Meu aluno particular tem 9 anos está no 5 ano,não lê,não escreve e nem reconhece numerais de 0 a 100

2 respostas
Meu aluno particular tem 9 anos está no 5 ano,não lê,não escreve e nem reconhece numerais de 0 a 100.Foi pedido para avaliação neurológica,a mãe falou que o médico pediu um exame de 1200,00 e que ela não teria para pagar.Realmente não sei o que aconselhar pq sei que está acontecendo algo que não será resolvido apenas com a aula particular. Quero muito ajudá-lo.O que posso fazer?
Boa noite,
a dificuldade escolar pode ter várias "causas", necessitando muitas vezes de avaliação multidisciplinar para confirmar o diagnóstico.
O neuropediatra tem papel fundamental no diagnóstico, mas ainda podemos contar com outros profissionais como otorrino pra excluir causas auditivas, oftalmo para causas visuais, fono para transtornos específicos das habilidades escolares como a dislexia ou ainda o transtorno do processamento auditivo central, neuropsicólogo, psicólogo e psicopedagogo para definir a capacidade cognitiva.
Você pode abordar a família questionando se essas investigações já foram realizadas.
Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Compreendo sua preocupação com seu aluno e sua vontade de ajudá-lo. Realmente, a dificuldade escolar pode ter várias causas e, em muitos casos, é necessário um acompanhamento multidisciplinar para identificar e tratar adequadamente o problema.

Você pode conversar com a mãe do aluno e perguntar se já foram realizadas avaliações com outros profissionais, além do neuropediatra, para tentar identificar a causa das dificuldades do aluno. Alguns desses profissionais incluem otorrinolaringologistas (para verificar possíveis problemas auditivos), oftalmologistas (para excluir problemas visuais), fonoaudiólogos (para avaliar transtornos específicos das habilidades escolares, como dislexia ou transtorno do processamento auditivo central), neuropsicólogos, psicólogos e psicopedagogos (para avaliar a capacidade cognitiva e aspectos emocionais).

Caso a mãe do aluno não tenha condições financeiras para realizar todos os exames e consultas necessárias, você pode sugerir que ela procure atendimento em serviços públicos de saúde ou em clínicas-escola vinculadas a universidades, onde os atendimentos costumam ser gratuitos ou a preços mais acessíveis.

Enquanto isso, continue oferecendo apoio e suporte ao aluno durante as aulas particulares, adaptando-se às suas necessidades e estimulando o desenvolvimento de suas habilidades.

É fundamental manter a comunicação com a família e os profissionais envolvidos no acompanhamento do aluno, a fim de garantir uma abordagem eficaz e colaborativa para enfrentar as dificuldades encontradas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 366 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.