Logo após a morte dos meu avós maternos. Comecei a ter pavor da morte dos meus pais, medo da minha m

27 respostas
Logo após a morte dos meu avós maternos. Comecei a ter pavor da morte dos meus pais, medo da minha mãe morrer e como seria depois, sem poder falar com ela, não ter o carinho dela e nunca mais poder ver ela, da mesma maneira meu pai. Mas em relação ao meu pai, sei que se intensificou pq ele passou 1 ano com soluços de duravam meses e sem explicação. E pelas noites que dormia com ele acordava pela manhã para ver se ele ainda respirava e não dormia de maneira nenhuma. E a cada situação no dia que envolve falar dos meus pais eu começo a sentir um aperto do peito, vontade de chorar e fico toda hora pensando em como seria horrível minha vida se isso acontecesse, em que momentos que eu mais iria sentir falta e da um vontade de ir correndo para os meus pais
Olá! Quando passamos pela experiência do luto podemos ser afetados de diferentes formas. Vivenciar o luto tende a ser muito desafiador. Desconheço a sua história de vida, mas cabe pensar que talvez você já sentisse ansiedade antes mesmo da perda de seus avós, o que faria com que perdas significativas acentuassem ainda mais o quadro ansioso. Às vezes, o processo de luto pode se complicar e agregar mais dificuldades. Angústia, preocupação, insegurança e medo costumam se intensificar diante do aumento da ansiedade. Sua vida, no momento, parece estar circunscrita ao medo da perda dos pais e a ansiedade está em níveis muito elevados. Sugiro que você procure ajuda psicológica para que um bom diagnóstico possa ser feito e você possa receber a ajuda necessária. Um forte abraço.

Você viveu um luto e talvez até ainda esteja vivendo. É preciso durante o processo psicoterapêutico fazer uma avaliação. Nesse momento você vive um transtorno de ansiedade importante que está tirando sua paz e atrapalhando sua qualidade de vida e até mesmo a convivência com seus pais que são tão importantes para você. Procure ajuda imediata. Caso você queira realizo atendimento online e presencial (não sei de onde você é). Trabalho a condição de luto e de ansiedade. São queixas que já vivi com pacientes e vivencio. Busque ajuda onde for melhor para você. Você sofre e gasta energia vital com essa condição que está vivendo. Abraço. Meu telefone e endereço está no doctoralia. Sua queixa é tratável. Louise Mustafá.
Perder um ente querido pode ser muito doloroso e reflexivo. Me parece que após o falecimento dos seus avós, a morte passou a ser um tema recorrente em seus pensamentos e provavelmente você está associando a perda que já aconteceu, a possíveis perdas de outros familiares. Acontece uma espécie de antecipação de um sofrimento que ainda não existe. A pessoa ansiosa, tende a enxergar o mundo com um funil, onde filtra as experiências do dia-a-dia as enxergando de maneira negativa ou disfuncional. O ideal nesse momento, seria trabalhar esses pensamentos e crenças sobre si e sobre este outro que ter cerca, entendendo o que é ou não realidade. O que for disfuncional, a partir de técnicas cognitivas, você será capaz de trabalhar pela reestruturação do pensamento/crenças, o que consequentemente, lhe dará alívio emocional. Já o que for real, é possível utilizar estratégias de enfrentamento mais funcionais para trabalhar os problemas atuais. Sugiro que procure um profissional que trabalhe com a Terapia Cognitivo-Comportamental, abordagem da Psicologia que atua com as crenças do sujeito, suas emoções e comportamentos associados. E, assim como a colega acima disse, sua queixa é tratável! Não se desespere! A vida é feita de ciclos e em alguns deles é importante pedir ajuda para lidar com as dificuldades que aparecem. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 170
Olá, a perda dos seus avós pode ter desencadeado um medo profundo e um sentimento de vulnerabilidade em relação à mortalidade dos seus pais. Isso é comum e pode ser uma resposta ao luto e ao estresse traumático. O fato de seu pai ter tido problemas de saúde, como os soluços persistentes, provavelmente exacerbou esses medos, fazendo com que você se preocupasse ainda mais com sua saúde e bem-estar.

O medo da perda de entes queridos pode se manifestar de várias formas, incluindo ansiedade, ataques de pânico, insônia e pensamentos intrusivos. Esses sintomas que você está descrevendo, como sentir aperto no peito, vontade de chorar e pensamentos recorrentes sobre a morte dos seus pais, são indicativos de que sua ansiedade está afetando seu bem-estar diário.

Falar com um psicólogo pode ajudar você a processar esses sentimentos. Considerar uma terapia focada no luto pode ser benéfico. Essa abordagem ajuda a entender e processar a perda dos seus avós e a lidar com o medo subsequente da perda de seus pais.

Caso os sintomas físicos (como o aperto no peito) sejam intensos, é recomendável uma consulta médica para descartar quaisquer causas físicas e, se necessário, receber medicação para a ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
É natural sentir medo e ansiedade em relação à perda dos nossos entes queridos, especialmente após experienciar a morte de outras pessoas próximas. A preocupação com a saúde dos seus pais e o medo de perdê-los é compreensível e reflete o amor e a ligação emocional que você tem com eles.

É importante lembrar que esses sentimentos são normais, mas é fundamental aprender a lidar com esses pensamentos de forma saudável. Uma maneira de lidar com esses medos é conversar abertamente com seus pais sobre seus sentimentos e preocupações. Além disso, buscar apoio psicológico pode ser muito útil para ajudá-lo a processar esses sentimentos e a fortalecer sua capacidade de lidar com a possibilidade de perda.

Lembre-se de que é importante cuidar de si mesmo e buscar maneiras de aliviar a ansiedade, como a prática de exercícios físicos, técnicas de relaxamento e cuidar da sua saúde mental. A terapia pode ser uma ferramenta eficaz para ajudá-lo a enfrentar esses medos e a lidar com o luto de maneira saudável. Estou aqui para te ajudar a superar esses desafios e a fortalecer sua capacidade de lidar com esses medos. Estou disponível para conversarmos mais sobre esses temas e encontrar estratégias para lidar com essa preocupação.
Boa tarde pra você! Sinto muito pelas suas perdas... Não deve estar sendo fácil processar tanto de uma vez. Me parece que, independente de quanto tempo passou desde o dia que seus avós partiram, não ter o controle sobre as circunstâncias em que outras perdas podem acontecer tornou-se especialmente angustiante pra você. Como psicóloga vejo que seria bem vinda ajuda para lidar não só com seu luto, mas também com a sensação de impotência diante da vida e principalmente com as tentadoras, mas exaustivas tentativas de controlar de tudo isso. Caso seja seu interesse, fico à disposição para receber você num primeiro atendimento e acompanhá-la(o) nesse processo!
Olá! Sugiro que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para seu luto, possibilitando também, avaliar o quanto para se proteger e amenizar a dor da perda esteja existindo uma antecipação do sofrimento que virá, viabilizando a partir das investigações elaborações para essas questões. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Você viveu um luto e talvez até ainda esteja vivendo. Nesse momento você vive um transtorno de ansiedade importante que está tirando sua paz e atrapalhando sua qualidade de vida e até mesmo a convivência com seus pais que são tão importantes para você. Procure ajuda, quando a boca cala, o corpo fala.
Olá,

Sinto muito por saber sobre a perda dos seus avós e o impacto que isso tem causado em sua vida. É completamente natural sentir medo e ansiedade sobre a morte dos seus pais após uma experiência tão dolorosa. Esses sentimentos podem ser avassaladores e podem dificultar o seu dia a dia.

A psicoterapia pode ser um espaço seguro para você explorar e entender melhor esses medos. Um psicólogo(a) pode ajudar você a encontrar maneiras de lidar com a ansiedade e o sofrimento, permitindo que você viva de forma mais tranquila e equilibrada. Sugiro considerar começar a psicoterapia para obter o apoio necessário nesse momento difícil.

Lembre-se de que procurar ajuda é um ato de coragem e um passo importante para o seu bem-estar. Estou torcendo para que você encontre o apoio e a paz que precisa.

Abraço.
Boa noite. A experiência do luto por ser muito avassaladora mesmo e traumática, podendo de fato gerar gatilhos e um estresse pós-traumático. O ideal era você procurar uma ajuda profissional terapêutica para processar melhor esse luto, bem como os gatilhos que ele vem gerando sobre seus pais :)
Olá! Tudo bem? Que tudo esteja bem! Compreendo que você esteja passando por um momento difícil, meus sentimentos, e é normal sentir-se assim diante da perda dos avós e do medo constante de perder seus pais. Essas emoções são muito desafiadoras e impactam profundamente o seu bem-estar.
O pavor que você descreveu especialmente após a experiência com seu pai e os soluços inexplicáveis, é uma resposta natural a esses eventos estressantes. O fato de você acordar à noite para verificar se ele ainda respirava demonstra o quanto essa situação abalou sua segurança emocional e a preocupação com ele.
Sentir um aperto no peito, vontade de chorar e pensamentos constantes sobre a possibilidade de perder seus pais são sinais de emoções intensas. Esses sentimentos mostram o quanto você valoriza e depende emocionalmente dos seus pais, o que é natural, mas é importante encontrar maneiras de lidar com essa ansiedade para que ela não prejudique sua qualidade de vida.
Procurar ajuda profissional pode ser extremamente benéfico para você. A terapia oferece um espaço seguro para explorar esses sentimentos, entender suas origens e desenvolver estratégias eficazes para lidar com eles. Além disso, um psicólogo pode ajudar a identificar os gatilhos de emoções e trabalhar com você para construir uma sensação de segurança e tranquilidade.
Estou aqui para lhe apoiar nesse processo. Me mande uma mensagem para agendar uma consulta. Vamos trabalhar juntos para entender melhor seus sentimentos e encontrar formas de viver de maneira mais leve e equilibrada.
Conte comigo! As perdas, muitas vezes, desestabilizam, posso lhe ajudar de modo personalizado e individualizado a se reequilibrar. Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços,
Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Cuidar do medo e do sofrimento com apoio profissional pode te ajudar neste processo. Procure um psicólogo para cuidar da elaboração do luto e dos impactos dele nas suas outras relações. Permita-se!
De forma mais concisa, até por desconhecer sua história, gostaria de inicialmente sugerir que você procure, além de ajuda psicológica, também seus amigos ou familiares que você tenha afinidade e confiança para compartilhar sua angústia.

Seja paciente e compreensivo(a) com você mesmo(a), pois o luto é um processo e como todo processo emocional, necessita de tempo e sinceridade com os próprios sentimentos.

O que você está experimentando agora em relação aos seus pais é uma ansiedade antecipatória e acredito fortemente que o melhor a fazer no momento é buscar ajuda para lidar melhor com seus sentimentos e todas as emoções envolvidas.

Conte comigo, caso entenda que poderei ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 189
Os sentimentos que você descreve são compreensíveis e comuns após a perda de entes queridos. A morte dos avós pode acionar medos profundos em relação à mortalidade dos pais, especialmente se você teve uma relação próxima com seus avós. Esses medos podem se intensificar com qualquer sinal de fragilidade ou doença nos pais, como o caso dos soluços persistentes do seu pai. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar você a lidar com esses sentimentos: 1. Falar sobre seus sentimentos: Conversar com seus pais ou com amigos e familiares de confiança pode ajudar a aliviar a ansiedade. Compartilhar seus medos pode fazer com que eles pareçam menos avassaladores. 2. Terapia: Um terapeuta pode oferecer um espaço seguro para explorar esses medos e desenvolver estratégias de enfrentamento. Terapias como a cognitivo-comportamental (TCC) são eficazes para tratar a ansiedade.
3 Atividades de autocuidado: Exercício físico, alimentação saudável e atividades que você gosta podem ajudar a melhorar seu bem-estar geral e reduzir a ansiedade.
4 Tentar aceitar que a incerteza faz parte da vida pode ser difícil, mas pode aliviar um pouco a pressão. Concentre-se em criar memórias positivas com seus pais enquanto você tem a oportunidade.
Se esses sentimentos continuarem a interferir significativamente na sua vida, procurar ajuda profissional é um passo importante. Lembre-se, não há problema em precisar de apoio para enfrentar esses medos. Espero ter ajudado, abraços
Pelo relato, você desenvolveu um transtorno de ansiedade devido à perda dos seus avós. A experiência de perder pessoas tão queridas nos leva a refletir sobre a nossa existência e a dos demais que estão ao nosso redor, isso é comum. No entanto, a questão é que você está focando apenas em uma perspectiva e desconsiderando uma série de fatores e crenças que poderiam te confortar e ajudar a seguir em frente. Um possível acontecimento não é um acontecimento presente. Focar no presente e nas inúmeras possibilidades positivas de vida com seus pais irá confortá-lo. A psicoterapia é um bom caminho para entender melhor outras perspectivas e perceber que viver o agora é mais valioso do que se prender a uma possibilidade do futuro.
Sinto muito que esteja passando por isso. Perder entes queridos, como seus avós, é uma experiência dolorosa, e é compreensível que isso tenha despertado um medo maior da perda dos seus pais. É importante lembrar que seus sentimentos são válidos e que não há uma maneira "certa" ou "errada" de sentir ou de lidar com o luto. O medo da perda é uma reação natural quando enfrentamos a fragilidade da vida. Parece que essa situação trouxe à tona um alerta constante em você, que se manifesta através da angústia e do medo de perder seus pais. Busque cuidar de si, compartilhe seus sentimentos: fale com alguém de confiança ou um terapeuta. Considere essa ajuda profissional, a terapia pode ser um espaço para elaborar essas emoções!!
E também não deixe de aproveitar o tempo com seus pais, crie suas memórias positivas.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 165
Olá, sinto muito pelo que está passando.
Pela sua descrição vejo que é importante você elaborar o luto dos seus avós, pois está desencadeando essa ansiedade em relação aos seus pais. Se deparar com a finitude pode ser muito pesado pra alguém passar sozinho. Procure uma profissional da psicologia clínica que lhe inspire confiança para elaborar essas emoções e experiências.
Sentir medo da morte dos pais, especialmente após a perda dos avós e preocupações com a saúde do pai, pode ser extremamente angustiante. Um psicólogo pode lhe ajudar de várias maneiras. Primeiro, ele pode validar seus sentimentos, criando um espaço de fala e de escuta, além de elucidar sobre as dinâmicas e processos do luto. Além disso, será possível trabalhar questões mais profundas e inconscientes, as quais poder estar atreladas a seus conflitos internos e formas de manifestação de sofrimento.
Olá,
Primeiramente, meus pêsames pela perda dos seus avós. Mesmo sabendo que a vida é finita, nunca estamos realmente preparados para o seu fim.
Pelo que você relatou, parece que desenvolveu ansiedade antecipatória devido ao trauma do luto. Isso é uma forma de ansiedade que ocorre antes de eventos estressantes, e pode estar causando esses pensamentos e comportamentos disfuncionais.
Se precisar de ajuda, estou aqui!
Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
A morte é um tema sensível pois nos atenta para o fato de que somos finitos. É perfeitamente natural se sentir angustiado frente a morte de pessoas queridas ou da sua própria, é muito importante, porém, avaliar os prejuízos que estão causando no seu dia-a-dia. Não é disfuncional pensar em morte, é, na verdade, um tema importantíssimo pois trata-se de um processo natural de todo ser vivo.
Em terapia você poderá conversar com um profissional que acolha esses sentimentos e te dê oportunidade de elaborá-los.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
O medo de perder pessoas próximas, especialmente após a experiência de luto, como no caso da perda de seus avós, pode realmente intensificar preocupações e medos relacionados à morte e à perda de outras pessoas importantes em nossa vida. O que você está vivenciando, essa ansiedade e medo intensos em relação à possibilidade de perder seus pais, é uma reação compreensível e mais comum do que você pode imaginar.

O fato de você ter vivido de perto a condição de saúde prolongada de seu pai, como os soluços crônicos, e as noites em vigilância, provavelmente intensificou sua ansiedade. Estar em um estado constante de alerta e preocupação pode levar a um estresse significativo, que, se não for tratado, pode afetar sua saúde mental e qualidade de vida.

Para lidar com esses sentimentos, aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:

Conversa Aberta: Falar sobre seus medos com alguém de confiança pode ser muito terapêutico. Isso pode incluir amigos, familiares, ou um profissional de saúde mental. Expressar o que você sente pode ajudar a aliviar a carga emocional e oferecer novas perspectivas ou formas de lidar com a situação.

Mindfulness e Técnicas de Relaxamento: Práticas como meditação, mindfulness (atenção plena), e técnicas de respiração podem ajudar a gerenciar a ansiedade. Essas práticas ajudam a centrar seus pensamentos no presente e reduzir a preocupação excessiva com o futuro.

Terapia: Considerar terapia com um psicólogo ou outro profissional de saúde mental pode ser extremamente benéfico. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar seus medos e aprender estratégias eficazes para lidar com a ansiedade.

Manter Rotinas Saudáveis: Manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercícios regulares, e sono adequado, pode melhorar seu estado geral de saúde e ajudar a gerenciar o estresse.

Educação Sobre o Luto e a Perda: Às vezes, entender o processo de luto e conhecer as diferentes maneiras que as pessoas lidam com a perda pode prepará-lo melhor para enfrentar esses medos.

É importante lembrar que o medo da perda é uma parte natural da condição humana, mas não precisa dominar sua vida. Buscar ajuda e aprender a lidar com esses sentimentos pode permitir que você aprecie mais o presente e os momentos preciosos com seus entes queridos.
Olá, meus sentimentos pela perda dos seus avós. O processo do luto é um processo difícil de se passar, e acredito que ele apenas irá mudar ao longo do tempo, pois sempre teremos sentimentos em relação às nossas relações que se foram. Assim, acredito que esteja no padrão de normalidade não querer perder os seus pais, demonstrando até um grande amor e carinho por eles. Porém, acredito também que é necessário um acompanhamento psicológico quando esses pensamentos causam uma angústia difícil de lidar. Por isso, é importante dar espaço para esse sentimentos, para que possam ser elaborados no seu tempo! Estou a disposição!
O medo de perder entes queridos, especialmente os pais, é comum e também é comum que esse medo se intensifique no luto, principalmente com a experiência com a doença prolongada do seu pai. É muito importante estabelecer ou fortalecer sua rede de apoio nesse momento. Falar sobre os seus medos e ansiedades, com eles e com um profissional, pode te ajudar muito. É muito difícil lidar com a finitude, principalmente numa sociedade em que a morte é um tabu tão grande, mas conversar sobre isso com um profissional que pode te ajudar a chegar nas profundidades desse medo pode te ajudar a diminuí-lo ou a aprender a lidar com ele de uma forma mais saudável. Me mantenho a disposição caso queira conversar mais sobre isso.
Olá, bom dia
Ja pensou em fazer psicoterapia? Iria lhe ajudar muito sobre o apego com seus pais
Olá! Fico feliz que já tenha recebido tantos feedacks por aqui. Mesmo assim te ofereço mais esse: É completamente compreensível que você esteja sentindo medo da morte dos seus pais, especialmente após a perda dos seus avós e os problemas de saúde recentes do seu pai. E saiba que é natural sentirmos ansiedade e angústia com a ideia de perder quem amamos e com a incerteza do futuro.
O luto pelos seus avós e a preocupação com a saúde do seu pai podem ter despertado sentimentos dolorosos e o medo da perda se intensificou, levando a crises de ansiedade e a necessidade de ter certeza de que eles estão bem.
Algumas sugestões que podem te ajudar:
Converse com alguém de sua confiança: Compartilhar seus sentimentos com amigos, familiares ou um profissional da saúde mental pode te ajudar a lidar com a angústia e encontrar formas de lidar com a situação.
Terapia: Um psicólogo pode te ajudar a entender e lidar com suas emoções, desenvolver mecanismos de enfrentamento para a ansiedade e te guiar no processo de luto pelos seus avós.
Fortalecer os laços familiares: Buscar momentos de qualidade com seus pais, expressando seu amor e gratidão por tê-los em sua vida pode te trazer conforto e fortalecer os laços familiares.
Cuidar de si mesma: Dedique tempo para atividades que te façam bem, como exercícios físicos, hobbies, meditação ou qualquer outra prática que te ajude a relaxar e cuidar da sua saúde mental.
Lembre-se que buscar ajuda profissional é um ato de coragem e pode fazer toda a diferença na sua vida.
Olá, como você está? Meus sentimentos! Veja como cada um da sua família apresenta uma resposta ao luto. Muitas vezes este processo de luto pode durar mais tempo para um do que para outro e no seu caso desencadeou num medo excessivo, podendo se transformar em algum transtorno caso você não faça o acompanhamento com um terapeuta. Siga as dicas dos colegas para cuidar de si mesma e caso queira conversar, te convido a olhar minha agenda para caminharmos juntas no seu processo de cura. Forte abraço!
A perda dos avós pode ter desencadeado uma ansiedade maior em relação à morte, especialmente dos seus pais. Esse tipo de ansiedade é comum e pode ser intensificada por experiências passadas, como a saúde do seu pai. A TCC pode ajudar a trabalhar esses medos, permitindo que você enfrente essas preocupações de forma mais equilibrada.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270