Me chamo Marcos tenho 22 anos, desde da adolescência sofro do vício de masturbaçao, já fiz de tudo e

24 respostas
Me chamo Marcos tenho 22 anos, desde da adolescência sofro do vício de masturbaçao, já fiz de tudo e nada, me afastei de todos e perdi muitas oportunidades por conta disso, me sinto pressionado por a igreja dizer que é pecado, como consequência disso eu desisto das coisas que faço. Me dá vontade de morrer, fugir e nunca me relacionar com ninguém me ajudem
Olá, Marcos! Pelo que você traz na sua pergunta, penso a masturbação como um ato compulsivo, que seria um ato repetitivo, em excesso, que visa aliviar sua ansiedade ou qualquer outro afeto que seja negativo para você. Com o passar do tempo, esse comportamento compulsivo pode sim trazer prejuízos no âmbito do trabalho, dos relacionamentos, pois o ato de masturbação se torna um tema central na sua vida, e tira o foco que seria destinado para outros âmbitos importantes. Ainda, vem a culpa pelo sentido religioso. Oriento que busque acompanhamento com psicólogo e ou psicanalista, em conjunto com avaliação de um psiquiatra, que avaliará a necessidade de entrar com uso de medicação. Mas lembrando que o tratamento medicamentoso anda em conjunto com o tratamento psicoterápico, pois assim, será mais efetivo. Vejo que isso está te fazendo sofrer muito, busque por ajuda profissional, irá te ajudar. Um abraço!

Olá!
A masturbação em si pode ser bastante importante para o conhecimento do próprio corpo e do prazer. Porém o excesso pode causar sofrimento quando se transforma num ato compulsório em que não se consegue não repetir o ato, trazendo inconvenientes no dia a dia.
Neste sentido importante buscar ajuda em tratamento psicológico para buscar lidar com as situações e ou sentimentos que estão encobertos pelo ato compulsivo. A psicanálise pode ajudar bastante. Importante ressaltar que sua culpa pode impedi-lo de buscar ajuda, mas os profissionais da área psi deverão manter sigilo e estar preparados para acolher teu sofrimento sem julgamentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Marcos,

saúde e paz,

no famoso ensaio "Além do princípio do prazer", Freud destaca a compulsão à repetição em vários aspectos da vida dos seres humanos. Quando temos prazer com a masturbação ou com um parceiro/a, há algo que escapa, que sobra, que não é contemplado pela descarga libidinal. Repetimos, então, a prática (acompanhados ou não) e de novo, e de novo... Não surpreende que seja assim. Afinal, como diz Lacan, somos sujeitos marcados pela falta, psiquicamente barrados e incompletos. Mais do que isso: tentamos preencher a dimensão faltante, porém tal tentativa está fadada a fracassar. O marcador da ausência jamais é totalmente eliminado. Relevante: não há problema com a perpetração do onanismo. A masturbação torna-se, com efeito, problemática quando o ato é realizado tantas vezes que o sujeito paralisa sua vida. Não tem ânimo ou força para fazer mais nada. Não sei se é o seu caso. Há muitas lacunas em sua fala: de que pessoas você se afastou? Quais oportunidades você perdeu? Qual a relação objetiva entre a não-realização de seus projetos e a masturbação? Outra coisa muito relevante: se esforce - o quanto puder - para remover o peso da religião sobre a masturbação. Deus tem coisas mais fundamentais para fazer (acabar com a Guerra na Ucrânia, eliminar a fome nas áreas mais desfavorecidas do planeta, eliminar a Covid-19, para citar alguns exemplos) do que observar o que você faz no banheiro ou no silêncio de seu quarto. Obviamente, se foi educado em uma cultura religiosa terá muitas dificuldades em parar. Mas não desista! Procure um bom analista para te ajudar a lidar com seu "vício". Se você enfrentar a travessia da análise terá excelentes condições de superar este problema e mais: destensionado, a tendência é que a ideação suicida (o mais preocupante) perca força. E não apenas isso: a psicanálise te proporcionará uma experiência de autoconhecimento que transformará sua compulsão em algo trivial em sua vida. A terapia será crucial também em outro ponto: ela levará você (depois de anos de consulta) a compreender o motivo de seu psiquismo se fixar à masturbação. Te mostrará por que sua formação subjetiva te levou ao onanismo desenfreado. Para tanto, você precisa verdadeiramente se implicar no processo analítico; de fato, se comprometer com a terapia. Boa sorte! Que consiga sobrepujar esta questão e que tenha uma vida plena e feliz!
Olá Marcos! Masturbação não é algo errado, mas como você se refere como sendo um vício, deve ser um comportamento muito recorrente que está te causando alguns transtornos. Seu caso pode tratar-se de uma compulsão, que pode ter origem em alguns transtornos diferentes, por isso seria importante a avaliação de um psiquiatra e, conjuntamente, de um psicólogo. Fique bem!
Olá Marcos, tudo bem?
Masturbação é uma prática natural, inclusive importante para que descubras o que te dá ou não prazer.
Compreendo que existem pressões de vários lados, como a igreja ou até suas próprias ideias a respeito do tema.
Em primeiro lugar é necessário que faças uma avaliação para entender se o seu ato é de fato compulsivo ou não.
Lhe indico que faças inicialmente uma avaliação psiquiátrica e um acompanhamento psicológico.
Isso pode ter várias causas, desde as orgânicas como falta de dopamina, etc. Até as emocionais, que são inúmeras.
Olá Marcos, espero que esteja bem.
A masturbação é uma prática saudável.
A compulsão, ao contrário, traz várias consequências ao Sujeito, como você mesmo descreve: solidão, perder oportunidades, desistir de coisas que você gosta...
A psicoterapia pode ajudá-lo muito.
Olá, Marcos! Só em estar aqui dividindo essa angústia, já é um passo muito importante na sua vida. Procure logo um(a) analista pra poder falar tudo o que sente. Jamais desista! Pense em tudo que está lhe incomodando e que deseja mudar e PERSISTA!!!
Se você realmente deseja se desenvolver recebendo ajuda, é simples, basta procurar um psicólogo, se for o caso, tem atendimento público, de ONGs e de faculdades, boa sorte.
Marcos, respondendo de forma objetiva, a masturbação em si, como supracitado, não é um problema, podendo, inclusive, ser um instrumento de auto-conhecimento. O problema está em o ato tornar-se repetitivo e não passível de controle da sua parte. Uma vez que isso já encontra-se fora do seu 'çontrole` e está prejudicando sua vida secular e, o que é mais preocupante, está impactando seu psicológico a ponto de você pensar em desistir da vida, é mais que aconselhável, é fundamental a busca de profissionais qualificados para lhe ajudar. Além de buscar um psicanalista e/ou psicólogo, acredito ser necessário a busca por um psiquiatra, pois, há casos nos quais é preciso o uso de medicamentos, pelo menos, até que os resultados do tratamento psicológico comecem a fazer efeito. O psiquiatra, inclusive, poderá, pelos seus sintomas, verificar se você está com um quadro de depressão e, se positivo, avaliar em que grau ela se encontra, para tratá-la adequadamente.
Oi Marcos, se a gente pensasse nisso que você está chamando de vício como um outro vício qualquer , como por exemplo chocolate, ficaria menos perturbador de pensar ?
As questões dos vícios precisam ser olhadas de uma maneira profunda e cuidadosa, para não cairmos no julgamento moral. É importante poder entender qual lugar a masturbação tem na sua vida, bem como a função que ela exerce e é importante perceber que existe um componente social envolvido nisso também.
Procure ajuda profissional, para entender , cuidar e lidar com isso. O sexo e a masturbação são coisas prazerosas em nossa vida, ficamos em um lugar muito complicado, quando até o que nos dá prazer nos causa sofrimento.
Olá, pelo seu relato me parece que você faz algo em excesso e me parece uma compulsão. Seria interessante compreender o que há por trás dessa compulsão, pois todo excesso esconde muitas coisas inconscientes que precisam ser descobertas. Então, seria interessante pensar em fazer um processo psicanalítico onde você descobrirá tudo que há de consciente e inconsciente por trás desse ato compulsivo de se masturbar. E inclusive pensar sobre essas angústias todas que isso te remete. Fico à disposição!
A masturbação no seu caso parece um ato de compulsão para aliviar alguma angustia. Todo ato compulsivo acaba sendo prejudicial e fazendo com que você coloque mais um sofrimento na sua lista.
Procure ajuda de um psicólogo para entender melhor o seu momento atual .
A masturbacao em excesso é uma compulsão, um comportamento compulsivo que precisa ser tratado por ser muito angustiante e afetar sua vida como um todo. Procure um psicólogo, ele o ajudará a regular sua vida, suas emoções buscar a origem de sua compulsão e trabalha-la. Não viva assim se punindo, procure ajuda.

A psicanálise pode ajudar a entender as causas subjacentes à sua compulsão e ajudá-lo a lidar com ela de forma saudável. O terapeuta pode ajudá-lo a identificar os sentimentos e pensamentos que estão por trás do seu comportamento e ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos e pensamentos. Além disso, o terapeuta pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com as pressões externas, como a pressão da igreja, e ajudá-lo a encontrar formas saudáveis de lidar com essas pressões.
Oi, Marcos! Você acha que a masturbação é um pecado? Ou isso é imposto pela Igreja que frequenta? Mesmo que você tenha sua opinião de que não é pecado, o que está lhe prejudicando é a constância desse ato. O que você está tentando aliviar com isso? Seria sua ansiedade? Ou a dificuldade de se relacionar com as pessoas? De qualquer forma você precisa de ajuda, de um psicólogo, que vai ajudá-lo a entender melhor seu "vício" e resolver o que estaria por trás disso tudo.
Olá, espero que fique bem! Bora trabalhar essas crenças deturpadas que estão te causando conflito. Mude a percepção sobre o assunto, conheça-se e certamente a sua sexualidade melhorará significativamente, com muito prazer e sem culpa alguma. Abraços
Primeiramente parabéns pela coragem de se expor.
Estes assuntos ainda são difíceis de falar, ainda mais no meio religioso. Busque um profissional que possa te ouvir e principalmente sem te julgar. Seu sofrimento merece ser ouvido.
Olá, Marcos. Sinto muito que esteja passando por essa dificuldade. É importante lembrar que existe ajuda e tratamento para este tipo de questão.

É normal sentir-se pressionado por crenças religiosas ou morais que consideram a masturbação como pecado, mas é importante lembrar que a masturbação é uma atividade natural e saudável que faz parte da sexualidade humana. Entretanto, a compulsão pela masturbação pode se tornar um problema real, que atrapalha outras áreas da sua vida.

Minha sugestão é que procure ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta sexual para trabalhar essas questões emocionais e comportamentais relacionadas ao vício em masturbação. Eles poderão ajudá-lo a entender melhor suas emoções e padrões de pensamento, bem como fornecer ferramentas para lidar com a vontade de se masturbar e superar o vício.

Também é importante manter a comunicação aberta e honesta com pessoas de confiança, como amigos ou familiares, para que possam ter um suporte emocional nesse processo de recuperação. Lembre-se de que a recuperação é um processo gradual, mas é possível superar e seguir em frente.

Espero ter ajudado de alguma forma. Se precisar de ajuda adicional, não hesite em buscar profissionais especializados e qualificados.
Olá Marcos, entendo o teu sofrimento. De um lado o prazer momentâneo que você se proporciona com a masturbação, mas que após algum tempo já não tem mais efeito e por isso novamente a busca por ela, tentando preencher algo em você. A escolha de um ato como repetição e a busca pelo prazer se encontram em muitas pessoas e de várias formas, mas isso não é o mais importante. O que resta disso tudo, como por exemplo: a sensação de culpa, de pecado, de perda de tempo, de perda de oportunidades, etc... é o relevante em se entender. Quando você estiver disposto a resolver isso, procure a ajuda de um psicólogo ou psicanalista que irá lhe entender e irá lhe direcionar para o melhor tratamento. Não espere dar conta sozinho desse problema, procure um profissional que irá te ajudar muito.
Olá, Marcos. Primeiramente, quero agradecer por compartilhar seus sentimentos e preocupações. É corajoso da sua parte buscar ajuda e orientação para lidar com essas questões. A masturbação é uma parte normal da sexualidade humana, e muitas pessoas a praticam. No entanto, compreendo que suas preocupações vão além disso, envolvendo questões religiosas e emocionais que estão afetando sua qualidade de vida. É importante lembrar que cada pessoa é única, e o que pode funcionar para uma pessoa pode não funcionar para outra. Um psicólogo ou terapeuta especializado em sexualidade e questões religiosas pode ajudar você a explorar seus sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de lidar com suas preocupações. É importante explorar suas crenças religiosas e o papel que desempenham em sua vida. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e a culpa relacionadas à masturbação. Defina metas realistas para você mesmo. Em vez de tentar eliminar completamente a masturbação, pode ser mais eficaz buscar um equilíbrio saudável em sua vida. Trabalhe na construção de sua autoestima e autoaceitação. Isso pode ajudar a reduzir a autocrítica e a negatividade que você está sentindo. Mantenha contato com amigos e familiares que possam oferecer apoio emocional. Compartilhar seus sentimentos com alguém de confiança pode ser um alívio. Lembre-se de que não está sozinho nessa jornada. Muitas pessoas enfrentam desafios semelhantes, e buscar ajuda é o primeiro passo para encontrar soluções.
Olá Marcos,

Que bom que atingiu 50% da solução de seu problema, está consciente dos malefícios que lhe têm causado, e resolveu pedir ajuda.

Em primeiro lugar, você precisa de uma consulta com médico, que poderá solicitar exames para avaliar melhor seu quadro fisiológico .
Você precisará adotar uma rotina que inclua hábitos saudáveis, e a prática de exercícios físicos;
Psicoterapia, todos precisamos, então procure um profissional de sua preferência;
Pontos de apoio, refaça laços, se reaproxima das pessoas que te fazem bem e que este vício te fez se afastar.
descubra os gatilhos que levam você a tal prática, torne consciente e quebre o padrão.
Não admita nenhuma pressão externa que seja maior que sua vontade de mudar.

Afaste-se dos ambientes que estimulem a prática.

Uma vez que você deixou explícito que tem religião, faça bom uso, pratique a oração aproveite as boas companhias de sua comunidade, faça novos amigos, aprenda coisas novas , e seja útil, faça trabalhos voluntários .

Espero que em breve você tenha boas notícias para contar.

Olá Marcos, já parou pra pensar por que tantas pessoas tem dificuldade em abandonar o cigarro, álcool ou outras drogas? Conhece alguém que parou só por conta de um vídeo no YouTube ou algum livro milagroso? Imagino que não, a masturbação excessiva gera danos neurológicos e ativa circuitos cerebrais de recompensa fazendo com que superar seu vício dependa de estratégias muito mais elaboradas do que apenas uma "força de vontade" ou um "arrependimento". O quanto o fato de "ser pecado" é relevante neste processo para você? Talvez este tipo de pensamento só te traga CULPA e não CURA. Se fosse assim, eu iria pedir aos padres dizerem em todas as missas que fumar e beber é pecado e o mundo estaria muito melhor. Acredito que poderiamos entender melhor seu problema e elaborar um plano juntos para você vencer o seu vício.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 320
Marcos ,todo excesso é prejudicial ,preenche uma falta ou faltas .
Pode indicar ansiedade ou uma forma de resolver alguma questão que vc consciente ou inconscientemente gostaria muito de resolver ou se livrar .
Esse entendimento só se pode ter na terapia analítica, como também se é necessário um trabalho em conjunto com a psiquiatria e medicamentos .
Boa tarde, Marcos. Do ponto de vista psicanalítico, o vício em masturbação pode estar relacionado a conflitos internos e padrões de comportamento formados na adolescência. A pressão externa, como a condenação da igreja, pode intensificar a culpa e a vergonha, afetando sua autoestima e motivação. É crucial buscar ajuda profissional, para explorar as causas subjacentes desse comportamento, trabalhar a autoaceitação e encontrar formas de lidar com a pressão e a culpa. A terapia pode ajudar a reconstruir sua autoconfiança e a criar formas para lidar com essas questões de maneira saudável.