Me foi receitado o Azulfin para tentar controlar a espondilite anquilosante. Lendo a bula, diz se tr

1 respostas
Me foi receitado o Azulfin para tentar controlar a espondilite anquilosante. Lendo a bula, diz se tratar de imunossupressor, e aí bateu um medo. Minha sogra era transplantada e 8 anos depois tomando imunossupressor para evitar rejeição do órgão desenvolveu um tumor e veio a falecer. Então, gostaria de me certificar do risco em desenvolver tumor em fazer uso contínuo desse remédio, inclusive se por ser imunossupressor eu ficaria mais propenso a outras doenças, como por exemplo mais facilidade pra pegar ou ter uma gripe de forma um pouco mais intensa?
Olá! Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o grau de imunossupressão conferido pelo Azulfin (sulfassalazina) é considerado baixo. Não é relatada em bula ou nos principais estudos essa associação com tumores. Os efeitos colaterais mais relatados são náusea, vômitos, perda do apetite e diarreia. Pode haver também lesões de pele, dor de cabeça e redução da imunidade e aumento de frequência de infecções, embora o grau de imunossupressão desse medicamento seja menor. Pode ser usada numa eventual gravidez e na amamentação, exceto em casos de crianças prematuras e com alterações enzimáticas específicas. Deve-se também lembrar que a falta de tratamento específico para a Espondilite Anquilosante (que inclui invariavelmente uso de anti-inflamatórios e medicações imunossupressoras) pode levar a danos permanentes às articulações. Sugiro conversar melhor com seu reumatologista para sanar melhor suas dúvidas e conversar melhor sobre os riscos e benefícios, mas via de regra é um medicamento considerado seguro para uso prolongado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Azulfin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.