Médico clínico geral pode diagnosticar transtornos bipolar

3 respostas
Médico clínico geral pode diagnosticar transtornos bipolar?
Boa tarde, nesse caso melhor ser avaliado por psiquiatra.

De acordo com o CFM o médico está apto para exercer a medicina em sua plenitude, então não há nada que impeça um clínico de fornecer o diagnóstico. Mas vale lembrar que o diagnóstico de Transtorno Bipolar não é um diagnóstico simples, exige avaliação clínica e de saúde mental completa, acompanhamento, portanto é sempre interessante procurar um profissional com experiência
O diagnóstico de transtorno bipolar é realizado normalmente por profissionais de saúde mental qualificados (psiquiatras ou pós graduados em psiquiatria). O diagnóstico desta doença geralmente envolve uma avaliação detalhada, que pode incluir uma revisão dos sintomas, histórico médico e familiar, e possivelmente a realização de testes psicológicos. O objetivo é diferenciar o transtorno bipolar de outras condições que podem apresentar sintomas semelhantes, como depressão unipolar, transtornos de ansiedade ou outros transtornos psicóticos. Se você ou alguém que você conhece está apresentando sintomas que podem estar relacionados ao transtorno bipolar, é importante procurar a ajuda de um médico de saúde mental para uma avaliação completa e para o desenvolvimento de um plano de tratamento adequado.