Macarao integral, e biscoito integral faz mal pra quem tem pedra no rim?

5 respostas
Macarao integral, e biscoito integral faz mal pra quem tem pedra no rim?
A formação de cálculos renais pode aumentar em função de alguns fatores nutricionais, tais como: ganho de peso e obesidade, excesso de sal na comida e o consumo reduzido de líquidos, dentre outros. Desta forma, alguns cuidados na alimentação devem ser tomados para evitar uma NOVA formação de cálculo renal: Prefira os alimentos integrais aos refinados, pois contém fibras que auxiliam no funcionamento intestinal: arroz e MACARRÃO INTEGRAL, BISCOITO INTEGRAL e pão INTEGRAL light.
No entanto, a quantidade destes alimentos deve ser controlada caso necessite perder peso, seguindo a orientação do nutricionista.

Acho que você pode ter mais opções nutritivas do que o biscoito, mesmo sendo integral. Intercalar com o biscoito, sabe?
Temos opções melhores como um sanduíche com boa fonte de proteína (queijos, um pouco de frango desfiado) que vai dar mais saciedade e fibras, mesmo sendo um biscoito integral, tem bastante sódio por porção e, se consumir mais quantidade do que o necessário para você que precisa ter um controle do sódio consumido, pode ser prejudicial.


Espero ter ajudado.
Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, esses alimentos não fazem mal para quem tem cálculos renais. Inclusive, o consumo de alimentos integrais é indicado dentro de uma alimentação saudável. No entanto, no caso de biscoitos integrais INDUSTRIALIZADOS, recomenda-se o consumo moderado tendo em vista que podem ser alimentos com excesso de gorduras, conservantes, açúcares e sódio.
Alguns alimentos e nutrientes devem ser consumidos com moderação a fim de evitar a formação de novos cálculos renais: sal, embutidos, alimentos ultraprocessados (industrializados), carne vermelha, bebidas alcoólicas e suplementos contendo vitamina C (suplementar vitamina C apenas quando houver indicação/orientação de nutricionista ou médico).
Espero ter ajudado e fico à disposição para qualquer outra dúvida!

Não há problemas, inclusive o consumo é indicado em quantidades moderadas para uma alimentação saudável, o ideal é excluir da dieta alimentos processados e ultra processados, tomar bastante água e fazer um acompanhamento médico e nutricional periodicamente.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Não faria mal. Os alimentos integrais contém mais fibras e seria indicado dentro de um dieta saudável, em quantidades moderadas. Opte por alimentos como frutas e verdura e folhosa para equilibra sua dieta. Fique atento a sua hidratação, mas se estiver em crise, tenha cuidado com a ingestão de água, pois pode piorar sintomas como náuseas e vômitos.
Macarrão integral e biscoito integral não fazem mal diretamente para quem tem pedra nos rins, mas é importante consumi-los com moderação. Esses alimentos contêm oxalato, uma substância que pode contribuir para a formação de pedras de oxalato de cálcio, o tipo mais comum de pedra nos rins. Se você tem propensão a esse tipo de pedra, é recomendável balancear o consumo de alimentos ricos em oxalato e garantir uma boa hidratação para ajudar a prevenir a formação de cálculos.

Especialistas

Carlos Petto

Carlos Petto

Urologista

Rio de Janeiro

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Carolina Mywa Tomita

Carolina Mywa Tomita

Nefrologista

Maringá

Hugo Tadeu Amaral

Hugo Tadeu Amaral

Nefrologista

São Carlos

Mayara Oliveira Freitag

Mayara Oliveira Freitag

Nefrologista

Apucarana

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1163 perguntas sobre Cálculos Renais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.