Medo de julgamentos, receio de sair de casa, criar teorias que os outros estão pensando ao nosso res

27 respostas
Medo de julgamentos, receio de sair de casa, criar teorias que os outros estão pensando ao nosso respeito, o que pode ser?
São diversas questões que se relacionam entre si e que tem como base a sua história de vida e também seu atual contexto e situações específicas. O sentimento que me parece central é o medo, e precisamos conhecer nossos medos para poder dialogar com eles, e assim poder lidar melhor quando surgem. O medo pode tanto nos ajudar quando nos paralisar. Você precisa fazer uma sessão com um psicólogo para que ele possa te ajudar a explorar essa questão e seus desdobramentos. Por exemplo, quando você fala que cria teoria a respeito do que os outros vão pensar, eu imagino que esse pensamento produza desconforto. Marque com um bom especialista, isso com certeza irá ser de grande ajuda.

Seria importante procurar ajuda de um Psicólogo, pra que você tenha uma tomada de consciência mais ampla em relação a estás situações e pensamentos.

O medo de julgamentos e a constante preocupação sobre o que os outros possam estar pensando sobre você, pode estar ligado à questões de autoestima.. é necessário uma investigação do seu passado pra entender e, junto com seu Pai, traçar uma estratégia pra trabalhar a imagem que você tem de si.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Podem ser várias coisas. Porém, penso que mais importante do que saber o que é, é tratar essas coisas que estão te incomodando e trazendo sofrimento psíquico. Procure a ajuda de um psicólogo, ele vai te ajudar tanto a identificar o que são esses sentimentos como te ajudar a melhorar.
Difícil falar assim, seria importante avaliar muitas coisas, mas esses sintomas de medo e desconforto desencadeados pela exposição à uma avaliação social podem ser fobia social.
Procure um profissional para uma melhor avaliação.
São poucos dados para te assegurar de um diagnóstico. Mas medos de julgamento, de pessoas, geram ansiedade que pode sim te levar ao isolamento social e criar uma dependência a fim de minimizar esse sentimento. Importante fazer algumas sessões de Psicoterapia para entender o que está acontecendo e qual melhor caminho a seguir para aumentar sua autoconfiança e assertividade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá
Dentro da Psicologia cognitiva comportamental buscamos compreender como as percepções alteram nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Os medos que você cita podem acontecer em razão da maneira como vc foi se relacionando com as pessoas e com a sociedade. Considero importante você agendar um horário para que possamos compreender melhor esses acontecimentos e, juntos, traçarmos um planejamento de trabalho.
O medo as vezes é necessário para nos proteger é um sinal para alerta. O medo em excesso pode nos paralisar e levar ao isolamento social. Busque um Psicólogo para ajudá-la a identificar, reconhecer como seus medos se manisfestam e ensina-la a lidar com eles sem sofrimento emocional.
Uma fobia social...Mas acho necessario uma consulta psicológica.
É possível dessensibilizar essas reações com terapia EMDR e voltar a fluir.
Todos colegas colocaram pontos importantes. A maioria sugere que faça psicoterapia, concordo Tem como resolver esses comportamentos. A terapia do Esquema vai no foco e pode te ajudar .
Olá! Bom, as situações relatadas passam a impressão de que tudo isso está afetando a sua vida de forma negativa. Podem ser várias coisas: fobia social, ansiedade etc. Procure ajuda de um psicólogo, pois o profissional vai tratar esses pontos com você de forma séria, ética, sem desmerecer o que você está vivenciando. Boa sorte!
Como seu caso parece ser muito amplo, haveria necessidade de você procurar um psicólogo para avaliação de seus sintomas. Poderá haver necessidade de um trabalho conjunto com um psiquiatra dependendo do que o psicologo avaliar no seu caso.
Olá, de acordo com o Manual de Diagnóstico dos Transtornos Mentais, o medo é uma resposta emocional a uma ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação dessa ameaça
futura. Obviamente, esses dois estados se sobrepõem, mas também se diferenciam, com o medo uma forma de luta ou fuga, de pensamentos de perigo e a ansie-
dade sendo mais frequentemente associada a pensamentos referente à questões do futuro.
Como cada pessoa é única e seu sofrimento percebido de forma individual, para um melhor exame detalhado sugiro procurar um profissional de psicologia qualificado.
Espero ter ajudado!
Olá! O mundo interno de cada um de nós é muito particular, com muitos questionamentos. Parece -me que esse mundo te assusta bastante. Entretanto é muito importante procurar ajuda psicológica, fazer uma análise, para conhecer o que tanto teme! Busque por ajuda, sempre há luz na escuridão, basta começar.
Olá, o que você está descrevendo são aspectos persecutórios. Eles promovem muito sofrimento e desamparo emocional. Se não forem tratados paralisam o indivíduo, criando um mundo fantasioso de perigos indescritíveis e insuperáveis, podendo chegar à paranoia. Dessa maneira, pode prejudicar seu julgamento e, consequentemente, o exercício profissional, comprometendo as relações pessoais. Mas, esses sintomas podem ser tratados com terapia, e a depender da complexidade, com medicações psiquiátricas. No deixe de buscar ajuda o quanto antes. Ninguém necessita sofrer assim, existe formas de tratamento eficazes.
Olá! Você está fazendo diversas distorções cognitivo que levam a esses medos. Na terapia cognitivo comportamental, procuramos identificar essas distorções a fim de modificar os pensamentos que causam essas emoções desagradáveis e os comportamentos ( nesse caso, provavelmente evitacao).
É importante procurar um bom profissional para cuidar dessas questões.
Boa Tarde, neste caso é importante buscar um profissional que possa escutar mais sobre seus medos e iniciar um tratamento psicológico.
Olá, pelo o que você relatou apenas é difícil dar um diagnóstico, mas independente disso, é importante você buscar uma ajuda psicológica e olhar para si internamente para entender melhor esses sintomas.
Boa sorte! Abraços!
Como foi apontado pela colega, anteriormente, realmente parece um pequeno delírio persecutório, sintoma, que por si só não basta para fechar um diagnóstico, mas pode trazer prejuízos na sua vida, por isso mesmo, concordo que é um bom momento para iniciar uma terapia.
Um grande abraço!
Olá!

Essas características lembram um pouco uma fobia social.

Porém, muito mais importante do que "descobrir" o que é, é iniciar a terapia para aprender a lidar de forma mais tranquila com essas situações que te fazem sofrer, certo?

Espero ter ajudado!
é preciso cuidar daquilo que nos traz sofrimento, o acompanhamento psicológico pode lhe auxiliar na tomada de consciência de situações que podem interferir sua qualidade de vida. Encontro-me a disposição.
Olá! Enquanto categoria diagnóstica é bastante complicado, impossível, chegar perto de qualquer questão com essa quantidade de informação, por esse meio de comunicação, enfim. O ideal é que você aprenda a lidar com essas questões em terapia, isso lhe dará mais confiança e segurança para sair e estar a vontade com as demais pessoas.
A questão que se coloca aqui não é o que é, mas o quanto é. Todo ser humano tem estruturas psíquicas que nos remetem a esse tipo de pensamento: todos nós já nos pegamos com medo do julgamento de quem nos cerca, ou mesmo uma preocupação com o que os outros pensarão sobre determinadas atitudes nossa. Isso é normal. A questão não é se ter esse tipo de pensamento é normal ou não, mas o QUANTO ele aparece, e o quanto ele te assombra e te limita a levar uma vida normal e tranquila. A questão toda vai depender da frequência e intensidade desses pensamentos, e o quanto eles estão prejudicando atividades comuns no seu dia a dia. Procure um terapeuta, ele vai te ajudar a compreender por que isso é tão crítico para você a ponto de lhe impedir de sair de casa.
O medo de julgamentos e a constante preocupação sobre o que os outros possam estar pensando sobre você, pode estar ligado à questões de autoestima.. é necessário uma investigação/anamnese/entrevista tendo como objetivo entender e, traçar uma estratégia pra trabalhar a imagem que você tem de si.
Psicoterapia vai ajudar a superar esse medo e a viver melhor.
ola, boa tarde!

Todos os questionamentos que vc traz envolvem a palavra medo....e sempre relacionados a voce....(algo vai acontecer COM VOCE....estao falando DE VOCE..)....como se tudo que estivesse acontecendo (ou ainda por acontecer) estivesse sempre que estar relacionado a voce...
Essa sensacao, embora nao seja incomum, traz grande sofrimento psiquico para quem a vivencia...
Procure um psicólogo/psicanalista que possa te escutar e te ajudar a elaborar um sentido para esse sofrimento que tem aparecido de forma tao auto centrada. Costumamos nos relacionar melhor com nossos proprios monstros a partir do momento que passamos a conhece-los ! :)
Um grande abraco
Olá. Não necessariamente existe um nome para isso, nem todas as questões emocionais e psicológicas se enquadram em um transtorno ou distúrbio. Fazer psicoterapia vai te ajudar a elaborar esses sentimentos e encontrar ferramentas para lidar com eles. Abraço.