Mania de perseguição acompanhada de sindrome de panico o q pode ser?

9 respostas
Mania de perseguição acompanhada de sindrome de panico o q pode ser?
De acordo com o que os colegas Dr. Luiz Henrique e Dr. Hugo colocaram, só complemento que após descartado o quadro clínico neurológico, um tratamento psiquiátrico acompanhado de psicoterapia, dentro de um trabalho multidisciplinar se torna bastante efetivo para sintomas psicossomáticos como o que descreve.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que chama de mania de perseguição, provavalmente é o que chamamos na psiquiatria de delírio persecutório, que é um sintoma psicótico (atente que este nome, apesar de muito estigma associado, quer dizer um sintoma que rompeu com a realidade, ou seja, que o paciente percebe, mas que os outros à sua volta não percebem, ou seja, não é real). Um crise de pânico, grosseiramente falando, é uma crise de ansiedade aguda com sintomas físicos importantes( ex: taquicardia, suor frio, mal estar, tontura, falta de ar, formigamento, sintomas gastrointestinais, tremores, bola na garganta, medo de morrer ou de perder o controle, entre outros), que pode estar sendo desencadeada inclusive pelo medo causado pelo delírio do paciente estar sendo perseguido (imagine o quanto é amedrontador estar se sentindo perseguido ). É muito importante que um colega médico o avalie, para excluir a possibilidade de um quadro clínico neurológico ou de outra área e iniciar o tratamento psiquiátrico o quanto antes! Abs
Queremos e buscamos nomes, parece que nos alivia isso! dessa maneira, a medicação pode ser melhor escolhida. Mas não buscamos desse modo também tranquilizar-nos, parecer que sabemos de nós ou do outro? Muito mais fácil definir, catalogar, descrever. Porque não falar? dizer o que acontece com a pessoa? Hoje tudo é panico? antes era depressão? antes histeria?
Procure um psiquiatra e um psicólogo para que possa falar a respeito de seus sintomas. Você não deve se autodiagnosticar. Esses termos são muito vagos, eles só poderão adquirir um significado maior quando relacionados à sua história pessoal. Esses diagnósticos, sem a ajuda de um profissional, só servem para confundir a pessoa e mesmo fazê-la se sentir pior. Procure um psicólogo e converse com ele a respeito do que está sentindo, ele poderá avaliar melhor o que se passa e também avaliar a necessidade de encaminhar você a um psiquiatra. Apenas um profissional competente pode fazer um bom diagnóstico ou medicar. Se autodiagnosticar ou se automedicar apenas pode causar confusão e mais sofrimento.
Difícil questão, como levantar um diagnóstico assim, sem analisar o paciente?... e o que se espera fazer com essa informação? para que interessa essa informação? Talvez seria interessante procurar um profissional que analise.
A persecutoriedade somada ao pânico, resultante de profundo sentimento de desamparo, remete a uma intensa angústia e medos muito primitivos. Importante buscar ajuda profissional. Um bom psiquiatra e um bom psicanalista iriam ajudar bastante. Você vive uma dor psíquica muito profunda, não há porque sofrer tanto se pode se ter uma vida mais saudável.
Olá, gostaria de dizer que nomes às vezes não significam muita coisa. O termo "mania de perseguição" terá uma conotação diferente dependendo do contexto no qual for empregado. Numa conversa entre amigos posso dizer que minha irmã tem mania de perseguição porque acha que todo mundo a critica, o que não significa que estou usando o sentido denotativo, ou seja, que ela apresenta algum sintoma psicótico. Como você não dá exemplos do que entende por "mania de perseguição" nem mesmo por "síndrome do pânico", fica muito difícil dizer algo a respeito. Mais importante do que o nome que essa combinação possa ter, creio que deve atentar para o seguinte: você está sofrendo? Se sim, procure ajuda psicológica porque um "rótulo" x ou y não vai modificar o que você sente e vive nem a forma pela qual você lida com as coisas.
Concordo com os psiquiatras e psicólogos acima, contudo, acrescento já apresentei estudo de caso, em Congresso Nacional, com atendimento eclético, de exceção, sem uso de remédios psicotrópicos, para esquizofrênicos sem agressividade, com o uso de 4 técnicas já existentes, as quais vem trazendo resultado positivo, confirmados pelos familiares dos doentes, que voltam até ao trabalho.
Você quer ler outros nomes para o quê você sente? Sentimentos de perseguição e de pânico são isto mesmo: sentimentos de perseguição e de pânico.

Para você entender melhor o que está acontecendo com você, precisaria lembrar as suas experiências da infância. Provavelmente você se sentiu perseguido e em pânico quando estava pequen@, e devido à imaturidade da sua mente, guardou uma inclinação para reproduzir estes sentimentos ao invés de desenvolver a defesa mental que você precisaria.

Dá para recuperar na psicoterapia humanista ("centrada na pessoa") ou na psicanálise ou em qualquer outro tipo de psicoterapia de diálogo.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Dagmar Fatima de Abreu

Dagmar Fatima de Abreu

Psiquiatra

Belo Horizonte

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Wenner Roberta Ramos Barbosa Tome

Wenner Roberta Ramos Barbosa Tome

Psiquiatra

Caldas Novas

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.