mania de doença faz parte do quadro bipolar? estou sempre achando que estou com alguma doença e vou

4 respostas
mania de doença faz parte do quadro bipolar? estou sempre achando que estou com alguma doença e vou a medicos diferentes todos os meses, o que pode ser?
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Prezad@,

O sentido empregado em seu relato "mania de doença", juntamente com sua investigação em diferentes médicos, não parece estar relacionado a um quadro de bipolaridade. Seria importante investigar sua crença de "estar com alguma doença" mesmo após ir a diferentes médicos.

Desta forma, você deve buscar um psicólogo para explanar melhor este relato, verificar quais são os dados de realidade acerca desta crença (achar que está com alguma doença) e realizar as intervenções necessárias para a melhoria de sua saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rodrigo Vogas
Psicólogo
Niterói
Ao meu ver a mania de doença não teria uma relação com o quadro Bipolar. Mas para que o caso possa ser avaliado de forma correta, deveria ser buscado um psiquiatra para uma avaliação e também um acompanhamento psicológico para que esta "mania" possa ser ajudada e até mesmo reconstruída. Trazendo uma melhor qualidade de vida para o paciente.
 Bárbara A. D. Paiva
Psicólogo
Araguari
Mania de doença é chamado de hipocondria, e está relacionado a ansiedade; no entanto não se refere nada a transtornos de humor. Procure um psicólogo e faça um tratamento para diminuir a ansiedade, se necessário ele irá te encaminhar ao psiquiatra para administrar medicamentos.
Dra. Juliana Mokayad Hanania
Psiquiatra
São Paulo
Olá!
O quadro descrito tem frequente relação com aumento de ansiedade. Compatível com o que chamamos de hipocondria. Apesar de descrevermos tecnicamente uma das crises do transtorno bipolar como mania, esta ( do transtorno bipolar), conta com sintomas específicos e bem diferentes dessa preocupação excessiva com doença.
Caso está preocupação esteja exacerbada, é aconselhável buscar ajuda, já que há importante melhora com tratamento adequado!

Especialistas

Francielle Maria da Cruz Trindade

Francielle Maria da Cruz Trindade

Psiquiatra

Salvador

Rita Maia

Rita Maia

Psicólogo

Jundiaí

Mateus Bignotto Bortolozzo

Mateus Bignotto Bortolozzo

Psiquiatra

Campinas

Emanuella Gonçalo

Emanuella Gonçalo

Psicólogo

Serra

Sophia Barreto

Sophia Barreto

Psiquiatra

Recife

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 948 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.