Medir a pressão várias vezes ao dia faz mal , porque sou muito ansiosa e por esse motivo eu verifico

36 respostas
Medir a pressão várias vezes ao dia faz mal , porque sou muito ansiosa e por esse motivo eu verifico muitas vezes a pressão no meu aparelho digital , gostaria de saber se isso faz fica cada vez mais ansiosa ?
Ansiedade exagerada é algo que precisa ser tratado sim. A nossa pressão sanguínea pode variar diversas vezes ao longo de um dia sem necessariamente significar que algo esta errado ou alguma doença, então nesse sentido, não teria porque fazer isso se não há uma doença ou um monitoramento que justifique isso. Já a ansiedade precisa ser entendida e tratada para que não prejudique sua rotina diária.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, a ansiedade faz parte de nossa viver, o problema é quando ela começa a tomar muita importancia a um determinado fato, como este como você traz. E um sintoma que indica deve procurar uma ajuda, seja um psiquiatrico, mais indicado neste seria uma psicoterapia, vai lhe ajudar a entender o porque deste sintoma e caso seja preciso pode haver uma indicação de acompanhamento medico também. Importante buscar um profissional. A disposição para outras duvidas.
Medir a pressão várias vezes ao dia vai te deixar mais ansiosa sim e com uma certa tensão a cada medição, gerando um constante estado de apreensão e sobrecarregando o seu emocional. Reintero a importância de um tratamento psicológico não somente para a ansiedade, mas inclusive sobre o motivo que te leva a medir sua pressão várias ao dia, muito provavelmente existem questões psicológicas que estão te conduzindo a essa prática e precisam ser tratadas para que você possa se sentir melhor e menos desassossegada.
Olá, o fato de medir constantemente a pressão já é um sintoma de ansiedade e acredito que esse funcionamento deve atrapalhar sua qualidade de vida, um acompanhamento psicológico, vai te ajudar a entender oque vem desencadeando essa ansiedade e controla lá.
Concordo com os colegas. O fato de medir a pressão a todo momento, significa que algo a preocupa, É a cada medição aumenta sua tensão e ansiedade para com o resultado. Perceba que já virou um ciclo vicioso que precisa ser trabalhado em psicoterapia, pois com ela você poderá ter mais consciência e agir sobre o sintoma e suas causas. Boa sorte!!
bom dia, concordo com os colegas a ansiedade precisa ser controlada com a psicoterapia para entender as causas que pode não ser somente a pressão alta, ou melhor a pressão alta pode ser causada também dos piques ansiosos, portanto consulte um psicologo e um cardiologista se não está muito confiante no diagnostico dele.
Bom dia! Com certeza! Medir a pressão várias vezes não é o que fará vc conseguir controlá-la. No entanto, essa forma de encarar a situação pode deixar vc ainda mais ansiosa, pq ela não melhora de hora em hora, e aí, seu estado emocional se altera e pode afetar a pressão, criando um ciclo vicioso. Procure seguir as orientações médicas, e no resto do tempo procure viver seu dia, procure se focar nas atividades que está fazendo no presente. Meditação também pode colaborar para um estado emocional mais sereno, que poderá contribuir para a melhora de sua pressão. Boa sorte!
Boa tarde! Se não sentíssemos ansiedade, tomar decisões na vida seria muito mais ariscado, e a intolerância à incerteza é responsável por manter esse estado de alerta acionado.
Aferir sua pressão várias vezes seguida com certeza não está te fazendo bem porque a cada aferição você vai encontrar um resultado diferente aumentando cada vez mais sua ansiedade.
Procure um cardiologista pra avaliar se sua pressão precisa ser medicamentada e um terapeuta pra ajudar a identificar questões que o levam ou seja que desencadeia essa necessidade de aferir a pressão várias vezes ao dia.
A cada medição, naturalmente aumentará sua ansiedade. Ter consciência que está te fazendo mal é um bom começo. Considero importante neste caso uma psicoterapia sistêmica que lhe proporcionará olhar para seu sistema familiar e perceber Com Quem ou Com o Que sua ansiedade está vinculada. A partir de então, ficará mais reflexiva, alterando pensamentos, conceitos e, principalmente, liberação para que você possa seguir diferente.
Essa preocupação constante e persistente com alterações em algo a parte do corpo ou uma doença,é característica do transtorno hipocondríaco.
O ato de medir a pressão e si não é causa de adoecimento,mas, Sim um sintoma de sua ansiedade.
Uma medicação ansiolítica certamente reduzirá o sofrimento e a ansiedade enquanto estiver fazendo a psicoterapia para poder lidar melhor com as pressões externas ou internas que geram sua angústia.


Olá! Parece que você fica muito ansiosa com a verificação da sua pressão arterial. Se você tem hipertensão é aconselhável fazer um acompanhamento médico com clínico geral ou cardiologista. Se sua pressão arterial está dentro dos padrões normais e mesmo assim isso te causa preocupação, seria importante buscar ajuda psicológica para entender as causas das preocupações e, assim aprender a eliminar estes pensamentos ansiosos que te causam sofrimento.
Olá
O comportamento de aferir a pressão muitas vezes ao dia nessa situação, está ligada a um transtorno de ansiedade.
A tendência do indivíduo que sofre deste transtorno é logo certificar de que não há nada errado com ele, fazendo verificações, ou indo ao médico, por supor que algo mais grave pode estar acontecendo. Este tipo de comportamento é uma forma de busca de segurança, que mantém a ansiedade. Marque uma consulta psicológica.
A questão aqui é: por que você está aferindo a sua pressão várias vezes durante o dia? Tem medo de passar mal? Ter um infarto? Na terapia você pode ter um espaço para entender melhor o que está acontecendo. O medo exagerado, a ansiedade, tudo isso pode ser sintoma de que algo não está bem com sua saúde emocional.
Acrescentaria a resposta dos colegas, uma avaliação pra verificar se não trata-se de Transtorno obsessivo-compulsivo com predominância de comportamentos compulsivos, rituais obsessivos.
Afim de direcionar terapia e medicação mais específica.
O transtorno de ansiedade generalizado (TAG) caracteriza-se por ansiedade e preocupação excessivas que estão presentes por não mais que ≥ 6 meses sobre várias atividades ou eventos. Acredito que no seu caso de aferir a pressão constantemente pode ser um sinal. Te oriento a procurar um Psicólogo para sessões de psicoterapia, este profissional pode te ajudar a identificar melhor e a tratar este quadro .
Olá boa noite, em primeiro lugar o importante é fazer psicoterapia para resolver a causa da sua ansiedade, que possivelmente te ajudará no controle da sua pressão também. E ajudará a resolver esse comportamento compulsivo de medir a pressão que já está virando TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Espero ter te ajudado. Grande Abraço
Olá , se você percebe que para se sentir segura ou bem você precisa medir a pressão com frequência, sugiro que procure uma terapia para trabalhar os conflitos internos e repetitivos que fazem gerar ansiedade. na terapia você irá trabalhar os pensamentos que geram ansiedade, e aprender estratégias para saber adiministrar a compulsão e ter uma boa qualidade de vida.
Tudo gira em torno de nossas emoções e como controlamos elas: medo, alegria, tristeza, nojo e raiva.O equilíbrio é fundamental pois, temos o pensamento, a emoção e o comportamento. Quando o organismo está com falta de dopamina, a ansiedade sai do equilíbrio, quimicamente falando.Terapia com psicólogo, pode melhorar, e ajudar a resolver a causa do problema, e não apenas os sintomas...Sempre que houver a necessidade de medicamento (psiquiatra) terá que ter acompanhamento psicológico, para que não apenas se camufle. Cuide-se!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá .
Ansiedade não é algo ruim , faz parte da nossa vida, Ela pode nos motivar a ir regularmente ao médico e fazer exames , ou mesmo nos paralisar por medo, preocupações com o que pode acontecer e até vergonha.
Na situação que você descreveu me parece que já está te incomodando, causando sofrimento por não ter controle sobre o comportamento repetitivo de medir a pressão . A terapia conjuntivo comportamental parte do princípio que a forma como pensamos interfere diretamente no que sentimos e nos comportamos. Mudamos o pensamento, muda a emoção e o comportamento . Seria importante prestar atenção que tipo de pensamentos te impulsionam a repetição de medir a pressão , se não ha de fato um motivo clínico aparente para fazê-lo .
Fico a disposição.
Olá. Pelo que você relata parece que há uma fixação em aferir a pressão, pode ser sim um indício de ansiedade. Por vezes pode se tornar um comportante descontrolado que você não consegue conter. Procure imediatamente um psicólogo para fazer psicoterapia. Atenciosamente
Olá, é preciso investigar qual a causa desse ato compulsivo de medir a pressão várias vezes ao dia e saber como se originou, só assim será possível avaliar a melhor intervenção terapêutica a ser usada para controlar a ansiedade que você relata. Procure um psicólogo!
Boa noite, sim, padrões ansiosos devem ser tratados pois podem acabar se retroalimentando e se intensificando.
Sem
Dúvida nenhuma . Busque um profissional pra tratar a causa .
Boa noite! O que fica claro é que tem uma ansiedade em relação a sua saúde que precisa ser tratada. Busque ajuda o quanto antes, não espere essa ansiedade se intensificar ainda mais. Marque com psicóloga (o). Abraço
Olá!
Comprovadamente sabemos que o estado emocional influencia todo o sistema fisiológico. Verificar a pressão a todo instante diz de uma preocupação, medo, insegurança , etc. que possivelmente esteja passando. É importante procurar um profissional, fazer exames para averiguar se está tendo um quadro de hipertensão para que possa tratar e também procurar ajuda psicológica para lidar com a ansiedade, sentimentos e emoções que estejam lhe causando sofrimento psíquico.
Olá! Sim, é um traço comum de ansiedade estar o tempo todo alerta, preocupada, em estado de atenção, por mais que não haja qualquer tipo de questão fisiológica subjacente. Tente fazer terapia, isso lhe auxiliará muito a se compreender e a se cuidar melhor também, evitando que o quadro se agrave.
Sim, além de poder gerar mais ansiedade pode também gerar as consequências físicas, então é importante procurar ajuda para que você consiga lidar com a Ansiedade de maneira positiva.
Olá! A preocupação exagerada é um sintoma de ansiedade, medir sua pressão pode ser uma tentativa de alivio e controle sobre os pensamentos ansiosos. O processo de psicoterapia irá ajudá-la a perceber seus medos e ansiedade. Fico à disposição, um abraço!
Olá, se você se percebe ansiosa e por esse motivo verifica sua pressão várias vezes por dia, é possível sim que exista relação entre os sintomas de ansiedade e o comportamento de verificar a pressão.
Olá! Busque um psicólogo para tratar a ansiedade e esse comportamento que parece estar se tornando compulsivo. A consulta de um cardiologista também pode ajudar para verificar como realmente está sua pressão. Se o médico liberar, faça alguma atividade física e coisas que tragam algum prazer para o seu cotidiano. Um grande abraço!
Olá, tudo bem?

É importante você saber que os níveis de pressão arterial variam ao longo do dia, até mesmo, variações de minutos. Tudo isso está de acordo com o nível de atividade física, se há repouso ou não, se acabou de fazer uma refeição, emoções, sentimentos, temperatura, tipos de alimentos, medicação, etc.
São diversos fatores que influenciam na alteração da pressão arterial, e por isso, não há necessidade de ela ser aferida muitas vezes ao dia, a menos que esteja sentindo algum mal-estar.
Porém, se todas as vezes que se sente ansiosa, aferir a PA, pode ser que ela esteja alta mesmo, devido à ansiedade, já que ela também faz a pressão subir. Dessa forma, indico que não se preocupe em medí-la o tempo todo, e procure um profissional da saúde mental para te ajudar a compreender os sintomas da ansiedade, assim como, procurar seguir um estilo saudável de vida, que favoreça a regulação da pressão arterial.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
oLA! A ansiedade é sentida diretamente pelo nosso organismo como um todo. É o corpo reagindo fisicamente com falta de ar, coração acelerado, suor, dor de cabeça, tremores, dentre outros sintomas, como os físicos, aos sentimentos de nervosismo, irritabilidade, medo, pavor, pânico... etc Aconselho a procurar ajuda de profissionais, rapidamente, uma boa terapia auxilia no entendimento desses sentimentos, para entender o por quê dessas crises, assim como para descobrir formas para amenizá-las. Estou a disposição para te ajudar
Não te faz ser uma pessoa mais ansiosa, porque ansiedade não é cumulativa, mas com certeza vai te deixar mais tempo em estado de ansiedade, mesmo que em nível menor, pois você estará sempre pensando e preocupada com sua pressão arterial, o que, segundo você mesma, não faz bem para você.
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem!
Entendo que a ansiedade pode ser uma experiência muito desafiadora e, muitas vezes, leva a comportamentos repetitivos como medir a pressão arterial várias vezes ao dia. É comum que, em busca de alívio, pessoas ansiosas adotem hábitos que acabam perpetuando ainda mais a ansiedade na busca por um controle que não acontece.
Medir a pressão arterial com frequência pode, de fato, contribuir para o aumento da ansiedade. A ação de verificar constantemente a pressão pode criar um ciclo de preocupação: você mede a pressão, fica ansiosa com o resultado, mede novamente e continua se preocupando, o que pode manter ou até aumentar sua ansiedade. E em alguns casos, até alterar a pressão. Esse comportamento de monitoramento constante pode se tornar uma forma de reforçar suas preocupações, em vez de aliviá-las.
Além disso, a pressão arterial pode naturalmente variar ao longo do dia devido a diferentes fatores, como atividades físicas, alimentação e estresse. Focar excessivamente nesses números pode fazer com que você interprete variações normais como sinais de problemas de saúde, aumentando ainda mais a sua ansiedade.
O primeiro passo para quebrar esse ciclo é reconhecer que ele está ligado a ansiedade e contribuindo para aumentar a ansiedade. Buscar ajuda profissional é essencial para aprender a lidar com essas preocupações de forma mais saudável. Um psicólogo pode trabalhar com você para identificar os gatilhos da sua ansiedade e desenvolver estratégias eficazes para gerenciá-la.
Na terapia, você pode aprender técnicas de relaxamento e de controle da ansiedade, além de explorar formas de mudar esses padrões de comportamento. Se a ansiedade está afetando significativamente sua vida, também pode ser útil consultar um médico psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação, que pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade enquanto você trabalha nas questões mais profundas na terapia.
Havendo interesse por cuidar de você e superar a ansiedade, entre em contato comigo, me mande uma mensagem, estou à disposição para ajudar de maneira personalizada e acolhedora. Você poderá encontrar melhores formas de lidar com sua ansiedade e melhorar sua qualidade de vida. Aguardo seu contato, conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços,
Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo
@psicologaadrianadearaujo
Medir a pressão várias vezes ao dia, especialmente quando você já está ansiosa, pode, na verdade, aumentar ainda mais a ansiedade. O ato de verificar constantemente pode gerar um ciclo de preocupação, fazendo com que você se torne mais sensível a qualquer variação, o que reforça o medo e a tensão. A psicoterapia pode ajudá-la a entender o papel da ansiedade nesse comportamento e como isso afeta sua saúde emocional. Trabalhar essas questões com um psicólogo pode ajudar a reduzir a necessidade de medir a pressão com tanta frequência e, assim, diminuir a ansiedade relacionada.
Medir a pressão arterial repetidamente, especialmente quando você está muito ansiosa, pode, sim, agravar a ansiedade. Embora a medição em si não seja prejudicial fisicamente (desde que você esteja utilizando um aparelho adequado e a técnica de medição seja correta), o comportamento repetitivo pode criar um ciclo de ansiedade e preocupação que piora a percepção sobre sua saúde e pode, paradoxalmente, aumentar a pressão arterial em momentos de estresse.

Aqui estão alguns pontos para entender melhor por que isso pode afetar sua ansiedade e como isso pode ser um problema:

1. O Efeito do Ciclo de Ansiedade e Medição
Quando você está muito ansiosa e mede a pressão repetidamente, isso pode criar um círculo vicioso. A ansiedade pode aumentar temporariamente a pressão arterial, e ao ver números mais altos no medidor, você fica mais preocupada, o que, por sua vez, aumenta ainda mais a ansiedade e a pressão, criando um ciclo de preocupação e estresse.

Exemplos:
Se você medir a pressão e o valor for um pouco mais alto do que o esperado, isso pode fazer você pensar: "Eu estou doente?", "Será que é pressão alta?". Esse pensamento pode aumentar seu nível de estresse, o que, por sua vez, pode elevar a pressão novamente, tornando mais difícil quebrar esse ciclo.

Pessoas com ansiedade podem ter pressões arteriais flutuantes que são temporárias e não representam um problema de saúde. No entanto, ao medir com frequência, você pode interpretar qualquer variação como algo negativo, o que contribui para a ansiedade.

2. O que a pesquisa diz sobre medir a pressão excessivamente
Embora medir a pressão de vez em quando seja uma boa prática para monitoramento da saúde, a medição excessiva pode levar a um fenômeno conhecido como hipertensão da consulta ou hipertensão de "blusa branca". Isso ocorre quando a pressão arterial sobe devido à ansiedade sobre a medição em si, e não por uma condição médica real de hipertensão. Medir constantemente pode aumentar a percepção de que há algo de errado com sua saúde, levando a mais ansiedade e mais medição, sem necessidade real.

3. Como a ansiedade afeta a pressão arterial
Quando estamos ansiosos, o sistema nervoso autônomo (responsável pelas funções involuntárias, como a pressão arterial, frequência cardíaca e respiração) entra em alerta. Isso pode resultar em um aumento temporário da pressão arterial devido à liberação de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol.

Durante episódios de ansiedade, é normal que sua pressão arterial suba temporariamente. No entanto, se a ansiedade se tornar crônica e a pessoa continuar a medir a pressão repetidamente, a percepção de que algo está errado pode tornar-se exacerbada, mesmo que não haja uma condição médica real.
4. O que você pode fazer para evitar esse ciclo?
Aqui estão algumas sugestões práticas para evitar o impacto da medição excessiva na sua ansiedade:

Defina horários específicos para medir a pressão: Em vez de medir várias vezes ao dia, escolha um horário fixo, como pela manhã ou à noite, para verificar sua pressão. Isso pode ajudar a diminuir a compulsão de medir constantemente.

Confiança no médico: Se você estiver preocupada com sua pressão, confie no seu médico para fazer o diagnóstico correto. Se você já fez medições regulares e não encontrou sinais de hipertensão, pode ser útil confiar nos exames profissionais e reduzir a frequência das medições em casa.

Pratique técnicas de relaxamento: Técnicas como respiração profunda, mindfulness ou meditação podem ser muito eficazes para reduzir a ansiedade e, consequentemente, diminuir a pressão arterial. Essas práticas ajudam a acalmar o sistema nervoso e reduzir o estresse.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC pode ser útil para lidar com a ansiedade e os comportamentos compulsivos (como medir a pressão repetidamente). O terapeuta pode ajudá-la a identificar os pensamentos que alimentam a ansiedade sobre a pressão e desenvolver estratégias para desafiar esses pensamentos.

Aceitação de variações normais: A pressão arterial pode variar ao longo do dia por diversas razões (atividade física, alimentação, estresse, etc.), e isso não significa necessariamente que haja um problema de saúde. Aceitar essas variações pode ser um passo importante para diminuir a preocupação.

Evite verificar a pressão após momentos de estresse: Quando você está muito ansiosa, é mais provável que sua pressão esteja temporariamente mais alta. Tente evitar medir a pressão nesses momentos. Em vez disso, tente relaxar primeiro com alguma técnica de respiração ou meditação, e só depois verifique a pressão se necessário.

5. A importância do acompanhamento médico
Se você tem uma preocupação constante sobre sua pressão arterial, a melhor abordagem é manter um acompanhamento com seu médico. Monitorar a pressão durante consultas regulares é muito mais eficaz do que medir em casa o tempo todo, especialmente se isso está alimentando um ciclo de ansiedade e preocupação.

O médico pode realizar medições mais precisas, acompanhar sua pressão ao longo do tempo e indicar o que é normal ou preocupante. Além disso, ele pode ajudá-la a identificar se a pressão está sendo afetada pela ansiedade ou se há realmente um problema de saúde que precise de intervenção.

Conclusão
Medir a pressão repetidamente, especialmente quando você está muito ansiosa, pode agravar a ansiedade e gerar um ciclo de preocupação constante. Embora medir a pressão em casa seja útil para monitoramento, fazer isso excessivamente pode alimentar a ansiedade e piorar a situação. O melhor caminho é confiar no acompanhamento médico, praticar relaxamento e distrair-se de pensamentos obsessivos, além de evitar a medição constante.

Se a ansiedade sobre sua saúde continuar a ser um desafio, buscar tratamento terapêutico para a ansiedade (como a Terapia Cognitivo-Comportamental) pode ser uma excelente forma de lidar com esse comportamento compulsivo e aliviar o estresse.

Se você precisar de mais ajuda ou orientação, estou à disposição para conversar mais!

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1038 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.