Me sinto muito ansioso, tenho dificuldade em me relacionar com outras pessoas, tenho ploblema em manter

17 respostas
Me sinto muito ansioso, tenho dificuldade em me relacionar com outras pessoas, tenho ploblema em manter o sono e ando distraido e não me sinto enpolgado com atividades que eram prazerosas será que estou com distimia ou é uma depressão?
Prezado(a), só é possível realizar diagnóstico em uma consulta.
Os sintomas que você relatou podem ocorrer tanto na distimia quanto na depressão, e nada impede que uma pessoa tenha distimia e depressão ao mesmo tempo.
Busque ajuda com um psicólogo e com psiquiatra!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você registrou uma série de sintomas, mas não tem como fechar um diagnóstico sem uma análise criteriosa. Sugiro que procure um psiquiatra e psicólogo, ambos os tratamentos se completam e podem te ajudar a se sentir melhor e monitorar todas estas sensações.
Procure um profissional que lhe passe confiança, que sinta-se confortável, conte sobre o que lhe está ocorrendo, sejas franco, tudo de resolve!
Olá! procure por um Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
É importante inicialmente procurar um psicólogo que fará uma anamnese levantando todo seu histórico pessoal bem como dos seus sintomas para elaboração do seu diagnóstico. Cabe ressaltar, que o mais importante é cuidar desta angústia.
É impossível realizar qualquer diagnóstico não sendo pessoalmente. Acredito que seja necessário você procurar um Psicólogo que trabalhe com Terapia Cognitivo Comportamental, onde ele irá realizar uma avaliação inicial para entender o que está acontecendo e assim avaliando a necessidade de iniciar o tratamento com o mesmo, e se possível em conjunto com um psiquiatra.
Olá!
É importante você passar por uma avaliação médica para descartar qualquer problema fisiológico que possa ter e fazer acompanhamento com Psicóloga. Lembrando que não é necessário, ter um problema latente para fazer terapia. É super importante pensar na promoção/prevenção da saúde mental, como fazemos com o nosso corpo.

Atte
Não se prenda a uma classificação para esses sintomas em um primeiro momento. Entretanto se você percebe que isso está lhe trazendo sofrimento ou inquietação procure uma ajuda profissional. Procure um Psicanalista na sua região e inicie um processo de análise.
Olá, seus sintomas são um sinal de alerta que algo não está indo bem, porem, para um diagnóstico é necessário que você procure um profissional, além do diagnóstico uma oportunidade de você descobrir porque está se sentindo assim e junto ao profissional encontrar estratégias para lidar com esse momento difícil que está passando.
No decorrer da nossa vida existem momentos que se tornam muito difíceis, e o Psicólogo pode ajudar neste momento. Boa sorte e espero que você consiga sair deste quadro!
Olá! Estes sintomas que você descreve não são específicos de um quadro de distimia ou de depressão. Portanto, para lhe responder mais adequadamente é preciso que seja realizada uma avaliação detalhada sobre o que você vem sentindo ultimamente. Apenas desta forma será possível compreender mais amplamente o seu quadro e assim estabelecer um diagnóstico que responda a sua dúvida. Neste sentido, acredito que um (a) psicólogo (a) seja o (a) profissional mais indicado (a) para te auxiliar neste momento inicial. Um abraço
Olá.
A distimia trata-se de um distúrbio persistente de humor. O que podemos associar com o "jeito" da pessoa ser em se tratando do seu humor. Se você está percebendo estas alterações de um período em diante específico, ou se nota a acentuação destes sintomas que não o modo convencional, é mais provável que você possa estar apresentando um estado deprimido. Importante ressaltar que a descrição destas queixas cabem uma hipótese de um estado misto com ansiedade. Repense e avalie quais fatores desencadeantes, acontecimentos ou fase de vida pode estar associado como causa. Contudo, vale destacar que nesta sua situação é preciso consultar um especialista médico nos efeitos da mente no organismo - ou seja, um psiquiatra - e, juntamente, buscar adentrar em um processo psicoterapêutico, para que possa tratar as questões psíquico-emocionais que se puseram como o gatilho deste estado. Talvez um ou outro isoladamente não lhe ajudem de forma eficaz, mas ambos.
Tanto a distimia, quanto a depressão apresentam esses sintomas, já que fazem parte de um mesmo espectro de transtorno de humor. Para podermos fazer uma avaliação mais apurada é preciso que o atendimento seja feito por um psicólogo ou um psiquiatra. Qualquer um dos dois transtornos trazem sofrimento para a pessoa, sendo assim recomendo que procure atendimento. Você não precisa passar por isso só.
Concordo com os colegas, melhor procurar profissionais para fazer um diagnóstico correto e o tratamento para acabar com seu sofrimento psíquico/físico.
Psiquiatra e psicólogo trabalhando juntos, irão lhe oferecer condições para que fique bem e volte com sua vida saudável.

abraços

Anelise Mira
Olá, concordo com os especialistas, é importante você fazer uma avaliação com um psiquiatra e com um psicólogo. Abraços.
Para que se possa fazer um diagnóstico e intervenções, faz-se necessário mais informações sobre o histórico e entrevista pessoal com profissional especializado. A Psicologia tem como ajudar e, para tal, saber o nome do conjunto de sintomas não vai diminuir o desconforto, contudo, sessões de psicoterapia sim, ajudando na compreensão de como você tem vivido e, por meio de intervenções, ajudar a ter maior qualidade de vida.
Precisa procurar um especialista para fechar um diagnóstico e melhor te tratar, um psicólogo para avaliar a intensidade desses sintomas e periodicidade e se será necessário ser medicamentado que assim deve ser encaminhado tb para um psiquiatra. Será importante o mais rápido possível procurar ajuda e também se esforçar um pouco mais e praticar exercícios físicos, para que esses sintomas não piorem.
Olá, é importante que você procure um psicólogo ou psiquiatra, para que possa ter um diagnóstico preciso. Tendo essa resposta, o especialista te encaminhará para o melhor tratamento.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.