Medo de ficar doente, pessoa que acha que está doente e percorre vários consultórios médicos em busca

8 respostas
Medo de ficar doente, pessoa que acha que está doente e percorre vários consultórios médicos em busca de algum problema, porém os exames não comprovam nenhuma doença. O que é isso? O que fazer?
A preocupação excessiva com a saúde ou que ficará doente é conhecido pelo nome de Hipocondria, diferente do que a maioria das pessoas falam, o hipocondríaco não é somente aquele que toma remédios para tudo e toda hora, mas sim aquele que possui medos excessivos e irreais, os fazendo sofrer.

A melhor coisa a se fazer é procurar um psicólogo e um psiquiatra para realizar uma avaliação do que está ocorrendo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muitas questões podem estar envolvidas no fato de alguém procurar constantemente o médico. Normalmente, trata-se de um transtorno de ansiedade. Procure um profissional para uma avaliação.
É necessário realizar uma avaliação mais aprofundada de seus sintomas para saber realmente o que está se passando, entretanto há fortes indícios que um transtorno de ansiedade conhecido como 'ansiedade acerca de saúde' tenha se desenvolvido. É um transtorno de ansiedade tratável. O tratamento mais recomendado é a Terapia Cognitivo-Comportamental. Procure um Psicólogo/Terapeuta especialista nesta área para traçar um plano de trabalho e mudança.
O medo de ficar doente é um transtorno somatoforme que significa transferir para o corpo um problema emocional que resultam em sintomas físicos que não são diagnosticados por nenhum exame laboratorial. Esta fobia de doenças são melhor tratadas por uma abordagem psicanalítica por tratar-se de uma doença psíquica e não orgânica. É muito comum que a pessoa esteja fragilizada e procure atenção médica para superar traumas inconscientes, ou seja, traumas que a própria pessoa desconhece a existência. Entretanto, se o comportamento for uma procura de obtenção de atenção e cuidados especiais para amenizar o sofrimento psíquico isto tem um outro tipo de diagnóstico chamado síndrome de Munchausen. Para ambos os casos de fobia de doença ou síndrome de Munchausen o tratamento aconselhável é psicológico.

Atenciosamente,

Sandro César
várias coisas podem estar contribuindo para esse padrão de comportamento. é preciso que seja feita uma análise funcional do problema, a fim de se identificar possíveis fatores instaladores e mantenedores. a partir daí, uma terapia comportamental poderá traçar formas de alterar esse padrão.
Esse medo de ficar doente pode ser uma fobia específica e está ligada a transtorno de ansiedade. Aconselho-o a procurar um psiquiatra para que ele possa averiguar e se necessário encaminhá-lo para um psicólogo.
Melhoras para ti!

Att. Beatriz Sá Orgal
Na hipocondria geralmente o indivíduo acredita firmemente que tem alguma doença ainda não diagnosticada. Como consequência, busca médicos e faz exames incessantemente para confirmar sua crença. A terapia cognitivo-comportamental atua sobre o sistema de crenças do paciente, estimulando que mudanças cognitivas tragam também mudanças emocionais e comportamentais.

Como os sintomas descritos foram poucos, recomendo a busca de um psicólogo e de um psiquiatra para melhor avaliação do caso e para que seja feito o diagnóstico adequado.
Pelo seu relato aparentemente se trata de algum transtorno de ansiedade. Esses se expressam de diversas formas, inclusive com a preocupação excessiva com a saúde. Na verdade, a pessoa não está completamente errada, já que ela precisa realmente de ajuda de um profissional de saúde, mas essa não se dará nesses consultórios médicos, mas sim com um psicólogo e talvez com um psiquiatra.
O psicólogo poderá ajuda-la a entender as origens dessa angustia. Caso a ansiedade esteja em um nível muito prejudicial à vida da pessoa, um psiquiatra poderá também auxiliar.

Especialistas

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Transtornos fóbicos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.