Lítio pode ser utilizado na Gravidez? Posso substituir ele por um fitoterapico?
3
respostas
Lítio pode ser utilizado na Gravidez?
Posso substituir ele por um fitoterapico?
Posso substituir ele por um fitoterapico?
Olá! Não são todas as mulheres que podem abrir mão da medicação, por isso, ela deve ser controlada e ajustada pelo médico conforme as necessidades da paciente. O tratamento pode continuar com outros estabilizadores com doses mais baixas receitados pelo médico, e caso a paciente perceba qualquer alteração de comportamento nesse período, ela deve comunicar o ocorrido imediatamente ao seu médico e ao psicólogo que a acompanha. Um planejamento individualizado da gestante durante esse momento, diminuirá os riscos tanto para a mãe quanto para o bebê, durante a gravidez e amamentação.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O litio pode ser usado na gravidez sim. O que preocupa um pouco com relação ao litio é que ele pode aumentar o risco de um tipo de mal-formação cardíaca; porém o aumento é mais ou menos o seguinte, se numa mulher que não tomou o litio o risco dessa má-formação é extremamente raro, na mulher que tomou ele é raro (aumentou um pouco a chance, mas mesmo assim, é raro que aconteça). O lítio só não é recomendado na amamentação, e isso tem que ser colocado na balança. Porém, existem pessoas que só conseguiram melhorar com o litio, que diga-se de passagem, é uma excelente medicação! Algumas já estão com ele ha bastante tempo e toda vez que suspenderam pioraram bastante. Outras pessoas já tiveram episódios de humor bem graves e melhoraram com litio. É importante lembrar que a gestação é um periodo de bastante stress, mesmo que tenha sido planejada e stress favorece recaídas. Por isso, procure o psiquiatra que lhe acompanha, juntos voces decidirao pela melhor medicacao.
Pode usar na gravidez. O risco de interromper é mais alto que o risco ao feto. Naturalmente, essa prescrição é feita pelo psiquiatra e endossada pelo obstetra.
Não há um fitoterápico que substitua o lítio.
Não há um fitoterápico que substitua o lítio.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo bipolaridade devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.