Lítio causa impotencia sexual e libido baixa e ausência de orgasmo e infertilidade no homem? Lítio c

2 respostas
Lítio causa impotencia sexual e libido baixa e ausência de orgasmo e infertilidade no homem? Lítio causa aumento de peso? Causa sonolência?
O lítio não costuma causar dificuldades de ereção (se é isto o que está chamando de "impotência"). Em geral, não causa anorgasmia nem diminuição da libido, habitualmente e não causa infertilidade masculina (há relatos de alterações no esperma, porém não há nada comprovado no sentido de infertilidade). Pode haver aumento de peso, em algumas pessoas, porém ele pode ser impedido através de dieta adequada e, quando possível, exercícios físicos. Não costuma causar sonolência, de modo geral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O lítio é um medicamento estabilizador do humor que é usado para tratar transtornos do humor, como transtorno bipolar. Como com qualquer medicamento, pode haver efeitos colaterais.

No que se refere à sexualidade masculina, o lítio pode causar alguns efeitos colaterais, como diminuição da libido e impotência sexual. Alguns homens também relataram dificuldade em atingir o orgasmo. No entanto, nem todos os homens experimentam esses efeitos colaterais e a gravidade dos efeitos pode variar de pessoa para pessoa.

Quanto à fertilidade masculina, há algumas evidências de que o lítio pode afetar a contagem de espermatozoides e a mobilidade dos espermatozoides em alguns homens. No entanto, a pesquisa sobre isso é limitada e os efeitos parecem ser reversíveis após a interrupção do uso do lítio.

O lítio também pode causar ganho de peso em algumas pessoas, embora a gravidade do efeito possa variar. A sonolência também é um efeito colateral comum do lítio. É importante que você informe o seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais que esteja experimentando, para que ele possa ajustar a dosagem ou recomendar um medicamento alternativo, se necessário.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.