Medo de julgamentos, receio de sair de casa, criar teorias que os outros estão pensando ao nosso res

28 respostas
Medo de julgamentos, receio de sair de casa, criar teorias que os outros estão pensando ao nosso respeito, o que pode ser?
São diversas questões que se relacionam entre si e que tem como base a sua história de vida e também seu atual contexto e situações específicas. O sentimento que me parece central é o medo, e precisamos conhecer nossos medos para poder dialogar com eles, e assim poder lidar melhor quando surgem. O medo pode tanto nos ajudar quando nos paralisar. Você precisa fazer uma sessão com um psicólogo para que ele possa te ajudar a explorar essa questão e seus desdobramentos. Por exemplo, quando você fala que cria teoria a respeito do que os outros vão pensar, eu imagino que esse pensamento produza desconforto. Marque com um bom especialista, isso com certeza irá ser de grande ajuda.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
Seria importante procurar ajuda de um Psicólogo, pra que você tenha uma tomada de consciência mais ampla em relação a estás situações e pensamentos.

O medo de julgamentos e a constante preocupação sobre o que os outros possam estar pensando sobre você, pode estar ligado à questões de autoestima.. é necessário uma investigação do seu passado pra entender e, junto com seu Pai, traçar uma estratégia pra trabalhar a imagem que você tem de si.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Podem ser várias coisas. Porém, penso que mais importante do que saber o que é, é tratar essas coisas que estão te incomodando e trazendo sofrimento psíquico. Procure a ajuda de um psicólogo, ele vai te ajudar tanto a identificar o que são esses sentimentos como te ajudar a melhorar.
Difícil falar assim, seria importante avaliar muitas coisas, mas esses sintomas de medo e desconforto desencadeados pela exposição à uma avaliação social podem ser fobia social.
Procure um profissional para uma melhor avaliação.
São poucos dados para te assegurar de um diagnóstico. Mas medos de julgamento, de pessoas, geram ansiedade que pode sim te levar ao isolamento social e criar uma dependência a fim de minimizar esse sentimento. Importante fazer algumas sessões de Psicoterapia para entender o que está acontecendo e qual melhor caminho a seguir para aumentar sua autoconfiança e assertividade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Aline Magnani
Psicólogo
São Paulo
Olá
Dentro da Psicologia cognitiva comportamental buscamos compreender como as percepções alteram nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Os medos que você cita podem acontecer em razão da maneira como vc foi se relacionando com as pessoas e com a sociedade. Considero importante você agendar um horário para que possamos compreender melhor esses acontecimentos e, juntos, traçarmos um planejamento de trabalho.
Dra. Aldenize Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
O medo as vezes é necessário para nos proteger é um sinal para alerta. O medo em excesso pode nos paralisar e levar ao isolamento social. Busque um Psicólogo para ajudá-la a identificar, reconhecer como seus medos se manisfestam e ensina-la a lidar com eles sem sofrimento emocional.
 Érica Ribeiro Marques
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
Uma fobia social...Mas acho necessario uma consulta psicológica.
É possível dessensibilizar essas reações com terapia EMDR e voltar a fluir.
 Marcos Moral Berigo
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Todos colegas colocaram pontos importantes. A maioria sugere que faça psicoterapia, concordo Tem como resolver esses comportamentos. A terapia do Esquema vai no foco e pode te ajudar .
 Vânia Coutinho
Psicólogo
João Pessoa
Olá! Bom, as situações relatadas passam a impressão de que tudo isso está afetando a sua vida de forma negativa. Podem ser várias coisas: fobia social, ansiedade etc. Procure ajuda de um psicólogo, pois o profissional vai tratar esses pontos com você de forma séria, ética, sem desmerecer o que você está vivenciando. Boa sorte!
 Luiz Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Como seu caso parece ser muito amplo, haveria necessidade de você procurar um psicólogo para avaliação de seus sintomas. Poderá haver necessidade de um trabalho conjunto com um psiquiatra dependendo do que o psicologo avaliar no seu caso.
Olá, de acordo com o Manual de Diagnóstico dos Transtornos Mentais, o medo é uma resposta emocional a uma ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação dessa ameaça
futura. Obviamente, esses dois estados se sobrepõem, mas também se diferenciam, com o medo uma forma de luta ou fuga, de pensamentos de perigo e a ansie-
dade sendo mais frequentemente associada a pensamentos referente à questões do futuro.
Como cada pessoa é única e seu sofrimento percebido de forma individual, para um melhor exame detalhado sugiro procurar um profissional de psicologia qualificado.
Espero ter ajudado!
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! O mundo interno de cada um de nós é muito particular, com muitos questionamentos. Parece -me que esse mundo te assusta bastante. Entretanto é muito importante procurar ajuda psicológica, fazer uma análise, para conhecer o que tanto teme! Busque por ajuda, sempre há luz na escuridão, basta começar.
Dra. Crisélia Sanromán Barral
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Olá, o que você está descrevendo são aspectos persecutórios. Eles promovem muito sofrimento e desamparo emocional. Se não forem tratados paralisam o indivíduo, criando um mundo fantasioso de perigos indescritíveis e insuperáveis, podendo chegar à paranoia. Dessa maneira, pode prejudicar seu julgamento e, consequentemente, o exercício profissional, comprometendo as relações pessoais. Mas, esses sintomas podem ser tratados com terapia, e a depender da complexidade, com medicações psiquiátricas. No deixe de buscar ajuda o quanto antes. Ninguém necessita sofrer assim, existe formas de tratamento eficazes.
 Rosangela de Marchi Oliveira
Psicólogo
Nova Odessa
Olá! Você está fazendo diversas distorções cognitivo que levam a esses medos. Na terapia cognitivo comportamental, procuramos identificar essas distorções a fim de modificar os pensamentos que causam essas emoções desagradáveis e os comportamentos ( nesse caso, provavelmente evitacao).
É importante procurar um bom profissional para cuidar dessas questões.
 Angélica Dal Puppo Schwertner
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Boa Tarde, neste caso é importante buscar um profissional que possa escutar mais sobre seus medos e iniciar um tratamento psicológico.
 Lilian R. Ceolin
Psicanalista, Psicólogo
Americana
Olá, pelo o que você relatou apenas é difícil dar um diagnóstico, mas independente disso, é importante você buscar uma ajuda psicológica e olhar para si internamente para entender melhor esses sintomas.
Boa sorte! Abraços!
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Como foi apontado pela colega, anteriormente, realmente parece um pequeno delírio persecutório, sintoma, que por si só não basta para fechar um diagnóstico, mas pode trazer prejuízos na sua vida, por isso mesmo, concordo que é um bom momento para iniciar uma terapia.
Um grande abraço!
 Fabiane Valentin da Silva
Psicólogo
Curitiba
Olá!

Essas características lembram um pouco uma fobia social.

Porém, muito mais importante do que "descobrir" o que é, é iniciar a terapia para aprender a lidar de forma mais tranquila com essas situações que te fazem sofrer, certo?

Espero ter ajudado!
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
é preciso cuidar daquilo que nos traz sofrimento, o acompanhamento psicológico pode lhe auxiliar na tomada de consciência de situações que podem interferir sua qualidade de vida. Encontro-me a disposição.
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Enquanto categoria diagnóstica é bastante complicado, impossível, chegar perto de qualquer questão com essa quantidade de informação, por esse meio de comunicação, enfim. O ideal é que você aprenda a lidar com essas questões em terapia, isso lhe dará mais confiança e segurança para sair e estar a vontade com as demais pessoas.
 Augusta Olivério
Psicólogo
São Paulo
A questão que se coloca aqui não é o que é, mas o quanto é. Todo ser humano tem estruturas psíquicas que nos remetem a esse tipo de pensamento: todos nós já nos pegamos com medo do julgamento de quem nos cerca, ou mesmo uma preocupação com o que os outros pensarão sobre determinadas atitudes nossa. Isso é normal. A questão não é se ter esse tipo de pensamento é normal ou não, mas o QUANTO ele aparece, e o quanto ele te assombra e te limita a levar uma vida normal e tranquila. A questão toda vai depender da frequência e intensidade desses pensamentos, e o quanto eles estão prejudicando atividades comuns no seu dia a dia. Procure um terapeuta, ele vai te ajudar a compreender por que isso é tão crítico para você a ponto de lhe impedir de sair de casa.
 Marta Batista
Psicólogo
Recife
O medo de julgamentos e a constante preocupação sobre o que os outros possam estar pensando sobre você, pode estar ligado à questões de autoestima.. é necessário uma investigação/anamnese/entrevista tendo como objetivo entender e, traçar uma estratégia pra trabalhar a imagem que você tem de si.
Psicoterapia vai ajudar a superar esse medo e a viver melhor.
 Raquel Lara Eugenio Carneiro
Psicanalista, Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
ola, boa tarde!

Todos os questionamentos que vc traz envolvem a palavra medo....e sempre relacionados a voce....(algo vai acontecer COM VOCE....estao falando DE VOCE..)....como se tudo que estivesse acontecendo (ou ainda por acontecer) estivesse sempre que estar relacionado a voce...
Essa sensacao, embora nao seja incomum, traz grande sofrimento psiquico para quem a vivencia...
Procure um psicólogo/psicanalista que possa te escutar e te ajudar a elaborar um sentido para esse sofrimento que tem aparecido de forma tao auto centrada. Costumamos nos relacionar melhor com nossos proprios monstros a partir do momento que passamos a conhece-los ! :)
Um grande abraco
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Não necessariamente existe um nome para isso, nem todas as questões emocionais e psicológicas se enquadram em um transtorno ou distúrbio. Fazer psicoterapia vai te ajudar a elaborar esses sentimentos e encontrar ferramentas para lidar com eles. Abraço.
Ao longo da vida, provavelmente foi difícil interpretar o que as pessoas no geral queriam de você e o que querem de você. Muito confuso.
Provavelmente seria interessante entender o que acontece com você, se está assim momentaneamente ou se sempre foi assim.
Os sintomas que você descreve, tem sido uma proteção, contra alguma dor maior que você viva.

O que pra muitos é cotidiano, no conviver, falar, conversar, discutir, se posicionar, etc, pra você é uma ameaça, então o sintoma vem te ajudar nesse sentido, de se isolar, e criar teorias pra tentar se situar o melhor possível. Mas o sintoma também machuca.

A psicanálise se interessa por demais por pessoas que sofrem do que você sente.
Ela oferece o espaço e o tempo. O tempo de cada analisando, quando quer se questionar.
Um psicanalista poderia te ajudar muito porque sabe ouvir e ajudar pessoas como você.

Especialistas

Mirian Mateus de Cerqueira

Mirian Mateus de Cerqueira

Psicólogo

Cuiabá

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Gabriel Soubihe

Gabriel Soubihe

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Luciana Gonçalves Sabino

Luciana Gonçalves Sabino

Psicanalista, Psicólogo

Aracaju

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Psicanálise
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.