Me deram diagnostico de ansiedade, eu não queria tomar medicação o resto da vida existe medicação

3 respostas
Me deram diagnostico de ansiedade, eu não queria tomar medicação o resto da vida existe medicação natural para isto?
A ansiedade é um problema que tem por consequência uma série de dificuldades e sintomas. Estes sintomas prejudicam o indivíduo nas mais diversas situações. Em alguns casos é necessário a utilização de medicação. Porém a medicação não é a única forma de controle da ansiedade. Algumas intervenções cognitivas e comportamentais são eficazes no tratamento da ansiedade. A psicoterapia cognitivo-comportamental visa desenvolver a autoconsciência de pensamentos que disparam os sintomas de ansiedade. Através da identificação e modificação dos pensamentos distorcidos e da resolução de problemas a ansiedade pode ficar sob controle e sem o emprego da medicação. O ideal é que você procure um terapeuta cognitivo-comportamental para entender melhor esta abordagem e esclarecer sua dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem algumas medicações fitoterápicas mas acredito que antes de qualquer mudança na medicação seria interessante você procurar ajuda psicoterapêutica para ajudar a entender os momentos em que a ansiedade aparece e de que forma.
Os transtornos de ansiedade são, na esmagadora maioria das vezes, crônicos, e costumam responder de maneira bastante positiva ao tratamento com remédios. Sempre gera algum tipo de insegurança a ideia de "tomar remédio para sempre", ou "tomar um remédio que não seja natural" para tratar ansiedade. Do meu ponto de vista, essa preocupação faz parte do proprio quadro de temerosidade e preocupação excessiva, característicos da ansiedade. Costumo comparar ansiedade à outra doença clínica, a Asma. Ambas são cronicas e podem cursar com agudizações ao longo da vida, e o uso de remédios aliviam de maneira importante seus sintomas, melhorando a funcionalidade e a qualidade de vida.
As medicações que tratam ansiedade costumam ser muito seguras e eficazes, tanto no curto como no longo prazo. Sugiro sempre esclarecer todas as duvidas e incertezas acerca dos remédios com seu Médico Psiquiatra.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.