Luminal B Her2 negativo ki67 40%-50%, lesão >2cm. É necessário fazer o rastreamento molecular após a
2
respostas
É necessário fazer o rastreamento molecular após a mastectomia, para ver a necessidade da quimioterapia?
![Dr. Rodolfo Leal](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/81e2cf0f/81e2cf0f-e629-4dad-82b4-1469b5bed463_small_square.jpg)
Boa tarde! Em alguns casos, o médico Oncologista pode solicitar um teste genético (Oncotype / Mammaprint) que são exames realizados no tumor que indicam se a Quimioterapia traria benefício ou não, ajudando na definição de tratamento. Esses exames estão indicados para tumores chamados luminais, ou seja, que expressam receptores de hormônios femininos. Tumores diferentes, que hiperexpressam HER2 ou triplo negativos, como regra geral, são tratados com Quimioterapia. Converse com seu Oncologista para definir a melhor estratégia no seu caso. Um abraço!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?![](http://platform.docplanner.com/img/general/online-consultations/online-consultation.png?309033880)
![Dra. Mariana Ferreira](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/f71874/f7187411715afcbe3b46aa75cccc1bea_small_square.jpg)
Essa pergunta é muito interessante. Após a cirurgia, a depender das características do tumor presentes na biópsia, devemos solicitar teste molecular (Oncotype) para saber se há benefício do uso da quimioterapia. Esse teste é um divisor de águas pois permite selecionar precisamente qual paciente precisa realmente fazer a quimioterapia. Porém tal teste não é indicado para todos os tumores de mama. O Oncologista deve avaliar a necessidade da solicitação do teste.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.