melhorando a ansiedade e o estresse, as dores no estomago, decorrentes da gastrite nervosa, passam?

17 respostas
melhorando a ansiedade e o estresse, as dores no estomago, decorrentes da gastrite nervosa, passam?
Entendendo o porque de seu sintoma de ansiedade, provavelmente as suas dores no estomago e a gastrite pode ser resolvida. Porém como a gastrite já esta instalada é preciso cuidar da parte física também, sugiro que busque ajuda se consultando com um endocnologista o quanto antes. Na psicossomática a gastrite nervosa refere-se as incertezas arrastadas por muito tempo, geralmente não se sente compreendida(o), amada(a). Precisa ajudar se primeiro, acreditar mais em si, relaxar e buscar ajuda para parar de remoer determinados tipos de pensamentos que te trazem angustia e raiva. qualquer duvida estou a disposição. abços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180

A gastrite é uma condição inflamatória comum do sistema digestivo que causa muito desconfo, mas geralmente é tratável! Consulte um médico gastroenterologista para fazer o diagnóstico correto e tratar adequadamente a gastrite atual. Para obter o alivio dos sintomas e evitar complicações ou o retorno da gastrite; procure um Psicólogo e inicie sua psicoterapia. O profissional de Psicologia vai auxiliar a fazer escolhas de estilo de vida saudáveis, como ter uma dieta balanceada. Além disso; vai ajudar a expor o quê lhe incomoda. Fazer a gestão do comportamento pode eliminar o estresse e ajudar a manter seu estômago saudável a longo prazo.
Te convidamos para uma consulta: Terapia de casal - R$ 400
Olá. No seu caso considero importante o trabalho conjunto entre gastroenterologista e psicólogo para que possa haver o tratamento da gastrite que é um condição inflamatória, e também trabalhar as questões que relata de ansiedade e estresse, como forma de melhorar sua qualidade de vida de modo geral, evitando assim, que as dores e os sintomas, tanto físicos, quanto emocionais, que provavelmente veem como uma forma do seu corpo dizer o que não está tendo espaço para ser dito em terapia retornem! Caso queira marcar uma entrevista para iniciar seu processo de autorreconhecimento estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
A afirmação de que "o corpo fala" é uma realidade inegável. Diante de um stress que suplanta nossa capacidade de adaptação, cada um deposita no corpo suas agonias e sofrimentos, causando os mais diversos sintomas. O estômago é um dos principais órgãos que são capazes de traduzir tais agonias. Ou seja, muitas pessoas traduzirão seus sofrimentos através dos sintomas gástricos, como queimação, dores e uma sensação de "empanzinamento". O sofrimento psicológico é a única causa desses sintomas? Não. Há diversas outras causas possíveis, e muitas delas podem se somar umas às outras. Assim, a diminuição do sofrimento psíquico tende a melhorar os sintomas gástricos, mas temos que investigar outros fatores, como uma infecção por helicobacter, hábitos alimentares, tabagismo, alto consumo de bebidas com cafeína, consumo de bebidas alcoólicas e outros. Sugerir-lhe-ei a adoção de um apoio psicanalítico e o acompanhamento simultâneo de um bom médico clínico. Nada como trabalharmos com a prevenção, evitando assim o retorno dos sintomas. Deus a abençoe.
O excesso de ansiedade causa muitas doenças físicas e emocionais. Pesquise Selye, importante cientista do stress e ansiedade. Jamais esqueça que tem cura. Procure um psicólogo especialista em psicoterapia.
Olá!
Importante a sua pergunta, até para compreender uma coisa básica com relação à ansiedade: ela funciona no corpo do mesmo jeito que o medo, sendo o medo uma emoção básica que todo mamífero sente, e que lhe serve para se colocar em segurança diante dos riscos que a vida oferece. O medo coloca aos mamíferos a correr mais rápido, a lutar com todas as forças, e se for necessário, a ficar imóvel e não provocar a reação externa que cause danos depois.
A ativação que a ansiedade e o medo geram, cria essas sensações físicas desagradáveis que você comentou. O importante é ficar longe do que é arriscado, mas no caso da ansiedade, que é um medo complexo, cujo objeto não é evidente, e que vai demorar para ser entendido, o importante é começar a falar logo para tentar entender do que será que possamos estar nos "defendendo" nessa vida, segundo o que de forma digamos ingênua, digamos imatura, entendemos como uma ameaça ao longo das nossas vivências.
Desejo a você tudo de bom, e fico por aqui, caso tenha interesse em começar a falar.
;)
Sinto muito q esteja assim. Não podemos nos esquecer de que somos um TODO. Ansiedade em excesso pode causar diversos sintomas. Procure profissionais da saúde (médico e psicólogo). Estará no caminho certo, boa sorte! @lysipsicóloga
Olá! É muito positivo que você esteja buscando maneiras de melhorar a ansiedade e o estresse, que são fatores que podem influenciar diretamente as dores no estômago relacionadas à gastrite nervosa. À medida que você trabalha para reduzir a ansiedade e o estresse, é possível observar melhorias nas dores estomacais. A gastrite nervosa muitas vezes está relacionada ao aumento da produção de ácido no estômago devido ao estresse emocional. Além de abordar as causas subjacentes, é importante seguir as recomendações médicas para o tratamento da gastrite nervosa. Isso pode incluir mudanças na dieta, evitando alimentos irritantes, e, se necessário, o uso de medicamentos prescritos por um profissional de saúde. Lembre-se de que o processo pode levar um tempo, e é fundamental ser gentil consigo mesmo/a durante esse período. Estou aqui para apoiar e fornecer orientações ao longo dessa jornada. Se surgirem mais dúvidas ou se precisar de mais informações, estou à disposição para ajudar
Melhorar a ansiedade e o estresse pode ter impactos positivos na saúde geral, incluindo sintomas associados à gastrite nervosa. A gastrite nervosa é uma condição em que o estresse e a ansiedade podem desempenhar um papel significativo no agravamento dos sintomas gastrointestinais.

O estresse crônico e a ansiedade podem aumentar a produção de ácido no estômago, o que, por sua vez, pode contribuir para a irritação da mucosa gástrica e piorar os sintomas da gastrite nervosa. Portanto, trabalhar na redução do estresse e da ansiedade pode ajudar a diminuir a gravidade e a frequência dos sintomas.

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar na gestão da ansiedade e do estresse, potencialmente melhorando os sintomas da gastrite nervosa:

Exercícios físicos: A prática regular de atividade física pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de promover a saúde geral.

Técnicas de relaxamento: Aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou yoga, pode ser benéfico para reduzir a ansiedade e o estresse.

Manejo do tempo: Organizar o tempo de maneira eficiente e estabelecer prioridades pode ajudar a reduzir a sensação de sobrecarga, contribuindo para uma diminuição do estresse.

Alimentação saudável: Adotar uma dieta balanceada e evitar alimentos que possam irritar o estômago pode ser útil no manejo da gastrite nervosa.

Descanso adequado: Assegure-se de ter uma boa qualidade de sono, pois a falta de sono pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade.

Espero ter contribuído.
Um abraço,
Maria Eugênia
Olá!
Imagino o quão desconfortável esteja sendo neste momento, pois eu sei que a gastrite traz um grande desconforto.
Antes de qualquer ação, eu sugiro que você procure um gastroenterologista para ver a causa da sua gastrite. É preciso fazer os exames necessários antes de chegar a uma conclusão que seja uma gastrite nervosa. Mesmo sendo uma gastrite nervosa, é preciso também investigar se essa inflamação também foi produzida por alguma bactéria.
Feito todos os exames, quando o gastroenterologista chegar à conclusão que realmente seja uma gastrite nervosa, então é preciso realizar um acompanhamento do profissional médico juntamente com o psicólogo ou psicanalista, que te ajudarão a ressignificar situações que te causam o estresse e desta forma encontrar um equilíbrio emocional para a sua vida diária.
Lembre-se que você não está só, e tem profissionais capacitados para te auxiliar quando precisar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Olá! Sim, com certeza. O corpo expressa de forma psicossomática as nossas emoções e sentimentos. Ansiedade e stress estão diretamente ligados ao funcionamento do trato digestivo. Buscar um psicólogo/psicanalista te ajudará a buscar e aprender a lidar de forma saudável com as causas da ansiedade e stress que você tem sofrido.
Fico à disposição.
Abraço.
Oi! sinto muito pelo que voce está passando. Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
A ansiedade faz parte da vida de todos nós, mas não pode nos dominar e nos paralisar de forma a nos prejudicar, como uma crise de pânico.
sintomas físicos como tensão muscular e dor no peito podem ser experimentados em casos de ansiedade e podem persistir por vários dias. No entanto, é importante lembrar que esses sintomas também podem ter outras origens, e é fundamental descartar questões físicas antes de atribuí-los somente à ansiedade. Para isso, é recomendável buscar ajuda de um médico para realizar uma avaliação clínica completa. Um profissional de saúde mental pode auxiliá-lo a compreender as causas subjacentes da ansiedade, oferecer suporte emocional e desenvolver estratégias para lidar com os sintomas.
Viver nessa condição deve ser realmente muito desconfortável. Independente de um diagnóstico, o que você precisa é de tratamento urgente para aos poucos sair desse modo de existir e de estar no mundo.
Aconselho voce a buscar um profissional psicologo que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido. Busque de um psicólogo clínico, que poderá te ajudar a entender sua ansiedade, se e episódica ou crises. Também com ajuda profissional voce poderá entender a raiz do problema que está causando ansiedade.

Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Eu busco alinhar atividade fisica no meu trabalho, sempre recomendo para meus pacientes,e alias prego isso em minha propria vida! Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
'''''''''''''''''''''@leticiafernandespsi
Oi, primeiramente, sinto muito pelo que esteja passando.
Com relação a sua dúvida, a gastrite nervosa, muitas vezes associada a preocupações excessivas, estresse crônico e ansiedade, pode manifestar-se através de dores no estômago. Na perspectiva psicanalítica, é importante explorar as raízes psicológicas desses sintomas. A ansiedade pode ser vista como uma resposta emocional a conflitos internos não resolvidos, traumas passados ou dificuldades na vida cotidiana. A expressão física dessas tensões pode se manifestar no corpo, como no caso da gastrite nervosa. A psicanálise busca compreender os processos inconscientes que contribuem para a sintomatologia física. O processo terapêutico envolve a exploração das emoções, pensamentos e memórias que podem estar contribuindo para a ansiedade e, por conseguinte, para os sintomas físicos. Contudo, além da psicanálise, seria fundamental uma abordagem multidisciplinar, incluindo a uma avaliação clínica. Tratamentos médicos, orientações nutricionais e práticas de redução de estresse podem complementar o trabalho psicanalítico.
Caso necessário, estou à disposição! Abraço
Provavelmente, sim.
Isso vai depender se sua gastrite nervosa é causada exclusivamente pela ansiedade e pelo stress ou se outros fatores podem estar associados a ela.
Sim, melhorar a ansiedade e o estresse pode definitivamente ajudar a aliviar os sintomas de gastrite nervosa. Ansiedade e estresse são conhecidos por afetar o sistema gastrointestinal, exacerbando condições como a gastrite. Gerenciar esses fatores emocionais pode reduzir a produção de ácido no estômago e aliviar a inflamação associada, contribuindo para a melhora dos sintomas. Portanto, estratégias de redução de estresse e manejo da ansiedade, como terapia, relaxamento, e técnicas de respiração, podem ser benéficas para a gastrite nervosa.
Sintomas como esse de uma gastrite por exemplo, podem sim está relacionado, a suas emoções e estilo de vida também. O CORRETO será buscar acompanhamento com profissionais especialistas.
Posso te ajudar.
Olá! Normalmente quando não falamos de nossas angústias, nosso corpo produz sintomas, que pode ser o caso da sua gastrite. Seria precipitado te dizer que uma coisa melhoraria a outra, pois cada pessoa funciona de um jeito, mas iniciar um processo analítico, pode te ajudar a compreender melhor de que forma o que você chamou de estresse e ansiedade na sua pergunta estão impactando na sua saúde física.
Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!