Melaloma maligno com melanina tem cura?

3 respostas
Melaloma maligno com melanina tem cura?
Sim, apesar de ser uma variedade menos comum de câncer de pele e de ter a possibilidade de se disseminar para outros órgãos, trata-se de uma doença potencialmente curável. A chance de cura é maior em doença mais inicial, que é bem avaliada após a biópsia excisional, na maioria dos casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Tem cura. O termo "melanoma maligno" é impróprio. Todo melanoma é maligno. Trata-se de um tipo de câncer de pele. Provavelmente, a sua lesão é na pele como a grande maioria (95%) e o termo mais adequado seria melanoma cutâneo. O principal fator prognóstico relacionado ao tumor primário é a espessura de Breslow. Existem outros fatores como a ulceração e índice mitótico que também são importantes. Sempre que possível o tratameto é cirúrgico. Quando o tumor passa para outros órgãos (metástase) existem outras formas de tratar (Quimioterapia, Imunoterapia, Radioterapia).
Todo melanoma é maligno, por se tratar de um câncer de pele. O melanoma pigmentado geralmente é mais facilmente detectado ao exame clinico devido a sua cor. Ja aqueles não pigmentados são mais difíceis de serem reconhecidos, o que geralmente leva a um diagnostico mais tardio.
O que determinara o prognostico de cada paciente serão os critérios analisados durante a histopatologia, sendo os mesmos tanto para o melanoma pigmentado quanto para o não pigmentado.

Especialistas

Cláudia Schöffel Schavinski

Cláudia Schöffel Schavinski

Oncologista

Sorriso

Rosane do Rocio Johnsson

Rosane do Rocio Johnsson

Oncologista

Curitiba

Glaucia Cristina Arita Falha

Glaucia Cristina Arita Falha

Dermatologista

Ribeirão Preto

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Melanoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.