Me queixei ao meu urologista sobre problemas de ereção que venho apresentando, ele me solicitou exames

4 respostas
Me queixei ao meu urologista sobre problemas de ereção que venho apresentando, ele me solicitou exames de sangue e ultrassom e também uma eletromiografia peniana. O que vem a ser essa eletromiografia peniana? O que ela vai diagnosticar?
Estes exames servem para avaliar o fluxo sanguíneo peniano e alterações neuronais do mesmo. A validade destes podem ser questionadas, bem como o momento adequado para esta avaliação. Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo plenamente com a resposta do Dr. Fábio Thadeu . O que ocorre é que a maioria das pessoas quando apresenta alguma queixa sexual, pela falta de conhecimento, tende a achar que existe uma causa orgânica e por isso procuram por um médico.
Na grande maioria das vezes as causas orgânicas não são encontradas e, se o médico for consciencioso, irá sugerir que o paciente procure um tratamento com um Sexólogo , uma vez que as causas são predominantemente psicológicas, emocionais, geralmente relacionadas ao processo da educação,dos mitos e da maneira que a pessoa aprendeu a lidar com a sua sexualidade.
Quando o médico não faz essa indicação, trata com medicação, que normalmente não resolve o problema e pode levar a uma dependência psicológica do medicamento. Quando a pessoa resolve a procurar um Sexólogo, essa dependência terá que ser tratada.
Acho apenas que nesse tema é sempre bom que tenha um olhar mais ampliado.... ereção não se entende olhando apenas para o pênis... São tantas variantes que resultam num a ereção ... que tudo pode anatomo fisiologicamente normal.... hormonal nos parâmetros aceitáveis e a ereção pode não acontecer...
Uma pergunta responde mais que um exame ...tem ereção espontânea a noite ou matutina ? Se positiva .... sua disfunção provavelmente é psicogênica .
Se a resposta é negativa ...aí sim investigue de forma invasiva alguma patologia que possa comprometer órgão em si
A eletromiografia peniana visa analisar a inervação peniana e consequente fluxo sanguíneo em regiões como os corpos cavernosos, avaliando distúrbios como a disfunção erétil e a ejaculação precoce, entre outros. Entretanto o exame pouco contribui para essa avaliação, já que a causa dessas disfunções na sua maioria são psicogênicas (psicológica). Descartado as causas orgânicas procure um psicólogo (sexólogo) para uma avaliação da sua queixa.

Especialistas

Igor Franklin

Igor Franklin

Urologista

Teresina

Gustavo Falcão Guimarães

Gustavo Falcão Guimarães

Urologista

Rio de Janeiro

Matheus Vieira dos Santos

Matheus Vieira dos Santos

Urologista

São Paulo

Raul Flório Real

Raul Flório Real

Urologista

Pelotas

Daniel Pinheiro Ferreira

Daniel Pinheiro Ferreira

Urologista

Uberaba

Júlia Miglioranzi

Júlia Miglioranzi

Psicólogo

Poços de Caldas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Disfunção erétil (impotência)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.