Menelat ou carbolitium qual é mais "forte"?

3 respostas
Menelat ou carbolitium qual é mais "forte"?
Caro paciente, a mirtazapina (menelat) é um antidepressivo enquanto o lítio (carbolitium) é um estabilizador do humor, sendo assim indicados em casos diferentes, de modo que não é possível compará-los em termos de eficácia ou potência, caso isso seja o que você quis dizer com "forte". Caso tenha tido a intenção de se referir aos efeitos colaterais, nesse caso poderíamos dizer que o lítio é mais "forte" que a mirtazapina, pois o ele tem um perfil de efeitos colaterais mais adversos, como ataxia, disartria, tremores, náusea, diarreia, poliúria, entre muitos outros, enquanto o perfil de efeitos colaterais da mirtazapina é mais brando: ganho de peso, sonolência, boca seca, constipação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O lítio é considerado até hoje o padrão ouro dentre os estabilizadores do humor, no que tange a profilaxia de suicídio e manutenção da eutimia em pacientes com transtorno bipolar.
A mirtazapina é um antidepressivo de múltiplos mecanismos de ações, que pode ser utilizada como hipnótica em doses menores ou como antidepressivo em doses terapêuticas, geralmente em casos refratários ou populações específicas.
A utilização de ambos se dão, em geral, em transtornos psiquiátricos diferentes (depressão vs bipolar), estando afastada atualmente a utilização de antidepressivos em episódios depressivos do espectro bipolar. Portanto, é impossível responder qual é o "mais forte".
A utilização de ambos deve ser feita após análise médica e devidos protocolos.
São medicamentos diferentes e não comparáveis. Carbolitium é um estabilizador de humor, padrão ouro em pacientes bipolares, embora tenha uma dose terapêutica próxima da tóxica. Menelat é um antidepressivo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 312 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.