Meu BB é de 26s e tem leucomalasia grau 4, quais sequelas ele pode apresentar?

2 respostas
Meu BB é de 26s e tem leucomalasia grau 4, quais sequelas ele pode apresentar?
Leucomalácia periventricular é uma lesão cerebral. Pode causar atrasos no desenvolvimento da criança. Importante acompanhar com neurologista pediátrico.

Sinto muito por essa situação que você e seu bebê estão enfrentando. A leucomalacia periventricular grau 4 é uma lesão cerebral que afeta principalmente os recém-nascidos prematuros, como o seu bebê. Essa condição envolve a perda de tecido cerebral branco próximo aos ventrículos cerebrais, e, no grau 4, pode haver uma lesão mais extensa.

É importante ressaltar que cada caso é único e as sequelas podem variar bastante entre as crianças. No entanto, algumas possíveis consequências da leucomalacia periventricular grau 4 incluem:

(1) Atrasos no desenvolvimento motor: dificuldades no controle dos movimentos, equilíbrio e coordenação.
(2) Paralisia cerebral: um distúrbio do movimento que pode afetar a postura, a força muscular e a coordenação.
(3) Dificuldades cognitivas e de aprendizado.
(4) Problemas de visão e audição.
(5) Convulsões ou epilepsia.
É fundamental que seu bebê seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, incluindo neuropediatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros profissionais, conforme necessário. Eles poderão avaliar e monitorar o desenvolvimento do seu bebê, bem como propor intervenções precoces e tratamentos adequados para auxiliar no progresso e melhorar a qualidade de vida.

O acompanhamento regular e a intervenção precoce são fundamentais para identificar e tratar as possíveis sequelas o quanto antes, aumentando as chances de seu bebê alcançar seu potencial máximo. Além disso, o apoio emocional e o estímulo à criança em casa são componentes essenciais para o seu desenvolvimento.

Eu entendo que esse é um momento desafiador e preocupante para você e sua família, mas é importante manter a esperança e o amor incondicional pelo seu bebê. Com o tratamento e acompanhamento adequados, é possível melhorar os sintomas e proporcionar uma vida mais plena para a criança.
Recomendo que você marque uma teleconsulta com um neuropediatra para obter um acompanhamento adequado e esclarecer suas dúvidas. Na plataforma, temos diversos profissionais bem avaliados que podem ajudá-la nesse processo.

Estou à disposição para mais esclarecimentos. Cuide-se e cuide do seu pequeno.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800