Me imaginar matando alguém me acalma, é normal? As vezes quando eu me sinto sobrecarregado eu me im

35 respostas

As vezes quando eu me sinto sobrecarregado eu me imagino agredindo alguém, que eu não conheço, e isso me acalma.
isso é normal?
Sugiro que você procure uma terapia, pois parece que tem se sentido "sobrecarregado" ultimamente. Com isso poderá lidar com os fatores estressantes que causam esse pico de estresse e a necessidade de descontar em alguém. Falar sobre isso e outras questões que possam surgir no processo de terapia pode ajudar muito. Dê um tempo para você mesmo, se cuide. Espero ter ajudado, estou a disposição. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, seria importante você fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofundar nas questões geradoras de conflitos e ao mesmo tempo você vai ter a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento.
Boa sorte.
 Fernanda Tedeschi Schroeder
Psicólogo
Indaiatuba
Olá!! A sobrecarga que você está sentindo e está desencadeando essa raiva, precisa ser olhada mais atenção, pra você entender o que pode estar acontecendo e de que forma você pode resolver. O estresse que você vem enfrentando traz essa necessidade de descarregar, daí a necessidade de descontar em alguém. Busque um psicólogo para que você posso falar sobre essa sobrecarga e essa raiva e te ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com elas, além de te ajudar no processo de autoconhecimento!!
 Elivania Krause
Psicólogo
Santo André
Olá! Todos nós temos impulsos agressivos dentro de nós e nos relacionamos com eles de algum modo, seja expressando por palavras, ações, reprimindo ou compreendo o que querem dizer de forma a poder se decidir sobre isso. Seria interessante, então, procurar por terapia para que possa encontrar essas respostas sobre si: o que desperta sua raiva, como lida com ela, quais saídas possíveis existem para essa situação da sobrecarga que vem sentindo, como essa sobrecarga começou, etc. É importante que você encontre um espaço para explorar esse mundo interno e poder compreendê-lo melhor, encontrando novas formas de se expressar.
Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouquinho.

Um abraço!
 Julia Pereira
Psicólogo
Campinas
Boa noite,
Não há nada de errado em imaginar coisas, desde que saiba que é imaginação e que não agrida de fato ninguém. Porém é importante começar a desenvolver novas formas de lidar com seus impulsos agressivos e com a frustração, para que não corra o risco de perder o controle. Também é importante repensar o que está ocorrendo na sua vida pois é muito sofrido estar constantemente lidando com esses sentimentos. Terapia ajuda bastante nisso!!
Estou a disposição para ajudar. Forte Abraço!!
Olá, esses pensamentos provavelmente são reflexos das emoções que você está vivenciando no momento e não tem nada de errado em ter esses pensamentos, desde que ele não lhe traga sofrimento ou prejuízos. Se achar necessário procure um psicólogo, certamente ele irá de ajudar. Um abraço!
Olá, imagino que esteja se sentindo incomodado por esses pensamentos, entretanto, pensar em agredir alguém, não é sinônimo de que realmente vá acontecer.
Cabe lembrar que todos nós em nível mundial fomos afetados pela pandemia e por sintomas de ansiedade, estresse, excesso de tarefas, o que poderá desencadear sintomas físicos e psicológicos como é caso do Sindrome Bournout, ocasionada pelo esgotamento físico e psicológico resultante de atividades laborais. Por isso, sugiro que você procure acompanhamento psicológico caso sinta-se à vontade em falar mais sobre isso.
Espero ter ajudado!
Boa noite! Recomendo que busque pela psicoterapia, uma vez que relatou estar se sentindo "sobrecarregado", devido ao pensamento que essa sobrecarga lhe causa. É importante investigar ao longo do processo psicoterapêutico, o que lhe sobrecarrega tanto, como amenizar e lidar melhor com essa sobrecarga. A partir disso você conseguirá lidar melhor com os fatores que desencadeiam o estresse e a vontade/necessidade de descarregar esse estresse e sobrecarga em forma de agressão. Espero ter ajudado. Fico à sua disposição.
Cuide-se.
Abraços.
Dr. Matheus Vieira da Cunha
Psicólogo, Psicanalista
Guarapari
Olá. Toda e qualquer tipo de agressão, mesmo que a mesma seja trabalhada anteriormente no âmbito mental, psicológico, não é saudável. Há outras maneiras que pode auxiliar na condução destes pensamentos agressivos que, porventura, lhe alivia. A psicoterapia, por exemplo, lhe permite externalizar essa raiva, esse ódio e tantos outros sentimentos pela via da fala, instrumento verbal, aliviando suas dores. Não apenas isto, o atendimento psicológico lhe induz ao autoconhecimento e esta compreensão dá mais consciência ao seu viver, aos seus processos internos, à sua vida.
Forte abraço.
 Luiz Viegas Junior
Psicólogo
Viamão
Olá. Não é normal, mas é comum. Parece que essa imaginação está servindo como uma forma de lidar com todo o estresse. Seria legal tratar o estresse especificamente. Sugiro que procure ajuda de um psicólogo. Abraço
 João Paulo Orço
Psicólogo
Xanxerê
Veja bem, todos temos impulsos agressivos. O que vai diferenciar cada caso é a forma como esses impulsos estão relacionados com a história de cada um e os destinos dessa agressividade. Esta situação de imaginar essa agressividade sozinha não quer dizer nada, mas se isso te provoca a pensar sobre pode ser que você se beneficie buscando um psicólogo. Com tempo e um bom processo terapêutico você pode encontrar algumas razões para entender a si mesmo e suas atitudes e pensamentos.
Dentro do campo imagético (da imaginação) tudo é possível!

A psicoterapia pode te ajudar a compreender melhor essas imagens, bem com os sentimentos e medos possíveis que as acompanham.

Se não houver grandes problemas e complicações, tá tudo bem!

Forte abraço!
Emoções não canalizadas podem fazer estragos consigo e com os outros. Você pode ganhar algum tempo em relação a isso num processo Terapêutico EMDRrista. Dá para melhorar muito. Abraço!
Dr. Fabiano Nabuco
Psicólogo
São Paulo
Um processo psicoterápico tende a se aprofundar um pouco mais na questão que trás . Busque um profissional .
 Gabriel Bernardi
Psicólogo, Psicanalista
São Leopoldo
Olá. A raiva e essa vontade de descontar em alguém são sintomas. Como você liga com seu trabalho, deve ter algo nessa relação que você não consegue elaborar e está, de forma inconsciente, buscando passar adiante. Por exemplo: você recebe uma demanda muito difícil ou que vai levar muito tempo para resolver no trabalho e sente como se tivesse levado um golpe. Não podendo revidar esse golpe (metafórico) porque perderia o emprego, acaba sentindo vontade de bater de volta, mas em alguém com quem você não tem nenhum comprometimento: um desconhecido. Isso explica, mas não justifica uma possível agressão. Você precisa entender melhor de onde vem sua agressividade e lidar com ela. O que fiz aqui foi criar uma hipótese, mas só numa terapia, com mais tempo e atenção, seria possível entender e lidar de fato com seu caso específico. Espero ter ajudado. Abraço!
Olá!
Como foi apontado, é bastante importante que você procure uma psicoterapia para entender mais à fundo o que se trata e poder trabalhar melhor a agressividade que há dentro de você e como lidar com ela e com essa sobrecarga de coisas, tanto do cotidiano quanto emocionais.
Olá, seria importante iniciar um processo terapêutico para entender esse fluxo de emoções que surgem com a sobrecarga. Att, Gabrielle Lazari.
Bom dia!
Foi a maneira que vc arrumou para se aliviar, mas essa não vai durar muito tempo e também não é saudável nem para vc nem para os que estão a sua volta. Qualquer estratégia para aliviar uma reação de controlar ser explosivo fora do contexto terapêutico tem durabilidade limitada e sem grandes resultados. As vezes falar a verdade, falar da insatisfação e angustia transforma toda a raiva e ira, isso só é possível no tratamento. Investir em vc vai fazer diferença, Paliativos tem pouca durabilidade e pouca eficácia. Investir em vc já é o inicio de fazer movimentos favoráveis a entender o problema, entender vai ajudar a não permitir agravar . Entender , se cuidar leva tempo , investimento e requer paciência .
Olá! O estresse, pode ser " resolvido" de diversas maneiras, a sensação de alívio pode ser obtida inconscientemente através de sonhos, ou de pensamentos, de atitudes mais saudáveis física e emocionalmente... importante seria ter um espaço para falar disso e poder escolher a melhor maneira neste momento para lidar com suas emoções. Busque um profissional para acolher estes sentimentos. ;)
Boa noite. Procure um psicólogo para uma avaliação mais detalhada, mas a princípio não parece um problema. Seria mais grave se a agressão de fato ocorresse. Porém, se está te incomodando esses, pensamentos procure ajuda. Atenciosamente.
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Busque um psicólogo para que você possa falar sobre essa sobrecarga e essa raiva e te ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com elas, além de te ajudar no processo de autoconhecimento! Não há nada de errado em imaginar coisas, desde que saiba que é imaginação e que não agrida de fato ninguém. Porém é importante começar a desenvolver novas formas de lidar com seus impulsos agressivos e com a frustração, para que não corra o risco de perder o controle. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Jaqueline Clementino
Psicólogo, Psicanalista
Taubaté
Olá! Recomendo que você busque uma psicoterapia para compreender as questões que estão provocando essa sobrecarga que você mencionou. A agressividade pode ser uma via de descarga diante de situações que você esteja vivendo e que fazem com que se sinta sobrecarregado.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
É uma estrategia comum para lidar com a raiva e direcioná-la. Perceba como se sente ao fazer isso, o grau de violência que aparece e avalie a possibilidade de fazer uma consulta com psicólogo para entender melhor. ABraço
Olá! Parece que tem alguma questão relacionada à agressividade que não pode ser exposta. Seria importante procurar ajuda psicológica
Olá. A sobrecarga mental e no corpo faz com que você tenha esse acesso a raiva, sugiro que esteja com psicólogo para que você compreenda melhor em lidar com esse sentimento. Estou aqui e posso te ajudar. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Amanda Alves Dos Santos
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá. Você já consegue identificar impactos da sobrecarga, isso é importante. O que você descreve pode ser raiva que não está bem direcionada. Existem formas saudáveis de lidar com a raiva, ter apoio profissional pode te ajudar a compreender melhor essa questão. Se precisar de ajuda pode contar comigo!
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O que você descreve pode ser desconfortante, mas é importante entender que pensamentos de agressão imaginária em momentos de sobrecarga emocional não significam que você seja uma pessoa violenta ou que algo esteja errado com você. Esses pensamentos podem ser uma maneira que sua mente encontrou para processar o estresse acumulado, atuando como uma "válvula de escape mental". O alívio que você sente é resultado do cérebro tentando regular essa tensão, mas isso não quer dizer que esses pensamentos sejam a única ou a melhor forma de lidar com o que você está sentindo.

Do ponto de vista da neurociência, a amígdala, responsável por processar emoções como raiva e medo, tende a ficar hiperativa em situações de estresse. Isso pode gerar pensamentos mais intensos ou impulsivos, mas eles não indicam um desejo real de agir dessa forma. É como se sua mente criasse um cenário imaginário para descarregar a energia acumulada, sem a intenção de transformar isso em ação concreta.

O mais importante é observar como você se sente em relação a esses pensamentos. Se eles causam desconforto ou preocupação, pode ser útil explorá-los para entender melhor o que está por trás desse padrão. Esses pensamentos podem estar relacionados a sentimentos reprimidos, como frustrações ou raivas que não foram expressas diretamente, levando sua mente a buscar um atalho imaginário. Também podem surgir como resultado de uma sobrecarga emocional, em que o estresse torna mais difícil processar emoções de maneira construtiva, ou até de uma falta de estratégias para aliviar a tensão.

Se esses pensamentos estão interferindo no seu bem-estar, há maneiras de trabalhar para liberar essa energia de forma mais saudável. Exercícios físicos, como corrida ou atividades que demandem esforço físico, podem ser excelentes para canalizar essa energia acumulada. Práticas de relaxamento, como respiração profunda ou mindfulness, ajudam a acalmar o sistema nervoso, trazendo mais equilíbrio emocional. Além disso, explorar as fontes de estresse ou raiva pode permitir que você lide com elas de forma mais eficaz, reduzindo a necessidade de que esses pensamentos surjam como uma tentativa de alívio.

Se esses pensamentos são passageiros e você sente que consegue lidar com eles, não há motivo para alarme. No entanto, se eles estão se tornando mais recorrentes ou difíceis de controlar, isso pode ser um sinal de que vale a pena buscar um espaço seguro para explorar essas emoções de forma mais profunda.

No meu trabalho, ajudo pessoas a compreenderem seus padrões emocionais e a desenvolverem formas mais construtivas de lidar com o estresse e os desafios do dia a dia. Se você sentir que precisa de apoio, estarei à disposição para te ajudar de forma acolhedora e prática, sempre respeitando seu tempo e suas necessidades.
 Lívia Casela
Psicólogo
Campo Mourão
Só não é normal se esse pensamento te perturba, te traz prejuízos ou sofrimento.
Se te acalma e não traz danos, ta tudo certo
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Vc está lidando com seu estresse desta forma.No momento está fantasiando situações.Tem medo de agredir de verdade?
Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente
É importante observar e compreender o que está te deixando sobrecarregado a ponto de desejar agredir alguém. É entender o seu funcionamento na interação com as pessoas ao seu redor.
Olá!

O que você está descrevendo pode ser entendido como uma forma de lidar com o estresse excessivo. Imaginar cenários de agressão pode ser um mecanismo de escape para aliviar tensões internas, mas é importante reconhecer que existem formas mais saudáveis e construtivas de gerenciar essas emoções.

Na psicoterapia cognitivo-comportamental, trabalhamos para identificar os gatilhos dessas fantasias e desenvolver estratégias alternativas que promovam o bem-estar emocional. Técnicas de relaxamento, mindfulness e reestruturação cognitiva podem ser muito úteis.

Se essas imagens mentais se tornam frequentes ou perturbadoras, é aconselhável buscar apoio profissional. Isso pode ajudar a explorar essas emoções de forma segura e desenvolver maneiras mais eficazes de enfrentamento. Para mais informações e suporte, você pode visitar meu perfil no Doctoralia e conferir o site HumanaMente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
 Ivane Sousa
Psicólogo, Psicanalista
Ararendá
Olá, num processo de investigação e análise terapêutica é possível compreender por vezes quais mecanismos, influenciam determinadas ações e pensamentos manifestas pelos indivíduos. Diante do seu relato, me parece que há um desconforto já que trouxe até aqui, mesmo sendo algo que não trás danos para terceiros fisicamente, ainda sim investigar o que te conduz a essa sensação de calma diante de tais pensamentos ainda que "inicialmente" inofensivos, e o porque especificamente isso te trás calma, seria válido, pois o pensamento por vezes conduz ou motiva a ação.

Espero ter contribuído há algum direcionamento.
Diante de momentos de estresse e sobrecarga é compreensível que a mente crie cenários para aliviar a tensão. Entretanto, é importante encontrar maneiras saudáveis para lidar com essa emoção, pois a longo prazo essa forma de lidar com ela pode gerar consequências negativas, além de não conseguir expressar plenamente. Caso isso seja recorrente e esteja te incomodando, sugiro que busque ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a compreender melhor os seus sentimentos e desenvolver forma mais saudável para expressa-los. Espero ter ajudado. Abraços!
 Carolaine Siqueira
Psicólogo
São José do Rio Preto
Olá!

É importante entender que as imagens mentais e os pensamentos que surgem quando estamos sobrecarregados podem ser uma forma de o cérebro tentar processar e liberar a tensão emocional acumulada. No entanto, a agressividade, mesmo que em um cenário imaginado e sem intenção real de machucar alguém, pode ser um sinal de que as emoções estão muito intensas e precisam ser expressas de forma mais saudável.

Na abordagem sistêmica, vemos que esses pensamentos podem estar relacionados a um sentimento de impotência ou frustração diante de situações da vida, onde a agressão imaginada funciona como uma válvula de escape para liberar a pressão emocional. Mas é importante também questionar o que exatamente esses pensamentos estão tentando dizer sobre o que você está vivendo no momento. É possível que seja um reflexo de sentimentos não processados, como raiva, medo ou até mesmo um desejo de controle.

Se os pensamentos persistirem ou se você se sentir sobrecarregado com frequência, pode ser útil explorar essas questões com um profissional para entender melhor a origem desse padrão e aprender novas formas de lidar com os sentimentos. Estou à disposição para te apoiar nesse processo!

Até mais !
 Bianca Santarem
Psicólogo, Psicanalista
Balneário Camboriú
Você encontrou uma estratégia para focar a sua raiva, porém não é uma estratégia saudável. Você já tentou focar em outras atividades para amenizar essa raiva que você sente? O esporte pode ser uma ótima estratégia.

Especialistas

Letícia Massaroto

Letícia Massaroto

Psicólogo, Psicanalista

Piracicaba

Mateus Correa

Mateus Correa

Psicólogo

Belo Horizonte

Josemeire Dantas Cardeal

Josemeire Dantas Cardeal

Psicólogo

Salvador

Emanuella Gonçalo

Emanuella Gonçalo

Psicólogo

Serra

Andressa de Menezes Daniele

Andressa de Menezes Daniele

Psicólogo

Barueri

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 290 perguntas sobre Raiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.