Lítio é eficaz pra quem tem casos de depressão com várias recaídas?

4 respostas
Lítio é eficaz pra quem tem casos de depressão com várias recaídas?
Lítio é um excelente estabilizador de humor no tratamento do transtorno afetivo bipolar e também pode ser utilizado com excelentes resultados como potencializadores de antidepressivos. No caso de depressão com várias recaídas constitui uma boa alternativa terapêutica. Mas uma das alternativas terapêuticas importantes além da psicofarmacoterapia é a psicoterapia e dentre os tipos de Psicoterapia, a Interpessoal é a que possui ultimamente maiores evidências científicas de desfechos positivos em casos de transtornos depressivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim...o lítio é um medicamento comprovadamente eficaz na prevenção de uma doença psíquica recorrente, caracterizada pela repetição de crises depressivas com grande sofrimento e risco, e de crises eufóricas, que podem ser seriamente comprometedoras. É uma ferramenta terapêutica de 1ª linha quando bem utilizada.Certos testes laboratoriais são necessários antes de começar o uso do lítio.O tipo e o número de testes variam em função da situação clínica do paciente e da preferência do médico responsável, sendo a avaliação da função renal essencial, pois o mesmo pode causar alterações ao funcionamento dos rins e durante o uso da medicação é interessante que se faça um controle do nível de lítio para ter certeza que o mesmo se encontra num nível seguro e eficaz.
Os problemas da vida relacionados com a perturbação bipolar não devem contar somente com a medicação mas com a ajuda de uma psicoterapia, independente da abordagem adotada, ela é essencial nesse processo!!!
Abraços!
Lítio tem função estabilizadora do humor e portanto ajuda a evitar recaídas, mas também tem outros potenciais benefícios: potencializar e acelerar tratamentos antidepressivos, reduzir agressividade e taxa suicida, e é a medicação com maior redução da possibilidade de internação psiquiátrica. Mesmo assim, nem todos responderão a ele como desejado
Sim. Para depressão no transtorno bipolar é uma ótima medicação. Juntamente com medicação antidepressiva na depressão unipolar também funciona muito bem.

Especialistas

Marlon Willfried Fritze Soares

Marlon Willfried Fritze Soares

Psiquiatra

Joinville

Camilla Casarin Francisco

Camilla Casarin Francisco

Psiquiatra

Umuarama

Caroline Zurawski Sisto

Caroline Zurawski Sisto

Psicólogo

Porto Alegre

Viviane Nóbrega

Viviane Nóbrega

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 944 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.