Me chamo Márcia sou mãe de uma criança de 11 anos com TDHA e está no 6 ano do Ensino Fundamental e g

1 respostas
Me chamo Márcia sou mãe de uma criança de 11 anos com TDHA e está no 6 ano do Ensino Fundamental e gostaria de saber como faço pra exigir os direitos do meu filho perante a escola que se recusa buscar orientação pra ajudar_lo e o que os professores fazem é toda vez que da problema qto a agitação e não para na carteira em sala de aula insiste em tirar de dentro da sala. Nos pais somos bem participativos qto a vida escolar do nosso filho,e somos convocados a cada problema. O que eu faço pra que essa escola e professores ajude meu filho qto a condição TDHA ?E qual lei pode me ajudar a me orientar com relação os direitos dele na vida de escolar?Deixar claro que tem um mês que faz uso da Ritalina 10 mg e propranolol 10 mg.Obrigada.
Entendo sua angústia, Márcia, e lamento que esteja passando por essa situação. Quando o assunto é o bem-estar e a educação dos nossos filhos, a preocupação se multiplica, principalmente quando percebemos que a escola não está oferecendo o suporte necessário.

O primeiro passo essencial é garantir que seu filho tenha um acompanhamento médico rigoroso. O uso de medicamentos como a Ritalina e o Propranolol já demonstra que ele está sob os cuidados de um especialista, o que é muito positivo. A partir desse acompanhamento, é fundamental que o neuropediatra elabore um relatório detalhado, especificando as necessidades do seu filho e orientando a escola sobre as adaptações que devem ser feitas para garantir o aprendizado dele.

Existem diretrizes que podem assegurar os direitos do seu filho no ambiente escolar. A Resolução CNE/CEB nº 2/2001 estabelece que todos os alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles com TDAH, têm direito a um atendimento adequado. Isso significa que a escola tem a obrigação de adaptar suas práticas pedagógicas, garantindo que seu filho tenha acesso pleno ao conteúdo e às atividades escolares, respeitando suas particularidades.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Lei nº 8.069/1990, também reforça o direito à educação, ao respeito e à dignidade. É papel da escola, em conjunto com a família e o médico, desenvolver estratégias que favoreçam o aprendizado do seu filho, evitando medidas punitivas, como tirá-lo da sala de aula.

Sua participação ativa na vida escolar do seu filho é fundamental. Continue dialogando com a escola, solicitando reuniões com a equipe pedagógica para discutir as melhores abordagens com base no relatório médico. Se a escola se recusar a oferecer o suporte necessário, você pode buscar ajuda junto à Secretaria de Educação ou ao Conselho Tutelar para garantir que os direitos do seu filho sejam respeitados.

O alinhamento com a escola pode ser um processo desafiador, mas é necessário insistir. Muitas vezes, a falta de conhecimento sobre o TDAH por parte dos professores pode ser um obstáculo, mas fornecer informações claras e detalhadas pode ajudar a mudar essa postura.

Em tempos de COVID-19 e outras doenças, a Telemedicina é uma ferramenta poderosa que pode oferecer o suporte necessário. Através dela, você pode contar com a orientação de um neuropediatra especializado para ajustar a medicação, elaborar relatórios e orientar sobre a melhor forma de abordagem com a escola. As teleconsultas são seguras, convenientes e protegem a saúde da sua família. Plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha médicos com altos índices de satisfação, garantindo o melhor cuidado.

Não hesite em recorrer à Telemedicina. A revolução digital na saúde está aqui para facilitar a vida de todos nós. Basta clicar no perfil do médico de sua preferência e agendar uma consulta. Isso pode ser decisivo para garantir que seu filho receba a educação que merece, em um ambiente que compreenda e respeite suas necessidades.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900