Melatonina é eficaz para insônia e despertares frequentes?

6 respostas
Melatonina é eficaz para insônia e despertares frequentes?
A Melatonina é um hormônio produzido de forma natural pelo corpo e que influencia o metabolismo, assim acredita-se que produzido de forma sintética poderá como tratamento a problemas de saúde, como o sono.
Naturalmente é produzida no período noturno e influência o rito de sono-vigília.
Concluindo a melatonina ajuda mas não resolve o problema, visto que a qualidade do sono está intimamente relacionada com seu dia, a Psicoterapia é muito indicada para esse tipo de problema, já que algumas vezes levamos para cama, nossos problemas mais íntimos.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A melatonina é produzida em seu corpo assim como a seratonina. Quando estamos sob estresse ambas podem sofrer uma baixa produção. Busque por um Psicóloga Cognitivo Comportamental e hipnoterapia. Paz e bem!
A melatonina nada mais é que um hormônio que temos responsável pela regulação das funções quando estamos acordados ou durante o sono. Hoje, no mercado, já existe a forma sintética dela para uso, porém ainda não foi liberado pela Anvisa. O uso dela não garantirá o fim da insônia. Seria necessário investigar a causa desse problema, há quanto tempo e de que forma está afetando sua vida. Há técnicas da Terapia Corporal bastante eficientes para esta questão. Procure um psicólogo desta área e acabe de uma vez por todas com sua insônia.
A melatonina é um suplemento usado com bastante sucesso por muitos pacientes com vários tipos de insônia. Atente, porém, para a dinâmica da sua vida. Lembre-se, de acordo com a qualidade do seu dia, assim será a sua noite. De acordo com a qualidade da sua noite, assim será o seu dia. A terapia EMDR poderá contribuir para que os aspectos contraproducentes da sua história não mais influencie negativamente sua jornada. Sinta-se livre para fazer uma experiência sobre como funciona este processo e tire suas próprias conclusões.
Sim, apesar de ainda não ser aprovada pela Anvisa, já encontra-se muitas pessoas relatando bons resultados. Porém é importante atentar para o fato de que a insônia é um sintoma, sem eliminar a causa é provável o medicamento acabe se tornando insuficiente ou que apareça outro sintoma no lugar. Descarte qualquer problema fisiológico, reajuste seus hábitos diários (alimentação, exercícios físicos...) e/ou procure um psicólogo.
Sim, a melatonina pode ajudar nessas questões. Entretanto ela não trabalha diretamente com o sintoma da insônia. Procurar antes um médico para ver se questões biológicas estão influenciando na sua falta de sono. Discartado o diagnóstico de algo biológico, seria interessante procurar terapias como psicoterapia, ou hipnose para ajudar a trabalhar com essas questões. Abraços e tenha uma ótima semana.

Especialistas

Lucas Malosto Ribeiro

Lucas Malosto Ribeiro

Neurologista

Nova Lima

Bruno Soalheiro

Bruno Soalheiro

Médico clínico geral, Endocrinologista, Médico do esporte

São Paulo

Rhuan Santos Lemos

Rhuan Santos Lemos

Médico clínico geral

Sapeaçu

Guilherme Monteiro

Guilherme Monteiro

Médico clínico geral

Montes Claros

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Distúrbios Do Início E Da Manutenção Do Sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.