Me sinto triste a maior parte do tempo, choro todos os dias, várias vezes por dia, escondido, me sin

36 respostas
Me sinto triste a maior parte do tempo, choro todos os dias, várias vezes por dia, escondido, me sinto sozinho, angustiado e cansado, pode ser depressão?
Olá! Bom dia!
Pelo que você descreve pode ser que esteja com um quadro de tristeza profunda e isso pode ser tratado com um acompanhamento psicológico.
Para fechar o diagnóstico de depressão seria importante saber qual a frequência, quais outros sintomas, desde quando iniciou os sintomas, o que tem acontecido na sua vida atualmente e etc..
Sugiro que não se preocupe com diagnóstico e sim procure um profissional para entender melhor as causas do sintoma e realizar um tratamento.
Desejo que fique tudo bem! Um grande abraço!

É necessário avaliar o contexto. Você está assim por algum acontecimento recente? Se sim, provavelmente você esteja passando por um momento de luto de alguma situação, por exemplo, mas se não teve algo especifico e você foi ficando assim gradativamente e há algum tempo, pode ser depressão sim. Então buscar um psicólogo pode ajudar a lidar com esse momento difícil.
Pode ser depressão, ansiedade, falta de vitaminas, acúmulo de mas sentimentos... Saber qual o diagnostico ajuda a dar um contorno na angustia, e também se for inserir a medicação, porém não é apenas saber "qual nome que tem" que vai resolver tudo. Vamos pensar em olhar pra vc por inteiro? É muito importante um suporte profissional (alem de uma rede de apoio) pra te auxiliar a pensar e criar formas de lidar com este momento. Desejo que vc encontre este suporte e (re)encontre sua energia vital
Pode ser Depressão, outro transtorno que englobe esses sintomas ou uma questão pontual que esteja despertando esses sentimentos, emoções, sensações. Para chegar a um diagnóstico, faz-se necessário a avaliação psicológica, principalmente para esclarecer a intensidade e duração dos sintomas, sua possível origem e direção do tratamento. Não hesite em buscar ajuda profissional qualificada o quanto antes.
São sintomas que merecem atenção. Pelo seu relato você tem sentido bastante tristeza, imagino o quanto isso deva estar sendo desconfortável. Seria interessante você procurar um profissional e fazer uma avaliação. Importante ressaltar que você deve se sentir bem e acolhido diante do profissional que estiver em sua frente. Caso você não se identifique, pode sinalizar para o profissional, e inclusive juntos podem pensar sobre a melhor opção para você.
É difícil realizar o diagnóstico baseado em algumas informações, porém procure ajuda imediatamente. Os amigos podem nos dar conselhos, mas muitas vezes estes não são suficientes ou não são exatamente o que precisamos. É nesse mo mento que entramos em cena para te ajudar de forma mais profunda e presente. A depressão, e os problemas relacionados à ela, é um dos males que mais aflige a população. A depressão leva a pessoa a se afastar de amigos, familiares e atividades diárias, a pessoa sente-se cansada, com insônia ou sono excessivo, com tensão muscular e pode acordar com dores no corpo. Acredito que essa autoanálise possa te ajudar a identificar se é uma doença ou um momento, mas em ambos os casos podemos te ajudar e acelerar esse processo de recuperação.
Olá! Pode ser... mas para a confirmação faz-se necessário que busque ajuda profissional de um psiquiatra ou psicólogo. A terapia irá proporcionar maior compreensão das causas dos sintomas mencionados, identificando os gatilhos e aprendendo, por meio da terapia cognitiva comportamental, técnicas para modificar seus pensamentos e comportamentos, levando-o a melhoria no bem-estar e qualidade de vida.
Olá. Podem sim serem sintomas de um quadro depressivo. O mais indicado é que busque um profissional para realizar uma avaliação psicológica e assim você ter um diagnóstico do seu caso, bem como uma sugestão de tratamento mais adequado.
Olá! Você relatou traços de transtornos depressivos:
- Sentir-se triste a maior parte do tempo, com choro que vem fácil;
- Sentir-se isolado, sem conexões com outras pessoas (sentimento de solidão);
- Sentimento de angústia, mal-estar emocional;
- Fadiga ou perda de energia quase todos os dias (cansaço).
Logo, você pode sim estar lidando com um transtorno depressivo.
Mas... Te convido a se perguntar:
"Independentemente se tenho depressão diagnosticada ou não, qual o grau de prejuízos e incômodos esta situação me causa?"
Um auxílio de um profissional psicólogo poderia te ajudar a conduzir este questionamento.
Tudo o que você relatou são características humanas, que podem aparecer em diversas situações, sem necessariamente na presença de um diagnóstico "oficial" de depressão.
Vamos supor que você fosse a um médico, e ele não te desse o diagnóstico de depressão. Seu incômodo diminuiria com este fato? Você deixaria de se sentir triste, cansado, sozinho, angustiado, pararia de chorar, somente pelo fato de "descobrir" que seu diagnóstico não é "depressão"?
Concluindo, penso que um diagnóstico deva servir para auxiliar na tomada de decisões quanto às atitudes e tratamentos que poderiam amenizar seu incômodo, seus prejuízos, e não para possivelmente "engessar" a situação, te aprisionando de alguma forma. Talvez seja interessante (uma hipótese, só para abrir um espaço de reflexão) não ficar tão preocupado com saber se você tem um diagnóstico de depressão ou não (deixando isto em segundo plano), mas sim olhar e investigar o que está te incomodando, o que está diminuindo sua qualidade de vida, independentemente do que seja. Espero, com estas palavras, ter deixado seu incômodo um pouco mais suave.
Ola! É possível, mas é muito importante um diagnóstico mais aprofundado para entender melhor o seu momento de vida, fatores ou mudanças recentes, a quanto tempo você tem se sentido assim, etc. Um processo psicoterapeutico ajudará muito no autoconhecimento e a buscar a causa destes sentimentos.
Olá! Pode ser diversos fatores.. mas o mais importante é que voce precisa olhar para isso. Se seu corpo esta trazendo, sentindo... é pq aconteceu algo e seu cerebro esta te mostrando atraves dos sintomas (chorar...) . Olhe para isso, cuide de voce e tudo ficará melhor.
Olá, bom dia, é muito difícil definirmos de que quadro esses sintomas fazem partes por uma pequena descrição. Mas um parâmetro que pode utilizar, é o quanto esses sintomas estão limitando sua qualidade de vida, e te impedindo de realizar coisas que gostaria, essa sensação de paralização sempre presente podem ser sintomas relacionados a distúrbios psicológicos, seria muito benéfico procurar ajuda nesse momento. Qualquer coisa fico a disposição.
- Você se sente triste, desanimado(a), deprimido(a), a maior parte do dia, quase todos os dias, durante pelo menos duas semanas?

- Você tem o sentimento de ter perdido o prazer e o interesse pelas coisas que normalmente te agradam, quase todo o tempo, durante pelo menos duas semanas?

Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então é possível que você esteja apresentado sintomas depressivos. Vale notar que essas perguntas fazem parte dos critérios diagnósticos para episódio depressivo maior presentes no DSM-5 (um dos principais manuais diagnósticos para transtornos psiquiátricos).

Caso isso esteja gerando transtorno ou sofrimento em sua vida, sugiro busque auxílio profissional para avaliação, esclarecimento, tratamento e prevenção.
É possível que você esteja apresentado sintomas da depressão mas é muito necessário avaliar todo o seu contexto e não apenas estes sintomas de forma isolada. De todo modo, sentir-se triste na maior parte do tempo não é um estado que devemos tolerar, mas sim buscar ajuda o mais rápido para alavancar os sentimentos de bem estar, alegria, esperança, força, satisfação pessoal, engajamento com a vida e sentimentos positivos. Busque um profissional que você se identifique para avaliação, esclarecimento, tratamento e prevenção.
Olá!! Você relata uma angustia. É possível sim que sejam sinais de um inicio de depressão, porém, seria necessário uma avaliação mais ampla para fechar um diagnóstico. Se é algo que vem te causando aflição sugiro procurar um psicólogo para que possa te auxiliar a entender e enfrentar tudo que vem passando.
Querer dar um nome ao que tu tá passando pode ser o início de uma busca por mudança no que te faz sofrer atualmente. Falar sobre esses sentimentos, memórias, pensamentos é um caminho. Se puder, sugiro buscar um atendimento em psicoterapia.
Olá, muitos sentimentos difíceis ao mesmo tempo né!? Compreender o porque estão conosco, as vezes não é fácil, por isso, acabamos muitas vezes, colocando eles em uma" caixa" que só nós temos acesso e com isso, nos sentimos sozinhos. Para melhor compreender o que está acontecendo, é muito importante uma avaliação profissional, pois, será orientado(a) , sobre o melhor tratamento.
Boa sorte! Abraço;)
Olá! Espero que fique bem em breve! Os sintomas que descreveu podem ser de um quadro depressivo, mas também podem ser de uma série de outras patologias. Indico que procure um psicoterapeuta (psicólogo) para uma avaliação completa do quadro antes do diagnóstico. Qualquer dúvida estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Depressão não é tristeza! Vamos explanar e Entender a diferença:
Ficar triste é uma condição normal da vida. Esse sentimento está ligado à vivência de situações que geram angústia ou frustração. Sentir desânimo e melancolia depois de perder um emprego, tirar nota ruim em uma prova ou terminar um relacionamento, por exemplo, é comum.
Em alguns momentos, as pessoas podem experimentar uma tristeza mais profunda. Por exemplo, quando precisam lidar com a morte de alguém querido. Embora haja uma tendência a tratar o luto como doença, é importante respeitar o tempo que cada um precisa para se recuperar.
As pessoas que desenvolvem um transtorno depressivo têm sintomas que vão além da tristeza. A depressão é um desequilíbrio nos neurotransmissores, o que causa alterações nas respostas emocionais, principalmente aquelas relacionadas ao prazer e bem-estar.
Diferente da tristeza temporária, no diagnóstico da depressão é verificada a existência de sintomas por pelo menos seis meses. Além disso, em um quadro depressivo há comprometimento de diversas atividades da vida cotidiana, como os relacionamentos sociais, o trabalho, o sono, a alimentação, etc. Infelizmente, muitas pessoas ainda negligenciam a depressão, considerando como frescura ou falta de força de vontade. É indispensável reconhecer a gravidade dessa doença e oferecer apoio às pessoas que lutam contra ela. Muitas pessoas ainda resistem a isso e se tratam apenas com remédios, mas os medicamentos não são capazes de agir na raiz das emoções que geram e mantém a depressão.
Por este motivo, contar com um psicólogo qualificado é fundamental. Na terapia, a depressão é vista de forma aprofundada e a pessoa tem a oportunidade de entender e modificar os comportamentos ligados ao transtorno. Esse suporte psicológico ajuda a mudar a rotina e superar a doença.
Olá,
Sim, pode ser depressão, mas não é possivel afirmar.
O ideal que é passe com um psicologo ou psicanalista ambos poderão te ajudar nesse proesso.
olá querido, tudo bem?
entendo sua dor... sei o quanto é difícil sentir tristeza e sentir vontade de chorar...
é preciso saber a duração desses sintomas , a frequência que eles aparecem , o seu comportamento para afirmar se é uma depressão.
São vários níveis de depressão, a leve, moderada, grave...
a psicoterapia te ajudar a expressar seus sentimentos, medos, emoções...
desejo que você fique bem!!

Beijos no seu coração!!
Oi oi ...
Pela a sua narrativa me parece ser um quadro de tristeza profunda e isso pode ser tratado com um acompanhamento psicológico.
Mas para entender melhor, te faria algumas perguntas:
Qual a frequência, Quais outros sintomas, Desde quando iniciou os sintomas, O que tem acontecido na sua vida atualmente.
Antes de tudo, não se preocupe com diagnósticos, primeiro procure por um psicólogo e junto dele vamos entender o que está se passando contigo.
Um abraço e se cuide.
Olá esses são também sintomas de depressão, porém pode ser outras coisas, o ideal é procurar ajuda com um profissional, já que essa situação está atrapalhando a funcionalidade de sua vida, é necessário entender todo o contexto, se houve algum acontecimento importante em sua vida que possa causar esse sintomas.
Olá. Primeiramente, sinto muito pelo que está passando, realmente é muito desconfortável se sentir assim todo o tempo. Você descreveu sinais que são frequentemente comuns em casos iniciais de depressão, apesar desse início variar muito de pessoa para pessoa… seria ideal você buscar ajuda com um psicólogo para buscar um diagnóstico e entender e poder lidar melhor com esses sintomas que tem te incomodado. Você não precisa passar por isso sozinho. Espero que fique bem.
A avaliação de um transtorno Depressivo precisa ser global (ou seja, apenas descrição de sinais, sem a compreensão do seu contexto de vida atual e história de suas relações, não são suficientes para fechar um diagnóstico), por isso é interessante que você busque um profissional de psicologia ou médico psiquiatra para tal.

De toda maneira, sendo esses sinais de depressão ou em resposta a algum evento que tenha ocorrido em sua vida, a psicoterapia pode te ajudar a enxergar o mundo e a si próprio de outra perspectiva.
Seria importante uma avaliação com psicólogo ou psiquiatra para entender melhor o seu quadro. Mas o que descreveu já está te causando sofrimento e por isso independente de ser depressão ou não, merece atenção.
Busque ajuda e priorize sua saúde mental!
Abraço
Olá! A tristeza intensa, a solidão e o cansaço que você está sentindo pode fazer parte dos sintomas de depressão. Mas para saber se você tem depressão é preciso uma avaliação psicológica. O importante agora é buscar por ajuda profissional, pois independentemente de ser, ou não, um quadro de depressão, você tem um sofrimento grande que precisa ser cuidado.
Olá! Imagino o quanto você está sofrendo. Para ter o diagnóstico correto e tratamento, precisa-se avaliar a frequência, todos os sintomas, e o quanto está afetando a sua rotina. Procure um psicólogo! Fique bem!
Olá, como vai? É importante realizar uma avaliação psicológica ou psiquiátrica para compreender melhor o momento que está enfrentando. Pode ser depressão, como pode ser angustia situacional etc. Procure por uma ajuda especializada em saúde mental para te ajudar a compreender o que está acontecendo e como tratar. Espero que fique bem, um forte abraço!
Sim, provavelmente é depressão, sugiro psicoterapia.
Olá! Nesse caso é importante avaliar todo o contexto da situação. Saber ha quanto tempo você tem sentido tudo isso. Pelo seu relato posso perceber a angústia. Seria interessante procurar ajuda psicológica para te ajudar a entender de onde estão vindo esses sentimentos e também te ajudar a elaborar o que está acontecendo.
Espero ter ajudado. Estimo melhoras e estou a disposição.

Olá! Os sentimentos são uma mensagem de nós para nós mesmos. Mesmo que racionalmente você não esteja notando uma causa para isso ocorrer, os motivos podem ser inconscientes, o que pode necessitar uma investigação maior em um processo de psicoterapia com um psicólogo. Podem ter outras causas, variações hormonais, etc, que também podem ser investigadas.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***

Olá. Sim, pode ser depressão, mas qualquer profissional só vai conseguir dar um diagnóstico com avaliação direta com você. Tenho confiança que psicoterapia vai te ajudar a lidar com todos esses sentimentos. Abraço
Olá. Sinto muito pelo que você está passando. Pedir ajuda é o primeiro passo. Não podemos te dar um diagnóstico somente com o que você relatou. Sugiro que busque um psicólogo ou psiquiatra para ter o diagnostico correto. Muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante. Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!
Os sintomas que você descreve, como tristeza persistente, choro frequente, solidão, angústia e cansaço, podem ser indicativos de depressão. No entanto, apenas um profissional de saúde qualificado, como um médico ou psicólogo, pode fazer um diagnóstico preciso com base em uma avaliação completa do seu caso - a depressão é uma condição tratável, e existem muitas opções de tratamento disponíveis, incluindo terapia psicológica, medicação e suporte social. Não hesite em entrar em contato com um profissional de saúde para obter ajuda e suporte adequados.
Olá, tudo bem? Sim, pode ser depressão ou um quadro de tristeza profunda. Seria importante procurar um psicólogo para diferenciar se o que está acontecendo contigo é um ou outro. Ambas situações tem tratamento. A psicoterapia pode te auxiliar a entender teu momento e o que está se passando contigo e na tua vida que estão sendo mostrados pelos sintomas que relatas. Espero ter ajudado. Abraço