Mania de cheirar tudo, como cera de ouvido. Do couro cabeludo e de puxar pelo. O que seria??

16 respostas
Mania de cheirar tudo, como cera de ouvido. Do couro cabeludo e de puxar pelo. O que seria??
Boa Tarde
Precisaria analisar este habito ou mania; Assim poderia lhe ajudar.
Estou a sua disposição
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Boa tarde!
Seria necessária uma avaliação mais profunda, com uma anamnese de sua história de vida, outras informações e sintomas que possam subsidiar uma análise do quadro.
Sugiro o agendamento e acompanhamento com um especialista. Estou à disposição.
Se não for tratado pode virar uma compulsão que perturba muito.
Sempre é necessário saber o que desencadeou esse hábito.
Pergunte - se ,qual é o ganho que isso me dá ?
Isso me alivia ? Tente trazer para o sensorial isto é a sensação que seu corpo registra, Fica mais fácil ajudá-la.
Inviável responder objetivamente à sua pergunta, mas é possível inferir que tais atos, descritos por você como "mania", sejam recorrentes e, a princípio, irresistíveis, inevitáveis, exceto por grande esforço da consciência. Se de fato o caso é esse, estamos tratando de um comportamento compulsivo, que tem em suas raízes em algum pensamento (consciente ou não) de caráter obsessivo. O ato compulsivo, em geral, tem função de anular os imaginados efeitos de um pensamento obsessivo. Nesse sentido, é importante um processo psicoterapêutico para compreender melhor a origem dos pensamentos obsessivos, e então poder atuar para a diminuição ou extinção dos comportamentos compulsivos que a incomodam. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Existem uma necessidade de uma avaliação mais profunda para saber a quantidade de vezes que isso acontece. Porém o diagnóstico acontece após uma avaliação mais profunda e os cuidados para este caso é possível e muito cuidadoso. Desejo tudo de bom! Estamos a inteira disposição para ajudar neste processo.
OII, como você está? Sinto muito pelo que você está passando. COm esse seu recorte de relato não tem como fazer uma avaliação completa. Para obter um diagnóstico correto, é necessário realizar um acompanhamento psicológico e avaliações do transtorno em questão. MAs Independente de um diagnóstico, que é importante para direcionar melhor o tratamento, seria preciso compreender melhor as circunstâncias e o momento de vida em que você se encontra e que pode estar contribuindo para esses sintomas citados. Fico à disposição. Um abraço. caso queira conhecer mais do meu trabalho '''''''''''@leticiafernandespsi''''''''''''
Os comportamentos que você descreveu, como a mania de cheirar coisas específicas e puxar o próprio cabelo, podem estar relacionados a diferentes condições psicológicas, mas é importante lembrar que só um profissional de saúde mental pode fornecer um diagnóstico preciso.

1. **Tricotilomania**: Puxar o próprio cabelo é uma característica da tricotilomania, um transtorno de controle de impulsos. As pessoas com tricotilomania sentem um impulso incontrolável de puxar o cabelo, o que pode resultar em perda de cabelo visível e sofrimento significativo.

2. **Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)**: A compulsão por cheirar coisas, como cera de ouvido, pode estar relacionada ao TOC. TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos indesejados (obsessões) e comportamentos repetitivos (compulsões) que a pessoa se sente impelida a realizar.

3. **Hábitos ou Comportamentos Sensoriais**: Em alguns casos, esses comportamentos podem ser hábitos desenvolvidos em resposta a estresse ou ansiedade, ou podem estar relacionados a necessidades sensoriais, especialmente se não causarem angústia ou impacto significativo na vida diária.

É fundamental procurar a avaliação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para entender melhor esses comportamentos e receber o tratamento adequado, se necessário. Eles podem ajudar a identificar a causa subjacente desses comportamentos e desenvolver um plano de tratamento, que pode incluir terapia, medicação ou uma combinação de ambos.
Olá, tudo bem?

Muitas causas podem indicar a presença de "manias" como essas. Esses sinais são encontrados em diversos transtornos, ou até mesmo em pessoas sem alguma alteração. É importante que, para que você obtenha o diagnóstico correto, procure um profissional especializado em saúde mental, como um psicólogo e/ou psiquiatra.

Espero ter ajudado, e procure ajuda profissional.

Abraço, estou à disposição!
Ola, tudo bem? Imagino como deve ser desafiador conviver com este comportamento. Pelo relato indica comportamento de mania, e esta precisa ser investigada a fundo, não sendo possivel somente com seu relato diagnosticar o que representa. Uma avaliação minuciosa deve ser realizada por um psicologo. Fico a disposição.
Olá
De acordo com a descrição dos seus sintomas, pode ser TOC.
Recomendo que procure um profissional para fazer uma avaliação aprofundada sobre seu caso, um psiquiatra ou psicólogo.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
O comportamento de cheirar ou manipular certas substâncias, como cera de ouvido, couro cabeludo ou puxar pelos, pode ser classificado como um comportamento repetitivo ou um hábito específico. Em alguns casos, esses comportamentos podem ser associados a transtornos de comportamento.
Por isso, é importante considerar outros fatores, como ansiedade, estresse ou hábitos adquiridos ao longo do tempo. Às vezes, as pessoas desenvolvem comportamentos repetitivos como uma forma de lidar com o estresse emocional.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esse tipo de comportamento e isso está causando sofrimento significativo ou interferindo na vida cotidiana, é recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.
Olá, todo sintoma precisa ser melhor avaliado e colocado dentro de um contexto de vida do paciente. Também é importante lembrar como se entende o sintoma, que pode se manisfestar de maneira que gere um sofrimento, mas que ao mesmo tempo pode ser lido como uma metáfora, ou seja, está cheio de significados e possíveis relações. O trabalho psicanalítico pode ajudar a entender a função desses sintomas.
Fico à disposição.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá, como vai? Entendo que comportamentos como esses podem ser preocupantes e podem indicar a presença de diversos transtornos ou simplesmente serem hábitos incomuns. Para uma avaliação adequada e um diagnóstico preciso, é essencial procurar a ajuda de um profissional especializado em saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles poderão oferecer uma análise cuidadosa do seu caso e recomendar o tratamento mais adequado, se necessário. Estou aqui para ajudar no que for necessário, então não hesite em buscar assistência profissional. Um abraço e estou à disposição para qualquer dúvida ou preocupação que possa surgir.
Parece que você está descrevendo alguns comportamentos atípicos que podem não ser tão comuns. Cheirar constantemente certas partes do corpo, como o couro cabeludo ou a cera de ouvido, e arrancar os pelos podem indicar um transtorno que necessita de uma avaliação profissional. Seria uma boa ideia falar com um psicólogo sobre isso para entender melhor o que está acontecendo e encontrar maneiras saudáveis de lidar com esses comportamentos.
Boa tarde. Sinto muitíssimo pelo momento difícil que você está passando. Que bom que está buscando ajuda, esse é primeiro passo. Somente com essas informação não é possível chegar num diagnostico. É importante buscar uma avaliação profissional para ter esse diagnostico, entender melhor as causas subjacentes e desenvolver estratégias de manejo adequadas. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a identificar o que está acontecendo e fornecer o apoio necessário para abordar esses comportamentos de maneira saudável e eficaz. Espero ter ajudado, fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!