Lítio pode ser utilizado na Gravidez? Posso substituir ele por um fitoterapico?

3 respostas
Lítio pode ser utilizado na Gravidez?
Posso substituir ele por um fitoterapico?
Olá! Não são todas as mulheres que podem abrir mão da medicação, por isso, ela deve ser controlada e ajustada pelo médico conforme as necessidades da paciente. O tratamento pode continuar com outros estabilizadores com doses mais baixas receitados pelo médico, e caso a paciente perceba qualquer alteração de comportamento nesse período, ela deve comunicar o ocorrido imediatamente ao seu médico e ao psicólogo que a acompanha. Um planejamento individualizado da gestante durante esse momento, diminuirá os riscos tanto para a mãe quanto para o bebê, durante a gravidez e amamentação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O litio pode ser usado na gravidez sim. O que preocupa um pouco com relação ao litio é que ele pode aumentar o risco de um tipo de mal-formação cardíaca; porém o aumento é mais ou menos o seguinte, se numa mulher que não tomou o litio o risco dessa má-formação é extremamente raro, na mulher que tomou ele é raro (aumentou um pouco a chance, mas mesmo assim, é raro que aconteça). O lítio só não é recomendado na amamentação, e isso tem que ser colocado na balança. Porém, existem pessoas que só conseguiram melhorar com o litio, que diga-se de passagem, é uma excelente medicação! Algumas já estão com ele ha bastante tempo e toda vez que suspenderam pioraram bastante. Outras pessoas já tiveram episódios de humor bem graves e melhoraram com litio. É importante lembrar que a gestação é um periodo de bastante stress, mesmo que tenha sido planejada e stress favorece recaídas. Por isso, procure o psiquiatra que lhe acompanha, juntos voces decidirao pela melhor medicacao.
Pode usar na gravidez. O risco de interromper é mais alto que o risco ao feto. Naturalmente, essa prescrição é feita pelo psiquiatra e endossada pelo obstetra.
Não há um fitoterápico que substitua o lítio.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.