Lítio é eficaz pra quem tem casos de depressão com várias recaídas?

4 respostas
Lítio é eficaz pra quem tem casos de depressão com várias recaídas?
Lítio é um excelente estabilizador de humor no tratamento do transtorno afetivo bipolar e também pode ser utilizado com excelentes resultados como potencializadores de antidepressivos. No caso de depressão com várias recaídas constitui uma boa alternativa terapêutica. Mas uma das alternativas terapêuticas importantes além da psicofarmacoterapia é a psicoterapia e dentre os tipos de Psicoterapia, a Interpessoal é a que possui ultimamente maiores evidências científicas de desfechos positivos em casos de transtornos depressivos.

Sim...o lítio é um medicamento comprovadamente eficaz na prevenção de uma doença psíquica recorrente, caracterizada pela repetição de crises depressivas com grande sofrimento e risco, e de crises eufóricas, que podem ser seriamente comprometedoras. É uma ferramenta terapêutica de 1ª linha quando bem utilizada.Certos testes laboratoriais são necessários antes de começar o uso do lítio.O tipo e o número de testes variam em função da situação clínica do paciente e da preferência do médico responsável, sendo a avaliação da função renal essencial, pois o mesmo pode causar alterações ao funcionamento dos rins e durante o uso da medicação é interessante que se faça um controle do nível de lítio para ter certeza que o mesmo se encontra num nível seguro e eficaz.
Os problemas da vida relacionados com a perturbação bipolar não devem contar somente com a medicação mas com a ajuda de uma psicoterapia, independente da abordagem adotada, ela é essencial nesse processo!!!
Abraços!
Lítio tem função estabilizadora do humor e portanto ajuda a evitar recaídas, mas também tem outros potenciais benefícios: potencializar e acelerar tratamentos antidepressivos, reduzir agressividade e taxa suicida, e é a medicação com maior redução da possibilidade de internação psiquiátrica. Mesmo assim, nem todos responderão a ele como desejado
Sim. Para depressão no transtorno bipolar é uma ótima medicação. Juntamente com medicação antidepressiva na depressão unipolar também funciona muito bem.