Meu amigo é uma pessoa maravilhosa, mas quando bebe ele se transforma em algo totalmente oposto do que

7 respostas
Meu amigo é uma pessoa maravilhosa, mas quando bebe ele se transforma em algo totalmente oposto do que é, fica agressivo. Queria ajudá-lo, ele deve iniciar tratamento com psicologou ou psiquiatra?
Olá, boa tarde, primeiramente acho louvável sua atitude em ajudá-lo. Porem, seria interessante ouvir se seu amigo tem interesse em ser ajudado, se percebe que há uma alteração em seu comportamento, se isso ocorre em outras situações e se tem trazido consequências e limitações em sua vida social, profissional. Após essa checagem, sugiro sim um acompanhamento psicológico, de preferencia numa abordagem cognitivo comportamental, para uma avaliação mais aprofundada.
Espero ter ajudado.
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No caso, pode ser necessário o apoio medicamentoso (com acompanhamento psiquiátrico) já que muitas vezes a bebida é utilizada pelo indivíduo como tentativa de aliviar algum outro sintoma, como uma "automedicação". O acompanhamento psicoterápico é fundamental em todos os casos. Converse com ele e tente mostrar sua percepção, já que muitas vezes ele nem se dá conta. Estou a sua disposição.
Essa agressividade que se manifesta com o uso da bebida é algo que existe dentro dele. Importante que ele possa entrar em contato com seu lado mais agressivo, que todos nós temos, enquanto está sóbrio e ter uma escuta profissional para isso. Psicoterapia ou psicanálise seria ótimas opções nesse caso, mas apenas se ele mesmo quiser.
Com ambos os profissionais. Simultaneamente, se possível.
Ele está apresentando problemas psicológicos decorrentes do abuso de álcool. É importante que os amigos e familiares expliquem o que está acontecendo, pois são quadros que normalmente quem esteve alcoolizado esquece. Nem sempre ele vai lembrar das atitudes que teve. Se ele está disposto e preocupado com a situação, você pode incentiva-lo a buscar tratamento psicólogico. A psiquiatra pode ser uma alternativa, mas seria mais importante que ele esteja distante de álcool, pois pode misturar o uso de remédios com álcool e ter consequências bem negativas. O ideal é inciar tratamento com profissional especializado em abuso de substâncias.
Quando bebem, uns ficam agitados, outros choram, outros dançam em cima do balcão, outros amam todo mundo. Mas algumas pessoas ficam muito agressivas e acabam constituindo um risco para si mesmas e os outros. É importante ver com ele se ele tem essa consciência e se quer ajuda. Seria muito válido para ele caso queira
O tratamento deve ser conciliado. Medico psiquiatra e psicólogo clinico.

Especialistas

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Ana Carla Silvestre Sangineto

Ana Carla Silvestre Sangineto

Psicólogo

Campinas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Keith Gabriele Uaska Cabral

Keith Gabriele Uaska Cabral

Psicopedagogo

Curitiba

Claudete Souza dos Santos

Claudete Souza dos Santos

Psicopedagogo

Porto Alegre

Claudete Souza Santos

Claudete Souza Santos

Psicopedagogo

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.