Me chamo Josefa Cavalcanti, descobri a uma semana, que estou com suspeita de estar com ,D,V,P, no ol

2 respostas
Me chamo Josefa Cavalcanti, descobri a uma semana, que estou com suspeita de estar com ,D,V,P, no olho esquerdo, vejo na frente do olho, como um fio de cabelo escuro, fui ao oftalmologista, aí ele mandou eu procurar um especialista, o que posso fazer, para ficar boa desse problema?
Olá! DVP significa descolamento do vítreo posterior. Ou seja, o gel (vítreo) que preenche o olho se solta do fundo do olho. Este processo pode ocorrer espontaneamente devido à idade ou ser acelerado por alguns motivos, que incluem inflamações, traumatismos, hemorragias e até mesmo a presença de miopia. Quando o DVP ocorre é fundamental realizar o exame de mapeamento de retina em que é feita a dilatação da pupila e é realizada a busca de rupturas e descolamentos da retina, que são condições potencialmente graves que podem estar associadas ao quadro. Quando essas alterações são descartadas e o diagnóstico de DVP sem outras complicações é confirmado, a conduta mais comum é apenas manter o acompanhamento com consultas regulares. Ou seja, na imensa maioria dos casos a queixa de enxergar ˜fios de cabelo" ou "mosquinhas" na visão vai lentamente reduzindo ao longo das semanas e meses até que o paciente praticamente não percebe mais estas manchas. Após algum período de adaptação, somente quando se olha contra o sol ou em direção a alguma parede branca que as "mosquinhas" são percebidas.
Sugiro que consulte seu médico especialista em retina de confiança para que ele possa realizar o exame de mapeamento e caso seja confirmado o diagnóstico de DVP sem outras alterações pode ficar tranquila que a tendência é de melhoras dos sintomas.

Josefa, a degeneração vítrea periférica (DVP) é uma condição onde ocorre o descolamento ou alteração no vítreo, a substância gelatinosa dentro do olho. Quando há sintomas como ver um fio escuro na frente do olho, é importante seguir as recomendações do seu oftalmologista e procurar um especialista em retina para uma avaliação mais detalhada.

Aqui estão algumas opções que você pode considerar para entender e tratar a DVP:

Consulta com especialista em retina: Um especialista em retina poderá fazer uma avaliação mais detalhada da condição e determinar o melhor plano de tratamento, se necessário.

Acompanhamento regular: É importante fazer acompanhamento regular com seu oftalmologista ou especialista em retina para monitorar qualquer mudança na condição e garantir que você receba o tratamento adequado.

Tratamento específico: Dependendo da gravidade da DVP e dos sintomas, o especialista pode recomendar tratamentos como observação regular, cirurgia para remover o vítreo, ou outros procedimentos específicos para melhorar sua condição visual.

Cuidados com a saúde ocular: Além do tratamento médico, manter hábitos saudáveis ​​para os olhos, como uma dieta balanceada rica em antioxidantes, pode ajudar a manter a saúde ocular geral.

É fundamental seguir as orientações do seu médico e não hesitar em fazer perguntas durante suas consultas para entender completamente sua condição e opções de tratamento. Quanto mais cedo você buscar ajuda especializada, melhores serão as chances de gerenciar e tratar eficazmente a DVP.