Medo de ficar doente, pessoa que acha que está doente e percorre vários consultórios médicos em busca
8
respostas
Medo de ficar doente, pessoa que acha que está doente e percorre vários consultórios médicos em busca de algum problema, porém os exames não comprovam nenhuma doença. O que é isso? O que fazer?
A preocupação excessiva com a saúde ou que ficará doente é conhecido pelo nome de Hipocondria, diferente do que a maioria das pessoas falam, o hipocondríaco não é somente aquele que toma remédios para tudo e toda hora, mas sim aquele que possui medos excessivos e irreais, os fazendo sofrer.
A melhor coisa a se fazer é procurar um psicólogo e um psiquiatra para realizar uma avaliação do que está ocorrendo.
A melhor coisa a se fazer é procurar um psicólogo e um psiquiatra para realizar uma avaliação do que está ocorrendo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Muitas questões podem estar envolvidas no fato de alguém procurar constantemente o médico. Normalmente, trata-se de um transtorno de ansiedade. Procure um profissional para uma avaliação.
É necessário realizar uma avaliação mais aprofundada de seus sintomas para saber realmente o que está se passando, entretanto há fortes indícios que um transtorno de ansiedade conhecido como 'ansiedade acerca de saúde' tenha se desenvolvido. É um transtorno de ansiedade tratável. O tratamento mais recomendado é a Terapia Cognitivo-Comportamental. Procure um Psicólogo/Terapeuta especialista nesta área para traçar um plano de trabalho e mudança.
O medo de ficar doente é um transtorno somatoforme que significa transferir para o corpo um problema emocional que resultam em sintomas físicos que não são diagnosticados por nenhum exame laboratorial. Esta fobia de doenças são melhor tratadas por uma abordagem psicanalítica por tratar-se de uma doença psíquica e não orgânica. É muito comum que a pessoa esteja fragilizada e procure atenção médica para superar traumas inconscientes, ou seja, traumas que a própria pessoa desconhece a existência. Entretanto, se o comportamento for uma procura de obtenção de atenção e cuidados especiais para amenizar o sofrimento psíquico isto tem um outro tipo de diagnóstico chamado síndrome de Munchausen. Para ambos os casos de fobia de doença ou síndrome de Munchausen o tratamento aconselhável é psicológico.
Atenciosamente,
Sandro César
Atenciosamente,
Sandro César
várias coisas podem estar contribuindo para esse padrão de comportamento. é preciso que seja feita uma análise funcional do problema, a fim de se identificar possíveis fatores instaladores e mantenedores. a partir daí, uma terapia comportamental poderá traçar formas de alterar esse padrão.
Esse medo de ficar doente pode ser uma fobia específica e está ligada a transtorno de ansiedade. Aconselho-o a procurar um psiquiatra para que ele possa averiguar e se necessário encaminhá-lo para um psicólogo.
Melhoras para ti!
Att. Beatriz Sá Orgal
Melhoras para ti!
Att. Beatriz Sá Orgal
Na hipocondria geralmente o indivíduo acredita firmemente que tem alguma doença ainda não diagnosticada. Como consequência, busca médicos e faz exames incessantemente para confirmar sua crença. A terapia cognitivo-comportamental atua sobre o sistema de crenças do paciente, estimulando que mudanças cognitivas tragam também mudanças emocionais e comportamentais.
Como os sintomas descritos foram poucos, recomendo a busca de um psicólogo e de um psiquiatra para melhor avaliação do caso e para que seja feito o diagnóstico adequado.
Como os sintomas descritos foram poucos, recomendo a busca de um psicólogo e de um psiquiatra para melhor avaliação do caso e para que seja feito o diagnóstico adequado.
Pelo seu relato aparentemente se trata de algum transtorno de ansiedade. Esses se expressam de diversas formas, inclusive com a preocupação excessiva com a saúde. Na verdade, a pessoa não está completamente errada, já que ela precisa realmente de ajuda de um profissional de saúde, mas essa não se dará nesses consultórios médicos, mas sim com um psicólogo e talvez com um psiquiatra.
O psicólogo poderá ajuda-la a entender as origens dessa angustia. Caso a ansiedade esteja em um nível muito prejudicial à vida da pessoa, um psiquiatra poderá também auxiliar.
O psicólogo poderá ajuda-la a entender as origens dessa angustia. Caso a ansiedade esteja em um nível muito prejudicial à vida da pessoa, um psiquiatra poderá também auxiliar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho um desconforto para respirar faz alguns dias e uma sensação estranha na garganta e uma leve dor as vezes no ouvido, as vezes pelo pescoço, me vejo pensando em estar com algum tipo de câncer no esôfago, laringe ou faringe. É possível mesmo ? Já marquei médico, porém, a data ainda está longe.
- Faço tratamento com Paroxetina, mas ainda passo mal em diversas situações, quando ando de carro e quando saio na rua, tenho que andar perto de muros, pois tenho a sensação de travar e cair. Como poderei curar isso?
- Transtorno fóbico - ansioso extremamente grave pode apresentar sintomas psicóticos, como alucinações? Cid: F40 e F29
- Não viajo de avião por nedo de ficar trancada, tem cura?
- Tenho muito medo de ficar louca, quem tem medo de enlouquecer fica louco? Não tenho parentes próximos com nenhum quadro de esquizofrenia por exemplo, quais são minhas chances disso acontecer?
- Gostaria de saber se a hipnose realmente funciona para tratar fobias específicas, como saberei se estou de fato acessando meu inconsciente para fazer as mudanças? quantas sessões são necessárias? irei curar a fobia ou apenas controlá-la? obrigada!
- Desde meus 11 anos, tenho um medo excessivo de algumas situações, como provas, ou perguntas que não sei responder, ou de não conseguir atingir meus objetivos e o que se espera de mim.Esse medo não é comum, ele é excessivo mesmo. Eu sinto efeitos colaterais dolorosos.Não é depressão.O que seria ?
- Meu filho não consegui ir no dentista tem ansiedade, que me recomendam?
- Boa noite , tenho um problema muito sério e acho que é uma obsessão, tenho um medo muito enorme de vomitar, toda vez que eu vou comer se eu pensar na hora que eu tiver comendo eu vômito, fico louco com esse pensamento, choro de mais. Foi por causa de um trauma no ano de 2002 , me ajudem! Que posso fazer?
- Tenho fobia a lagartixas, gostaria de saber qual a melhor maneira de amenizar meu problema? qual especialidade devo procurar? um psiquiatra?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Transtornos fóbicos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.