Me formei em odontologia, fui diagnosticada via exame de sangue laboratorial como alérgica a látex.
3
respostas
Me formei em odontologia, fui diagnosticada via exame de sangue laboratorial como alérgica a látex. Existe atualmente vacina (exceto em fase experimental) para amenizar os sintomas?
Primeiro é importante avaliar qual tipo de sintoma alérgico ao látex vc apresenta. Apenas o exame de sangue nao é confirmatório. Existem reações alérgicas imediatas como urticária, falta de ar em que vc deve procurar o médico pra recebe orientações adequadas sobre como tratar se exposição acidental e o que fazer se necessário procedimentos cirurgicos. Nesse caso existe imunoterapia experimental em hospitais de ensino. Agora se o seu caso for dermatite de contato por látex como eczemas que coçam em locais de contato com luva de látex por exemplo, o tratamento é mesmo evitar e usar anti inflamatorios tópicos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A imunoterapia anti IgE pode auxiliar no seu caso diminuindo os sintomas
O diagnóstico de Alergia ao Látex é realizado mediante avaliação clínica e testes diagnósticos, como o RAST para Látex (pesquisa de IgE) positivo. Ter apenas o teste positivo não possibilita realizar o diagnóstico da alergia, apenas de sensibilização a proteína do látex. Faz-se necessário avaliar as manifestações clínicas apresentadas após o contato com o látex, as quais podem ser imediatas (até 2 horas após o contato) manifestando-se com urticária ou falta de ar/ tosse/ coriza, mal estar etc, ou tardia como os eczemas de contato.Quanto ao tratamento nos casos de reações imediatas pode ser realizada imunoterapia, mas tal tratamento, atualmente, é comercializado apenas fora do Brasil.
Especialistas
Perguntas relacionadas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Teste cutâneo para latex
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.