Meu avô de 66 anos, fez uma cirurgia de Apêndice retro secal, feito através de intro umbilical, pois

1 respostas
Meu avô de 66 anos, fez uma cirurgia de Apêndice retro secal, feito através de intro umbilical, pois tinha uma massa palpável quando fez o exame do toque.

Fez a cirurgia há 3 dias, está com o corpo todo muito inchado, inclindo o rosto, mãos e pés.
Tentou introdução da dieta leve no segundo dia mas médico mandou suspender por conta de não ter defecado. Fez um procedimento com supositorio porém defecou muito pouco e somente após 4 horas do processo. Esta com uma sonda para remoção de gases e resquicios no estomago, introduzida via nasal.

Esse inchaço do corpo todo é comum? Esses procedimentos adicionais fazem parte do protocolo para este tipo de caso?
O inchaço corporal após a cirurgia de apendicite pode ser normal, especialmente nos primeiros dias após o procedimento, devido à resposta do corpo ao trauma cirúrgico e à retenção de líquidos. No entanto, o inchaço excessivo, incluindo no rosto, mãos e pés, pode ser preocupante e deve ser avaliado pelo médico.

Os procedimentos adicionais que seu avô passou, como a introdução de uma dieta leve, a tentativa de evacuação com supositório e a inserção de uma sonda nasogástrica para remoção de gases, são práticas médicas comuns em certos casos pós-cirúrgicos. A introdução da dieta leve é geralmente feita de forma gradual para permitir que o sistema digestivo se recupere, e a ausência de defecação pode ser esperada nos primeiros dias após a cirurgia abdominal.

A sonda nasogástrica pode ser usada para aliviar o acúmulo de gás e líquido no estômago após a cirurgia, ajudando a prevenir a distensão abdominal e promover o retorno da função intestinal normal.

No entanto, é fundamental que você e seu avô comuniquem qualquer preocupação ou sintoma novo ao médico responsável pelo tratamento. O médico poderá avaliar o inchaço e os procedimentos adicionais realizados, determinar se são normais para o caso específico do seu avô e decidir se são necessárias mais investigações ou intervenções.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!