Mesmo tendo feito cirurgia de retirada das amígdalas e adenoide, sempre que gripo minha garganta inflama

2 respostas
Mesmo tendo feito cirurgia de retirada das amígdalas e adenoide, sempre que gripo minha garganta inflama e meu ouvido infecciona. Por que isso ocorre? Como evitar que o ouvido infeccione durante a gripe?
Caro paciente,
Bem falou ao relatar que sua garganta inflama. E é isso mesmo que ocorre, pois ao gripar, esta região está em causa, juntamente com as orelhas e nariz, e temos assim como sensações, dor ao deglutir, orelhas algo bloqueadas e obstrução nasal, além de espirros e coriza. Isto pode ocorrer devido os tecidos terem origem respiratória e daí promoverem tais sintomas. Dor reflexa nas orelhas pode também se fazer presente quando há faringite.
E com relação a cirurgia realizada, não se alterou a mucosa da faringe, estando esta passível de se inflamar. É de acometimento benigno e curso limitado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado paciente-internauta,

Há um senso comum, algo folclórico em torno da tese de que ao se retirar as tonsilas palatinas (amígdalas), perder-se-ão as defesas e sou categórico em afirmar que isso é falso. Primeiro porque tais estruturas funcionam apenas como espécie de "motor de arranque" do sistema imune (de defesa) no ínício da vida, depois tendendo a regressão quase total em vista de perderem suas funções - que, diga-se de passagem, nem tão pouco, sabe-se já, são assim tão imprescindíveis na infância. Segundo porque quando bem indicada, a cirurgia se propõe a tratar o foco infeccioso no qual ela passou a se constituir (isso mesmo, ela passa de defesa para agressor), bem como a obstrução que o volume destas gera quando acometida cronicamente. De modo que, se fostes operado/a, entenda que "apenas" estes tecidos foram retirados, mas há outras estruturas na garganta também passíveis de se "inflamarem" e elas não estão sendo mais afetadas pelo fato de ter sido submetido/a cirurgia.

Especialistas

Davi Fonteles

Davi Fonteles

Médico de família

Fortaleza

Paula Ferraz

Paula Ferraz

Otorrino

Juiz de Fora

Daline Moreira de Azevedo Facó Santiago

Daline Moreira de Azevedo Facó Santiago

Médico de família

Canindé

Diego Cardoso Filho

Diego Cardoso Filho

Otorrino

Teresópolis

José Linhares

José Linhares

Médico de família

Porto Alegre

Agendar uma visita
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 759 perguntas sobre Garganta inflamada
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.