Meu abscesso dentario estourou para fora como uma espinha e aparece sangue e pus por um pequeno furinho

4 respostas
Meu abscesso dentario estourou para fora como uma espinha e aparece sangue e pus por um pequeno furinho que surgiu. O que devo fazer? Em volta esta duro ainda e vermelho inflamado e sinto dor. Tomo diclofenaco potassico e dipirona e antibiotico e já tomei dois benzetacil de 1200u.
É necessário frisar que, a depender do estágio do abscesso perirraricular, o paciente deve ser encaminhado para um cirurgião-dentista em ambiente hospitalar. Se houver celulite, o antibiótico endovenoso tem que ser administrado, durante a drenagem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um abscesso com origem dentária surge quando uma infecção radicular não é tratada corretamente. Esta infecção é causada por bactérias provenientes geralmente de extensas lesões cariosas A primeira medida a ser tomada é procurar o cirurgião-dentista mais próximo para que este possa medicá-lo corretamente e drenar o abscesso. O dente infeccionado, causador do abscesso deve ser, então, avaliado para determinação da melhor terapêutica (Tratamento do canal radicular ou extração).É importante que você, paciente, não tente sozinho drenar o abscesso pois poderá causar trauma no tecido circundante e até espalhar ainda mais a infecção. Também vale ressaltar que todo medicamento deve ser prescrito previamente pelo Médico ou Cirurgião-Dentista, e que se auto medicar pode acarretar em riscos irreversíveis em sua saúde e mesmo assim, não resolver o problema. Procure sempre orientação com seu Médico e Dentista de maior confiança.
Algumas vezes o abscesso pode ser causado em dentes sem a presença de bactéria e/ou cárie. Isso ocorre em casos de traumas, por exemplo, quando houve uma batida/acidente o qual gerou um forte impacto em determinado dente. Isso provoca o rompimento do feixe vásculo nervoso fazendo com que esse feixe (vasos sanguíneos, vasos linfáticos e tecido nervoso) entre em um processo de necrose devido a falta de irrigação sanguínea. O tecido necrótico passa a ser um "corpo" estranho para nosso sistema imunológico. Dessa forma é instaurado um processo de defesa no ápice do dente causando um abscesso ou com o passar do tempo determinar uma lesão periapical crônica que também pode, em determinado momento, evoluir para um abcesso.
Medicamento sistêmico não atua dentro do dente... Procure urgente um cirurgião-dentista para realizar o tratamento dentário associado ao tratamento medicamentoso.

Especialistas

Jean Raphael Hora

Jean Raphael Hora

Dentista

Aracaju

Rodrigo Salum

Rodrigo Salum

Dentista

Belo Horizonte

Sérgio Murilo Coelho

Sérgio Murilo Coelho

Dentista

Florianópolis

André Heringer

André Heringer

Dentista

Nova Friburgo

Lorena Molinos

Lorena Molinos

Dentista

Rio de Janeiro

Selma Bartnik

Selma Bartnik

Dentista

Manaus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 148 perguntas sobre Abcessos dentários
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.