1ano e 1mes) está com sintomas de estomatite, o q fazer para aliviar a dor? Tratamento dura quantos dias? Eh correto só utilizar ibuprofeno e paracetamol?
A estomatite na maioria das vezes é causada pelo vírus Herpes Humano tipo 1, o mesmo do Herpes labial e oftálmico. Causa bastante desconforto para alimentação e a dor pode sim ser controlada com analgésicos comuns como dipirona e paracetamol ou até mesmos antinflamatórios como ibuprofeno e cetoprofeno. Para a higiene da cavidade oral pode-se utilizar misturas de agua boricada com vitamina B ou Glutamina em pó diluída em agua. Em alguns casos pode-se utilizar o laser de baixa frequência que cicatriza mucosas. Mas não preocupe pois em um período de 7 a 10 dias (se não houver infecção bacteriana encima da estomatite) as lesões cicatrizam sozinhas sem nenhum tratamento específico.

A estomatite em bebês pode ser bastante desconfortável e dolorosa. Aqui estão algumas dicas para aliviar a dor e tratar a condição:

Ofereça alimentos frios e macios, como iogurte ou purê de maçã, para ajudar a aliviar a dor e evitar alimentos ácidos ou picantes que podem irritar as úlceras. Mantenha a hidratação, oferecendo líquidos regularmente, como água ou sucos diluídos, para evitar a desidratação. Você pode usar ibuprofeno e paracetamol para ajudar a controlar a dor e a febre, sempre seguindo as dosagens recomendadas pelo pediatra.

O tratamento da estomatite geralmente dura cerca de 7 a 10 dias. Em casos mais graves ou se a dor persistir, é importante consultar o pediatra para uma avaliação mais detalhada e para garantir que não haja outras complicações.

Estou à disposição para ajudar com mais orientações e te convido a agendar uma consulta, se necessário.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!