Me relaciono com uma pessoa que muito provavelmente tem transtorno de personalidade esquizoide. Gostaria

9 respostas
Me relaciono com uma pessoa que muito provavelmente tem transtorno de personalidade esquizoide. Gostaria de saber se essas pessoas são capazes de amar alguém, já q não tem interesse nos relacionamentos interpessoais ?
A primeira vista me chama atenção você ter escrito "muito provavelmente", o que dá a entender que não há um diagnóstico preciso a respeito. Nesse sentido, recomendo a consulta a um profissional da Psicologia para fins de enquadramento da situação e desenvolvimento de psicoterapia para manejo dos sintomas e ajudar na questão do relacionamento. Em todo caso, respondendo diretamente a pergunta, e como já dito por outros(as) colegas aqui, o sujeito que tem a personalidade esquizóide é capaz sim de amar, porém, devido a sua condição psicológica, tende a ser mais "autocentrado", voltado para si mesmo e seus próprios interesses. Daí a importância da psicoterapia, para ajudar esse indivíduo a se relacionar melhor consigo e com os outros. Desejo sucesso! Sempre ás ordens!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde, pelo meu entendimento o único transtorno que a pessoa não é capaz de amar é o da personalidade anti social, não ter interesse nos relacionamentos não quer dizer que essa pessoa deixe de ter sentimentos.

Espero ter ajudado.
Abraço.
A pessoa com transtorno de personalidade esquizoide pode sim amar, mas ao mesmo tempo são muito voltadas para si, seus interesses e seu mundo. É um relacionamento geralmente difícil e por vezes frustrante por parte do parceiro, mas não impossível.
Um grande abraço.
Olá. Um diagnóstico deve ser de um profissional de saúde de mental. Sugiro procurar ajuda de um profissional (psicólogos, psicanalistas, psiquiatras) se a pessoa em questão concordar. Abraços.
Olá!
Amar não está relacionado a esse transtorno. Antecipar diagnóstico por probabilidade não é adequado. Com ou sem esse transtorno, o importante de fato é você avaliar como você se vê no relacionamento com essa pessoa, pois só você sabe o que é capaz de suportar. Se ele possui ou não algum tipo de transtorno é uma outra coisa que para ser investigado, diagnosticado e tratado provavelmente vai depender mais dele que de você e da busca por profissionais com as competências para tal. Caso você entenda que o ama, ajudar ele na busca por identificar e tratar caso ele se compreenda precisando de ajuda.

Abraços!
Boa tarde, pra responder sua dúvida é necessário mais informações. Seria negligência qualquer afirmação. Grata
Olá
Uma aproximação diagnostica não pode ser uma sentença. O ser humano é complexo e mutável.
Pense nisso!
Abraço
Olá, pode ser prematuro afirmar algumas questões sobre o diagnostico da pessoa que vc se relaciona, arrisque se relacionar e veja se é uma relação de via de mão dupla, se vc da amor recebe amor em troca. Espero ter ajudado.
Ele com certeza é capaz de amar. A questão é que pode ser de uma maneira pouco comum e isso pode não corresponder às suas expectativas. Seria indicado que ele fizesse um acompanhamento psicológico, para que seja avaliado, de fato, se ele possui características esquizoides ou que indiquem uma psicose. Se isso for confirmado, é interessante que ele seja submetido ao tratamento necessário (que não é necessariamente medicamentoso). A pergunta que te faço é se você está realmente disposta a ter um relacionamento com uma pessoa que disponha de uma estrutura psíquica significativamente diferente da sua, e disposta a arcar com as consequências disso. São pessoas que demandam bastante atenção e paciência.

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Jamile Karin

Jamile Karin

Psicanalista

São Paulo

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 122 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.